sexta-feira, novembro 27, 2009

Álbuns imprevisíveis e difíceis de obter (XV) - O Crime de Arronches





As cinco páginas iniciais do álbum, que situam o local de acção e apresenta várias personagens que vão interferir no enredo criado por Henrique Lopes de Mendonça e ilustrado por Eugénio Silva
Em cima: Henrique Lopes de Mendonça
Em baixo: Eugénio Silva

Felizmente que a edição de banda desenhada não se confina às editoras profissionais, como mais uma vez se verifica com o surgimento do álbum O Crime de Arronches, editado pela Câmara Municipal de, obviamente, Arronches.

Eugénio Silva, o autor das imagens sequenciais é já um veterano. A sua obra na BD é assinalável e, para relembrar os bedéfilos mais antigos, assim como dar a conhecer aos mais novos, bastará citar dois títulos, "Eusébio, Pantera Negra" e "Inês de Castro".

Desta vez, o excelente ilustrador transpôs para a BD uma obra de origem teatral, da autoria de Henrique Lopes de Mendonça, que assim funcionará como argumentista, enquanto que o guião foi da responsabilidade de Eugénio Silva.

A acção passa-se na primeira metade do século XVI, e gira em torno de um tema passional, tendo como intérpretes fulcrais três personagens: Gaspar Palhoça, rendeiro do alcaide de Arronches, Gomes Tição, criado do Bispo da Guarda, e a encantadora Margarida do Telheiro, alegre provocadora de amores e ciúmes.

Uma eficiente adaptação em 28 pranchas a cores, editada em álbum com dois tipos de encadernação: brochado, mais vulgarmente designado por "capa mole", e cartonado, também conhecido por capa dura.

Indubitavelmente, trata-se de peça com interesse artístico, mas algo difícil de obter, visto ter sido editada por uma entidade oficial que não chegará aos escaparates das livrarias habituais.
................................................................
O Crime de Arronches
Adaptação em BD da obra de Henrique Lopes de Mendonça.
Autor da adaptação literária, desenhos, legendagem e colorização: Eugénio Silva
Edição: Câmara Municipal de Arronches
Tiragem: 1ª edição, 5000 exemplares
Julho de 2008
Edição em dois tipos de encadernação: brochado e cartonado
.....................................................................

Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores relacionadas com este tema "Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter" poderão fazê-lo clicando no item indicado em rodapé 

Sem comentários: