quinta-feira, julho 22, 2010

Violência/Tortura na BD (V) - Autores: Manara e Jodorowsky

Desculpem a recomendação desnecessária: há que clicar sobre a imagem para a ampliar





Bórgia. O Poder e o Incesto, assim se intitula o 2º volume da obra em banda desenhada dedicada à família Bórgia. Enquanto que o tomo inicial se centrava no próprio Rodrigo Bórgia, eleito Papa sob o nome de Alexandre VI, a presente continuação elege Lucrécia Bórgia como personagem principal, tanto no incesto com o irmão, que o próprio pai incentiva, como no seu casamento de conveniência com um homossexual.
Mas Alexandre VI não passa despercebido nesta trama. Servindo-se de um pobre labrego, o Papa arranja forma de provar que só ele pode ser o guardião da segurança do povo. Vejamos como:
Mauro, o tal labrego, simplório e crédulo, acredita na promessa do Papa ("juro-te pelas chagas de Nosso Senhor") em como não terá qualquer problema em assumir-se - apesar de inocente - como autor do assassinato da família Bertoli (pai, mãe e dois filhos), honestos e respeitados artífices de imagens religiosas.
Mauro acaba por ser torturado impiedosamente, começando por lhe ser cortada a língua logo a seguir ao momento em que, atónito, interpelava o Papa, a recordar-lhe a jura que ele lhe fizera.
É a terrível sequência de tortura. desde o corte da língua até ao completo desmembramento do corpo do supliciado, e o que resta a ser devorado por cães esfomeados, que demonstra o virtuosismo do extraordinário ilustrador Milo Manara, a executar uma impressionante trama realista, arquitectada pelo fecundo argumentista Alejandro Jodorowsky.

in Bórgia - Tomo 2: O Poder e o Incesto - Edições ASA - Março 2010
----------------------------------------------
Os interessados em visionar postagens anteriores deste tema, poderão fazê-lo com facilidade, bastando-lhes para isso clicarem no item "Violência e Tortura na BD" visível no rodapé

3 comentários:

Anónimo disse...

Réééééé! Gaaaanda tusa! Tanto sadomaso estremo! Viva o manara, sempre à tona com fantasias eroticas! Bem que eu queria gozar asssim com a minha Dona, mas o máximo que ela me faz é sovar-me com fios elétricos!
Xico Xperto

gambuzine disse...

e os gajos näo se despem ? com tanto para mostar...

.I. disse...

Ah, um bom desmembramento... ahhh!