quarta-feira, dezembro 08, 2010

Improvisos na toalha de mesa (II)








Desenhar, desenhar, desenhar... Caras, personagens soltas, caricaturas, tudo o que vem à imaginação de um ilustrador quando está à mesa, enquanto espera pela comidinha (até mesmo entre o prato principal e a sobremesa, a sério :-)
E banda desenhada, também? Bom, isso fica para fazer em casa, no ateliê, no estúdio - "Lisbon Studio", é um exemplo concreto - porque é trabalho que exige mais tempo, maior elaboração, um argumento, uma ideia...
Os recortes que hoje afixo são uma pequena amostra do acervo que integra a minha colecção. Dos sete recortes acima visionáveis, os autores (os que reconheço) são os seguintes, de cima para baixo:
.
1) Pepedelrey (o dono da editora independente ELPepe)- Esta ilustração está feita em formato maior do que um A3! A redução tira-lhe beleza...
2) Falcato - Improvisos feitos no jantar de Natal da Tertúlia BD de Lisboa (7 Dez. 2010) em cujo restaurante as toalhas de mesa são de cor creme, que aqui passam a ter uma tonalidade rosada.
3) Pepedelrey
4) Pedro Alves (tb conhecido por Toonman) Não se espantem com o facto de estes improvisos estarem coloridos, à maneira! É que o Pedro quando vai à tertúlia, já vai armado com a sua caneta que tem um depósito de água (novidade para mim!) e uma caixinha de aguarelas... Pro é assim que funciona, até mesmo a improvisar no jantar de uma tertúlia, ele não brinca... Aprendam!
5) Pedro Alves - A maior parte das vezes os meus amigos ilustradores enchem a toalha de improvisos, só que muitas vezes os desenhos ficam encavalitados uns nos outros, outras vezes têm tantas nódoas (bleurrgh) que não dá para recortar...
6) (não tem qualquer rabisco como assinatura, também não me lembro quem fez nem reconheço o estilo do autor que desenha tipo mangá)
7) pf (não sei quem assina assim, deve ser algum novo, e confesso que não me lembro de quem fez esta cara, já foi há bastante tempo, e cometi a falha de não identificar o/a autor/a
--------------------------------------------------
Recorro aos meus amigos ilustradores autores de BD, participantes na minha tertúlia: há alguém que consiga identificar os/as autores/as dos desenhos nºs 6 e 7?
.
Comentários de visitantes, afixadas aqui "a posteriori"
-------------.
Resposta à línea 7 - Comentário de Ricardo Baptista: "Pode ser tolice, mas o último desenho faz-me lembrar o estilo de José Carlos Fernandes"
.
Resposta à alínea 6 - Toonman comenta: "Então se é estilo mangá, é do Hugo Teixeira, tá visto!"
.
Resposta à alínea 6 - Por sua vez, Hugo Teixeira contra-comenta: "Ora ora, seria do Osamu Tezuka, não? Nessa altura fiz um melhor que esse, onde foi parar?
.
Resposta à alínea 7 - Responde Pepe (Pepedelrey): "O desenho é da Patrícia Furtado autora do 'Quinto dos Infernos' e da 'Caderneta de Cromos' (Nuno Markl). É membro do The Lisbon Studio."
----------------------------------------

Quem tiver interesse em ver a postagem anterior deste mesmo tema poderá fazê-lo, clicando no item "Etiquetas para esta mensagem) que se vê em rodapé

8 comentários:

Ricardo Baptista disse...

Pode ser tolice mas o último desenho faz-me lembrar o estilo do José Carlos Fernandes.

Geraldes Lino disse...

Ricardo Baptista: agradeço a sua tentativa de me ajudar a descobrir quem fez o desenho mas lamento dizer-lhe que essa hipótese está totalmente fora de questão.
Isto porque o José Carlos Fernandes nunca participou na Tertúlia BD de Lisboa.
Porquê?
Ponto 1 - Por um lado, porque sempre viveu no Algarve, em Loulé (de há uns anos a esta parte vive perto da aldeia de Querença), longe de Lisboa;
Ponto 2 - Na tertúlia participam habitualmente uma média de 40 pessoas. E ele diz que não gosta de estar em foco perante muita gente.
Já lhe fiz a seguinte observação:
"mas tu vais ao Festival BD da Amadora dar autógrafos".
E ele respondeu-me: mas isso tem de ser, é uma obrigação perante quem edita os meus álbuns...
Portanto, como já lhe disse, ele é o cromo mais difícil no que se refere a participar na TBDL, e já desisti de o ter lá como Convidado Especial.
Saudações bedéfilas.

Pepe disse...

Ailô Linus :))))
Só agora em que vim ao teu blog e vi este post.
O desenho assinado como PF não é de nenhum gajo, é da Patrícia Furtado.
Autora do Quinto dos infernos, da Caderneta de cromos (Nuno Markl) ilustras diversas em outros livros e revista e jornais.
É membro do The Lisbon Studio.
Inté
Abração

Toonman disse...

ai, home!
então se é estilo mangá, é do Hugo Teixeira, tá visto!

Ricardo Baptista disse...

Não me importo nada de ser corrigido e aprender alguma coisa.

Saudações

Unknown disse...

Ora ora seria do Osamu Tezuka não?

Nessa altura fiz um melhor que esse, onde foi parar?

Manu disse...

Que qualidade de toalhas de mesa, imaculadas, sem terem suportado uma refeição prévia. Uma bela tela para os artistas se exprimirem!

Geraldes Lino disse...

Não, Manu, os bocados de toalhas que constituem estes recortes não estão nada imaculados (imaculada só aquela senhora que, diz a tradição, era virgem apesar de ter tido um filho :-), estão mas é com nódoas... mas as de gordura não se notam (felizmente) após serem "scaneadas"...
Abraço e grato pela visita.