sexta-feira, maio 13, 2011

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXXVII)



Fui surpreendido por um sms do meu amigo Pedro Cleto, crítico de BD, bloguista e jornalista freelancer a colaborar com o Jornal de Notícias, em que me chamava a atenção para uma tira de banda desenhada que começara a ser publicada naquele diário nortenho a partir do dia 9 (uma 2ª feira) do corrente mês.

Foi com satisfação que vi a banda desenhada intitulada Café Central, constituída por tiras diárias (de 2ª a 6ª feira) a cores. Neste momento é a única bd do género que existe, em quadricromia, de origem portuguesa. A autoria é creditada a uma empresa HOP!, mas na ficha técnica do programa homónimo, que passa diariamente na RTP2 entre as 00h10 e 00h30, lêem-se os nomes dos desenhadores Rui Ricardo e Pedro Mota Teixeira, também responsáveis pelos desenhos animados que se vêem nesse programa de televisão, e que dão à tira de BD, sob argumento/guião de um trio de argumentistas/guionistas, José Pina, Filipe Homem Fonseca e Alexandre Romão.
No que concerne à tira reproduzida no jornal, parece ser da autoria exclusiva de Rui Ricardo, por me fazer lembrar a que ele fez durante anos (em equipa com o "Esgar Acelerado) no antigo semanário Blitz (posteriormente transformado em revista), mas aparece também o nome de Pedro Mota Teixeira, provavelmente a complementar o trabalho na parte do desenho animado.
Aliás, há diferenças notórias entre a parte cinematográfica e a banda desenhada, no que se refere a personagens. Na BD ainda não disse nada Zeca, o dorminhoco.



-------------------------------------------------------
Como calculo que não seja fácil ler as legendas, mesmo aumentando-as duas vezes, com clic em cima e depois outro clic com o cursos em forma de lente, vou reproduzi-las textualmente (lendo as tiras pela ordem cronológica em retrocesso, de cima para baixo):
...............................
5ª tira (13 Maio)
1ª vinheta: (No balão de fala do taxista benfiquista lê-se a frase): "Incrível! Um futuro ministro das finanças a falar na TV de pentelhos."
2ª vinheta (fala da personagem feminina): "Por acaso faço depilação brasileira."; (em seguida, fala o jovem de óculos que usa pera) - "Isso é o que ele quer fazer aos portugueses."


3ª vinheta (fala do dono do café Central, que tem apelido Silva -seria mais nortenho se fosse Moreira -, pela pronúncia do Norte é tripeiro, e é adepto do Futebol Clube do Porto): - "Por causa do Catroga o PSD ainda vai perder as eleições por um pentelho."
.................................
4ª tira (12 Maio)
1ª vinheta (fala de personagem masculina com pera): "O Paulo Portas no debate com Sócrates parecia o Estaline a mostrar gráficos".
2ª vinheta: "Que horror" (exclama o sujeito de bigode retorcido, com fala muito afectada, ao género dos "tios" e "tias" de Cascais, isto perceptível no desenho animado, onde o tratam por Conde, talvez piada ao fundador do Sporting Clube de Portugal);
Responde o jovem de óculos: "Tal como o Estaline apagava os opositores das fotos, o Portas apaga países nos gráficos".
3ª vinheta (fala do taxista adepto do Sport Lisboa e Benfica, como se percebe pelo emblema da águia estampado no boné): "É um comuna! Esse Paulo Portas nunca me enganou".
................................
3ª tira (11 Maio)
1ª vinheta (fala do dono do Café): "Viram o debate entre o Portas e o Sócrates?"
2ª vinheta (diz o tipo que usa pera): "O Sócrates mostrou uma pasta vazia e disse que era o programa de governo do CDS".
3ª vinheta (diz o Conde de fala afectada à maneira dos "tios" de Cascais): "Disparate! Toda a gente sabe que o Portas guarda o programa dentro da boina."
................................
2ª tira (10 de Maio)
1ª vinheta (diz o dono do Café, que tem a pronúncia do Norte): "Afinal a Finlândia vai aprovar a ajuda a Portugal."
2ª vinheta (diz o Conde, com a sua fala afectada): "Graças a Deus!"
3ª vinheta (o jovem de óculos corrige): "Não! Graças ao You Tube!"
................................
1ª tira (9 Maio 11)
1ª vinheta (fala do sujeito de bigode retorcido e pronúncia afectada que caracteriza os "tios" e "tias" de Cascais, e a quem tratam por Conde nos desenhos animados): "Finalmente saiu o programa do PSD."
Responde o taxista de boné à benfiquista: "Tanto tempo! Isso dava cá uma bandeirada no meu táxi!"
2ª vinheta (pergunta o dono do Café): "E é bom ou mau?"
Responde o "tio" de Cascais: "O Passos Coelho diz que quer emagrecer o Estado."
3ª vinheta (comenta o jovem de óculos): "Querem ver que a Júlia Pinheiro dos Pesos Pesados também colaborou nesse programa?"
-------------------------------------------------------
Os interessados em ver as 126 postagens anteriores relacionadas com o presente tema poderão facilmente fazê-lo, bastando-lhe para isso clicar no item Etiquetas: Banda Desenhada portuguesa nos jornais que está ínserido no rodapé
-------------------------------------------------

Sem comentários: