segunda-feira, maio 02, 2011

Tertúlia BD de Lisboa - 322º Encontro





As bandas desenhadas que ilustram o topo deste poste são da autoria (desenho e argumento) de Nuno Duarte, que vai ser o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa na próxima 3ª feira, dia 3 de Maio.

Aqui ficam os seus elementos biográficos, como é habitual.

NUNO DUARTE
Nuno Filipe Conceição Duarte nasceu em Lisboa a 23 de Janeiro de 1972. Com jeito congénito para o desenho, logo nos primeiros anos escolares começou a fazer bandas desenhadas influenciado pelos Tio Patinhas e super-heróis da Marvel e da DC.

Aos quinze anos começou a trabalhar como paquete na Agência de Publicidade Lintas, em Lisboa. Mas ao fim de ano e meio passaria a fazer parte dos criativos, como maquetista. Em 1992 participou num concurso de BD organizado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, obtendo o 1º Prémio, repetindo a proeza em 1994.

Nesse mesmo ano passa a exercer as funções de maquetista de paginação no jornal O Dia, onde chegou a fazer ilustrações para alguns artigos do caderno Jovem.

Em 1995 começa a trabalhar no ateliê "Ao Romper da Bela Aurora", que pertencia a José Maria Pimentel, autor do "Vitinho", popular personagem da televisão. É ali que Nuno Duarte dá os primeiros passos na ilustração digital e no tratamento de imagem, além de fazer storyboards para filmes publicitários.

Colaborou no jornal Mundo Universitário (nº 122, de 13 Out. 2008) com uma bd a cores, autoconclusiva, intitulada A Força do Estudo.

Em Janeiro de 2009 participou no fanzine Efeméride (nº4) dedicado ao tema Tintim no Século XXI, obra colectiva em formato A3 e quadricromia, criando o episódio O Amok do Capitão Haddock. Nesse mesmo mês viu publicada a sua primeira obra de fôlego num álbum intitulado Mocifão, também em quadricromia, mas legendado totalmente em inglês, uma opção da editora independente El Pep.

O álbum inclui quinze bandas desenhadas, todas protagonizadas por Mocifão, o herói predilecto do seu criador/desenhador.

Participante habitual na Tertúlia BD de Lisboa, tem colaborado com vinhetas soltas numa brincadeira gráfica de BD improvisada que lá se realiza mensalmente. Duas dessas vinhetas foram incluídas no fanzine Comic Jam (nº 1 - Julho 2009).
Em Novembro de 2010 voltou a ser editado em álbum, com a colectânea de imagens soltas, em policromia, algumas constituindo bedês, do mesmo anti-herói por ele criado, sob o título Mocifão Dia a Dia, Com Azia!

Hoje, 3 de Maio, no dia em que é Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, surge uma colaboração sua no fanzine Tertúlia BDzine (nº 159), a bd Eu Sou Uma Nódoa, em quatro pranchas a preto e branco (as quais podem ser todas vistas na anterior postagem deste blogue, e as duas primeiras estão também reproduzidas no topo)

Imagens no topo do "post":
1. Episódio O Amok do Capitão Hadock, publicado no fanzine Efeméride (nº4-Jan.2009)

2 e 3. Página 1 e 2 da bd Eu Sou Uma Nódoa, no Tertúlia BDzine nº 159, de 3 Maio 2011

4 e 5. Mocifão Dia a Dia, Com Azia! (Duas vinhetas/prancha de uma bd composta por 6, incluída naquele álbum editado em Dezembro de 2010)
-----------------------------------------------------------

"A posteriori", adiciono os nomes dos presentes neste
322º Encontro:

1. Adelina Menaia. 2. Aida Teixeira; 3. Álvaro; 4. Amália Neves;
5. Ana Chagas; 6. Ana Saúde; 7. Ana Vidazinha; 8. André Cardia;
9. Bernardo Silva Pinto; 10. Bruno Martins; 11. Estrompa;
12. Fábio Salgado; 13. Falcato; 14. Gabriel Martins "Loot";
15. Geraldes Lino; 16. Helder Jotta; 17. Hugo Teixeira;
18. Isabel Viçoso; 19. João Figueiredo; 20. José Abrantes;

21. José Lopes; 22. Luís Meireles; 23. Luís Valente;
24. Margarida Mendes; 25. Miguel Ferreira; 26. Miguel Santos;
27. Milhano; 28. Monique Roque; 29. Moreno; 30. Nicole Cyron;
31. Nuno Amado "Bongop";
32. Nuno Duarte "Outro Nuno" (Convidado Especial);

33. Nuno Neves "Verbal"; 34. Nuno Tristão;
35. Paula Orquídea; 36. Paulo Marques; 37. Pedro Bouça;

38. Pedro Manaças; 39. Pepedelrey; 40. Ricardo Tércio "Guima";
41. Rui Batalha; 42. Rui Domingues; 43. Rui Rolo; 44. Sá-Chaves;
45. Sandra Rosa; 46. Simões dos Santos; 47. Teresa Cardia; 48. "Untxura" Nuno Leal;
49. Virgínia Soares
--------------------------------------------------------
Todas as postagens anteriores relacionadas com a TBDL podem ser vistas com um simples clique no item Etiquetas: Tertúlia BD de Lisboa, visível no rodapé

Sem comentários: