quinta-feira, agosto 11, 2011

Curtas de BD - Autores estrangeiros - (I) - Boucq





Por causa do filme baseado na popular série da BD belga, criada por Peyo, "Les Schroumpfs" - agora que a influência francófona já está muito esbatida, ultrapassada pela anglófona, os estrumpfes (forma aportuguesada do nome) estão a ser apresentados como "Smurfs" -, lembrei-me deste episódio caricatural, com uma componente tipo "pastiche" na última prancha, criada pelo notável François Boucq.

A banda desenhada que reproduzo, extraída da extinta revista Cimoc (nº 137, de 1992) - com a devida vénia ao seu editor, o meu amigo Rafa Martinez -, apesar de ter sido feita por um autor francês, vi-a/li-a, portanto, em versão espanhola/castelhana, daí que os populares duendes azuis sejam aqui chamados de "pitufos".

E lembrei-me da impressionante mensagem subjacente na tão amarga paródia intitulada Briefing...

(Ampliar para poder ler as legendas: peço desculpa aos mais experientes, mas repito o aviso: é necessário clicar duas vezes em cima da imagem - a 2ª em cima da 1ª ampliação - para ser possível a leitura)

(*) Esta revista nunca apresentava data de publicação, pelo que não me foi possível detectar o mês, apenas consegui o ano.

2 comentários:

Ismael Fancito. disse...

Lembro a capa da revista, eu a comprei no verão.
Uma oportuna recuperação.

Geraldes Lino disse...

Caro (desconhecido) Ismael Fancito: de facto a "Cimoc" foi uma excelente revista espanhola de BD, tal como a "Comix Internacional", ambas editadas pela espanhola Norma.
(Um aparte: privei com o editor de ambas as publicações, Rafael Martinez, porque durante alguns anos ficámos no mesmo hotel, nos arredores de Angoulême).