sexta-feira, setembro 16, 2011

Festivais, salões BD e afins - (Lisboa) - Anipop

Anipop, enquanto evento mix, teve origem em 1999. A iniciativa, dedicada ao Animê (Cinema de Animação de origem japonesa), à Mangá (BD ao estilo dos desenhadores japoneses) e ao Cosplay, teve continuidade em 2000 e 2002, nestes anos com o apoio da Casa da Juventude das Mercês (não queiram saber o que eu, entusiasta da banda desenhada. seja qual for a origem, tive de andar, e a quantas pessoas perguntar, até dar com o local do evento...).

Chegámos a 2011 - entretanto houve mais edições, uma delas na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras - e soube ontem, nas minhas andanças no universo virtual da maravilhosa Internet, que há de novo um evento Anipop, mais uma vez em organização da associação homónima, dedicado a formas de arte oriundas do Japão, desta vez no conceituado espaço do Museu do Oriente, nos dias 16, 17 e 18 Setembro.

A mangá, como não poderia deixar de ser, estará também presente, e de forma honrosa, pela participação do enciclopédico (conhecedor de BD em geral e da Mangá em particular) Pedro Athouguia Bouça. Ele participará numa mesa redonda em companhia de Hugo Teixeira, autor de BD, sob moderação de Ricardo Andrade. A finalidade principal será definir o que é mangá, e fazer a destrinça entre a mangá "made in Japan", a genuína, e a que se vai fazendo pela Europa, Portugal incluído.

A mesa redonda está marcada para as 13h de sábado,17, dia e horário pouco propício a eu poder estar presente. Mas farei o possível, e aqui fica o aviso também para quem estiver disponível.

4 comentários:

Unknown disse...

Viva Lino! :)

Sem dúvida de que esse foi um debate interessante e bem-disposto! Tendo contribuído para que esta minha ida inaugural ao evento Anipop kyuu-ti, tenha representado um conjunto de bons momentos (isso claro não esquecendo dos sempre bem-vindos "Abraços Grátis")!

Aproveito também para te deixar aqui a notícia que coloquei agora há pouco no blogue do Entropia, onde poderás encontrar algumas belas fotografias, ilustrativas do debate de ideias sobre o Manga:

http://blogentropia.wordpress.com/2011/09/17/o-que-e-o-manga-evento-anipop-kyuu-ti/

Abraços Mangakicos!

João Figueiredo disse...

Eu não pude estar presente. Mudança de casa. Já sou, de novo, habitante da Póvoa de Santo Adrião - Odivelas.

Geraldes Lino disse...

Viva Marques
Pela forma entusiástica como te referes aos "Free Hugs", dá para perceber que foi aquilo de que mais gostaste :-) no Anipop.
É indubitavelmente um evento divertido, e com uma vertente comercial bastante forte. Só é pena que não houvesse mais BD/Mangá em exposição.
O grupo Entropia, que esteve em contacto com a organização, bem poderia ter tratado dessa vertente.
Abraço.
GL

Unknown disse...

...Err...eu não pensei que saltasse assim tanto à vista de que gostei bastante da iniciativa dos "Free Hugs", mas para falar a verdade, apesar de ser sempre um momento agradável sermos abraçados por belas moças, pois um abraço, que é um gesto tão simples, pode fazer muito bem à alma de qualquer pessoa, também gostei bastante do Evento no geral, o qual achei bastante completo, tendo tido mesmo a oportunidade de jogar um interessante jogo japonês (do qual não me recordo do nome, sendo vagamente parecido com o xadrez), com o nosso amigo Pedro Athouguia Bouça!

De resto penso que a Organização terá realizado um bom trabalho na criação de actividades para que o Público estivesse entretido.

Já no que diz respeito à pouca BD/Manga em Exposição, sinceramente não reparei nisso, mas dificilmente o Grupo Entropia poderia ter tratado desta vertente, pois a nossa colaboração cingiu-se apenas e somente à participação no Debate sobre o Manga, mas reforço de que considero que a Anipop realizou um grande trabalho na Organização e Execução deste Evento! ;)

Abraços!

PM