quarta-feira, setembro 21, 2011

Conferências sobre BD





Rodolphe Töpffer, suiço nascido em Geneva em 1799, professor e pintor, é considerado o criador da banda desenhada, graças às suas histórias ilustradas sequencialmente, com legendas didascálicas, que mostrava aos seus alunos. 

Após ter recebido elogios de Goethe, Töpffer editou "M. Jabot", em 1833, que é por isso geralmente considerada a primeira bd surgida publicamente, embora ele tivesse desenhado antes, em 1827, o episódio "M. Vieuxbois", mas só editado posteriormente.

É logo este o primeiro tema do programa das Conferências de Banda Desenhada em Portugal, tratado por David Kunzle, estudioso de renome internacional na área da Figuração Narrativa em geral, e na de Töpffer em particular.

Estas conferências, criadas por Pedro Vieira de Moura (*) vão realizar-se em dois dias, 22 e 23 do corrente mês de Setembro, no Institut Français-Portugal (ex Instituto Franco-Português), contando igualmente com o apoio da Nouvelle Librairie Française.

Também como suporte da iniciativa surge uma nova entidade: o Laboratório de Estudos de Banda Desenhada (LEBD), com base em Lisboa, que tem por finalidade apoiar pessoas interessadas em estudar a BD, ou que necessitem de acompanhamento especializado em trabalhos académicos, designadamente teses de mestrado ou até doutoramentos.
Já como projecto seguinte, o LEBD, anuncia a publicação daquilo que classifica como livro-fanzine, intitulado Rei Rubro, que será preenchido por ensaios académicos sobre banda desenhada, ilustração e animação.

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Esmiuçando o programa destas promissoras 1ªs Conferências de Banda Desenhada em Portugal, teremos, logo pelas 09h30 de 22 de Setembro, quinta-feira, a apresentação, provavelmente por Pedro Moura, das conferências e respectivos convidados e, seguidamente, as palestras:

1. "Rodolphe Töpffer*, diletante", por David Kunzle (em língua inglesa);
*É o rosto de Töpffer uma das ilustrações visíveis no topo do "post"
2. "Patchwork de estilos: o fim do dogma da homogeneidade gráfica". Palestrante: Thierry Groensteen (em língua francesa).


Às 11h50
Após intervalo de vinte minutos, reiniciam-se as palestras, inseridas no tema "O Artefacto Literário" que terão a participação de:


Maria Cristina Álvares, que falará sobre "A figura do herói na BD franco-belga clássica";


Daniel Seabra Lopes, que desenvolverá as suas ideias sobre o tema "Na margem da aventura: Pratt".


Alexandra Dias apresentará "O Diário de K. e a Intertextualidade".

Pausa para almoço.


Às 15h00
2ª parte das apresentações, com a participação de:


Cláudia Pinto, "Marvels e Kingdome Come: A Re-Mitificação da América";


José Marmeleira, "Vãs epifanias: rock e banda desenhada".

Após intervalo, haverá às 16h10, uma mesa-redonda em que participará o Grupo de Investigação de Banda Desenhada. Confesso que desconheço este colectivo, decerto ainda recente, e cujos nomes dos componentes não são indicados.

E termina assim o primeiro dia das conferências.

Dia 23, sexta feira, segundo dia
Início: 10h30
Sara Figueiredo Costa falará sobre "Castelao e o Galeguismo".
Nuno Marques apresenta "In the Shadow of the Towers' e 'M-11 La Novela Grafica' como momentos de silêncio entre o ruído da tragédia".
A terminar, João Miguel Lameiras falará de "Era uma vez na Argentina: entre o esquecimento e a memória"

Às 11h50 interrompem-se as apresentações, que recomeçam
às 12h00 com:
João Ramalho Santos - "Ciência e Banda Desenhada";
logo a seguir,
João Mascarenhas debruça-se sobre "Tintin, a aventura na Lua, o conhecimento científico e a BD".

Depois do almoço, retomam-se as palestras,
às 15h00,
desenvolvendo-se as apresentações em torno da rubrica:
"Autores Portugueses"
Participantes:
João Caetano, "Lugares de Fronteira: Carlos Alberto Santos";
Conceição Pereira, "Arte fragmentada (José Carlos Fernandes");
Álvaro Matos, "Política e BD na I República".

16h30
Pedro Moura: "Elementos estéticos em The Cage, de Martin Vaughn-James;
Diniz Conefrey: Percepção narrativa no advento da bd abstracta";
Domingos Isabelinho: "A banda desenhada portuguesa no campo alargado do O Escritor a A História Dramática de um Ovo".

Às 17h40 é o encerramento das conferências, havendo a hipótese de um extra: a projecção de uma curta de cinema de animação.

Conclusão deste bloguista:
O programa tem inquestionavelmente suficientes temas de interesse para atrair boa audiência, apresenta uma equipa de qualidade, onde ressaltam nomes de críticos em actividade na imprensa e na blogosfera, que preenchem dois dias de palestras diversificadas e prometedoras de picos de interesse.
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A posteriori

EXPOSIÇÃO
Complementar das conferências

No fim do dia juntámo-nos na esplanada da cafetaria para uma informal mesa redonda, após o que tive a oportunidade de ver, pormenorizadamente, uma pequena mas valiosa exposição de livros de BD distribuída por três vitrinas.
Eis os títulos das peças:

1ª Vitrine
- The Early Comic Strip - Autor: David Kunzle
- The Comic Strip. The Nineteenth Century - David Kunzle
- Rodolphe Töpffer. The Complete Comic Strips - Compiled, translated and annotated by David Kunzle
- Father of the Comic Strip. Rodolphe Töpffer - David Kunzle
- Comic Strips and Consumer Culture. 1890-1945 - Ian Gordon
- Comic Books as History. The Narrative Art - Joseph Witek
- Dicionário Universal da Banda Desenhada. Pequeno Léxico-Disléxico - Leonardo De Sá
- Des Comics et des Hommes. Histoire Culturelle des comic books aux Etats-Unis - Jean-Paul Gabilltet
- Masters of the Ninth Art. Bandes Dessinées and Franco Belgian Identity - Mattew Screen

2ª Vitrine
- Comics & Ideology - Matthew F. MacAllister and Ian Gordon
- The objet culturel non identifié - Thierry Grooensteen
- Système de la bande dessinée - Thierry Grooensteen
- La bande dessinée depuis 1975 - Thierry Grooensteen
- Töpffer. L'Invention de la bande dessinée - Textes réunis et presentés par Thierry Groensteen e Benoit Peeters
- Comic Art (revista) - nº8 - Buenaventura Press
- Composition de la Bande Dessinée - Renaud Chavanne
- Graphic Women. Life Narrative & Contemporary Comics - Hillary L.Chute

3ª Vitrine
- Linguaggi del Fumetto - Daniele Barbieri
- Le rire de Tintin. Essai sur le comique Hergéen - Thierry Grooensteen
- Communications (revista - nº 24, 1976) - Artigos de Pierre Fresnault-Deruelle e outros
- Formes et Politique de la Bande Dessinée - Autor: Jan Baetens
- Principes des littératures dessinées - Harry Morgan
- Fac-Simile. Essai paratactique sur le nouveau réalisme de la bande dessinée - Bruno Lecigne, Jean Pierre Tomine
- Lire Tintin. Les Bijoux ravis - Benoît Peeters
- Tintin Schizo - Pierre Sterckx
- Lire la Bande Dessinée - Peeters
- Les Métamorphoses de Tintin - Apostolidès
- Astérix ou la Parodie des Identités - Rouvière

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(*) Pedro Vieira de Moura é, no actual momento do panorama da banda desenhada em Portugal, uma das personalidades em maior destaque, a que fiz justa referência no "post" de 16 de Junho do corrente ano.

Para além do seu excelente blogue LerBD, seleccionado pelo jornal Público, há que relevar, especialmente, as invulgares iniciativas a que, num curto prazo de meia dúzia de anos, aparece ligado o seu nome: um programa de televisão (VerBD, Agosto de 2005), uma exposição de BD portuguesa no Museu da Colecção Berardo/Centro Cultural de Belém (Tinta nos Nervos, Janeiro a Março de 2011), e agora, ainda o ano não terminou, estas Conferências de Banda Desenhada em Portugal (22 e 23 de Setembro), no Institut Français - Portugal.
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Para ver as anteriores postagens deste tipo de temas - em especial para ver o 1º texto sobre este ciclo de conferências, onde se divulga o seu regulamento e quais os membros do júri que seleccionaram as ditas conferências e respectivos conferencistas, bastará clicar no item Palestras, Conferências sobre BD que está visível aqui no rodapé

2 comentários:

João Figueiredo disse...

É de valorizar esta iniciativa. Ponto positivo: Bons temas. Ponto negativo: Horário - Quinta e Sexta, em horário laboral, é muito complicado para a participação de muita gente. Eu bem sei que nem sempre se podem fazer coisas ao fim-de-semana ou fora de horas, veja-se a exposição "Universos da Entropia", que só pôde funcionar num horário muito limitado. Sendo assim, não poderei participar.

Labas disse...

Eu realmente fico com a impressão que estas conferências não eram para o público em geral, mas apenas para os "experts" ou para quem podia faltar dois dias ao trabalho...
A sua pouca divulgação e o seu horário levam-me a pensar isso.