quinta-feira, maio 03, 2012

Música (Bandas, Cantores e Músicos) na BD (IV)


Que longínqua afinidade poderá ter uma banda britânica chamada Genesis, com a portuguesa Irmãos de Sangue?

Em termos de nível musical e de prestígio internacional, obviamente nenhuma. Mas fora do âmbito da música, passou agora a haver um pormenor em comum: ambas serviram de tema a bandas desenhadas criadas por Pedro Manaças, para a revista Cais, tendo as duas como protagonista o anti-herói Manegas.

Na Cais nº171 - Março de 2012, foi a vez de Manegas protagonizar uma homenagem aos "Genesis 1973", e no nº172 daquela mesma revista, a personagem Manegas surge no episódio "Na Paragem de Autocarro" a cantar a composição "Carro Funerário", popularizada pela banda "Irmãos de Sangue" nos anos 90.
-----------------------------------
PEDRO MANAÇAS

Autobiobibliografia

Pedro Manaças (Lisboa, 1973) exerce actualmente a profissão de Assistente de Escala no Aeroporto de Lisboa.

Estudou até ao 12º ano, e trabalhou em várias profissões, tais como: repositor de supermercado, operador de logística, operador de parques e fiscal de parquímetros.

No mundo artístico praticou várias actividades, nomeadamente Música, Teatro, Banda Desenhada e Cartoon.

Música: Foi membro de várias bandas de garagem como vocalista, mas apenas em 1997 editou o seu único álbum, o "Kom-Tratake" dos "Líderes da Nova Mensagem", uma banda de hip-hop, onde tocava baixo eléctrico.
Com o fim do grupo, abandonou a música como actividade em 1998.

Teatro: É membro do grupo de teatro 100% amador da Incrível Almadense desde 2006. Participou, naquele antigo Teatro de Almada  com duas interpretações, uma na peça "Nunca Nada de Ninguém", de Luísa Costa Gomes, e em "O Monta-Cargas", de Harold Pinter, tendo actuado também em alguns "café-concerto" organizados pelo grupo.
Actualmente encontra-se sem participar em qualquer peça há cerca de dois anos.

BD e Cartoon: Publicou em várias revistas, jornais e fanzines: DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias), suplemento Almada Juventude do Jornal de Almada, suplemento Bronkit do Jornal de Trevim, rubrica BD do jornal Mundo Universitário, nos magazines A Bola Magazine e Emparque Magazine, no fanzine Tertúlia BDzine, na revista Notícias da Amnistia Internacional e em 2012 começou a colaborar na revista Cais.

Foi distinguido com alguns prémios em concursos: Menção Honrosa em "BD Matosinhos", 1995; Menção Honrosa em "BdMania/Novo Grupo", 1995; Prémio Humor no "Salão Livre Oeiras" 1996 e 1999; Prémio "Melhor Tira" no Moura BD de 2002, 2003 e 2004.

No corrente ano de 2012 lançou o seu primeiro álbum de BD, "Manegas, o Indignado", numa edição de autor, onde compila trabalhos da personagem Manegas publicados entre 2008 e 2011.

-------------------------------------------

Os interessados em ver a postagem anterior, poderão fazê-lo se clicarem no item Música na BD, visível em rodapé

Sem comentários: