quinta-feira, março 21, 2013

Curtas de BD - Autores Estrangeiros (III) - Manfred Sommer, Pedofilia e Prostituição Infantil na BD (II)




Prostituição infantil e pedofilia, dois temas com algumas dramáticas afinidades, de grande melindre social e humano, escassamente surgem na BD.

Nas minhas (des)arrumações, em desesperadas (e vãs) tentativas de arranjar espaço para as novas aquisições, sou forçado a remexer - e com que agrado - nas antigas colecções, e nesse afã acabo por folhear fascículos ao acaso, e a relembrar bandas desenhadas que especialmente me impressionaram. 
E ao fazê-lo, deparou-se-me esta bd de apenas quatro pranchas, intitulada " A Cidade dos Três Mil Prazeres", na revista O Mosquito (Nº 7 - V Série - Maio de 1985), que considerei encaixar na enxurrada de impressionantes notícias deste teor que surgem com frequência nos nossos média jornalísticos.

Manfred Sommer, autor completo da bd (argumento e desenho), demonstrou, na presente curta, um agudo sentido crítico, apontando com clareza para o flagelo. No caso que Sommer descreve em imagens sequenciais,  percebe-se que se tratar de um facto aceite socialmente -  com múltiplas cumplicidades e apoio tácito - no eufemisticamente chamado "turismo sexual", praticado às claras em países do Oriente. 
----------------------------------------------------------------------------

Os visitantes interessados em ver postagens anteriores destes dois temas poderão fazê-lo clicando nos itens Curtas de BD (Autores Estrangeiros) e "Pedofilia e Prostituição Infantil", visíveis no rodapé.  

6 comentários:

André Azevedo disse...

O grande Manfred Sommer!

Nunca é demais mostrar o talento deste espanhol que, como afirma e bem caro Geraldes, era um autor completo da bd, e não só pelo que refere, argumento e desenhos, como também pelas admiráveis pinturas que executava com mestria.

Esta curta saída da "minha" série do Mosquito é um bom exemplo também do espírito critico de Sommer tantas vezes em destaque no seu Frank Cappra.

Quanto ao flagelo da pedofilia, nada como um bom tiro num sitio que eu cá sei nesses fdp pedófilos para dar o exemplo. O Geraldes que me desculpe a frontalidade mas este é um assunto que me revolta ao ponto de ser capaz de tirar a vida a outro ser humano a sangue frio sem pensar duas vezes.

Geraldes Lino disse...

Caro André Azevedo

Suponho que viu também a banda desenhada anterior cujo enfoque é a Casa Pia.

Em relação aos temas dessas duas curtas mas importantes denúncias sociais em BD, faço minhas as suas palavras.

Quanto ao "Mosquito" - V Série, o André considera-a emotivamente a "sua série"; também aqui me associo às suas palavras.
Porque estou muito ligado a essa última (até agora) série, na qual colaborei com uns tantos artigos, assinados por Geraldes Lino, ou apenas G.Lino, mas também respondia às cartas dos leitores sob o pseudónimo de "Mosquito"...

Grato pela sua visita.
Grande abraço.

P.S. - Na Tertúlia BD de Lisboa vou começar a convidar blogueres (ou bloguistas) de BD.
O primeiro "Convidado Especial", já no próximo dia 2 de Março, será Nuno Amado, do blogue "Leituras de BD".
No fim-de-semana apresentá-lo-ei no meu blogue.

Outros se seguirão e, claro,o André Azevedo é um dos mais importantes elementos da blogosfera bedéfila, quer pela cultura que ressalta dos seus "posts", quer pela categoria visual do seu blogue.
A bom entendedor...

André Azevedo disse...

Então o Geraldes é que era o "Mosquito"???!!! Agora é que me surpreendeu!

O convite ao Nuno é mais do que merecido!

Agora, a meia palavra que julgo perceber é que não concordo. Agradeço e fico obviamente, e sem falsa modéstia, orgulhoso com a sua opinião, mas eu sou um leitor de BD como tantos outros, com a simples diferença de que gosto de partilhar o que acho que merece ser partilhado e divulgado.

Sugiro é que uma das tertúlias seja dedicada aos blogues nacionais de bd em geral e aí sim associo-me com todo o gosto.

Abraço!

Geraldes Lino disse...

Caro André Azevedo

Por agora irei manter este ciclo durante três ou quatro meses.
Convidarei, portanto, alguns blogueres, a seu tempo direi quais.
Mas atenção: a selecção é condicionada pelo facto de os bloguistas serem ou não de Lisboa ou das proximidades, porque as despesas de deslocação e alojamento dos que vivem no Norte ou no Sul são difíceis de suportar pela TBDL, e isso é um entrave.

Mas o que disse, e repito, é que o André Azevedo, com o seu blogue "BD no Sótão" demonstra estar num patamar muito elevado na blogosfera da BD. E digo isto muito sinceramente.

Mudando de tema:
Agora também o André Azevedo me surpreendeu com a sua reacção de espanto (positivo ou negativo?) quando soube que era eu quem estava por trás do pseudónimo "Mosquito" na 5ª série (1984/85) da revista "O Mosquito".

Saudações bedéfilas.

André Azevedo disse...

Caro Geraldes,

Agradeço uma vez mais a consideração.
Este ano faço questão de participar em pelo menos uma Tertúlia BD, seja qual for o tema/homenageado, e é claro, no dia a seguir faço a romagem às Escadinhas do Duque!

Claro que fiquei positivamente surpreendido por ser o Geraldes quem respondia às cartas na última série do Mosquito!

Abraço!

Geraldes Lino disse...

Caro André

Terei muito gosto em conhecê-lo pessoalmente.

Abraço.
GL