sexta-feira, março 21, 2014

Autor de BD como personagem da sua banda desenhada (XVI) - Joe Kubert



São numerosos os casos em que um autor de BD se auto-retrata na sua própria banda desenhada, e Joe Kubert vem enriquecer a galeria já apresentada neste blogue, tendo sido afixado o primeiro "post" deste tema em 25 de Outubro de 2005.

Ao longo dos nove anos de existência do "Divulgando Banda Desenhada", foram visionadas dezena e meia de exemplos bem representativos desta tendência quase compulsiva dos autores de BD, a maior parte das vezes colocando-se eles próprios a protagonizar cenas imaginárias, como acontece nesta curtíssima de Joe Kubert, uma autêntica pérola, que apenas era conhecida dos bedéfilos que puderam adquirir o Comic Book Creator #2, 2013 Summer Annual (First Printing - July 2013), entre os quais este mesmo sortudo blóguer.

Todavia, a partir do presente "post", haverá umas centenas de admiradores do grande Joe Kubert que igualmente ficarão a conhecer tão invulgar peça de BD.

----------------------------------------------------------

JOE KUBERT (1926/2012)

Síntese biobibliográfica



Joseph (Joe) Kubert nasceu em 18 de Setembro de 1926, na Polónia, mas seus pais emigraram para os Estados Unidos da América quando ele tinha apenas dois meses de idade. É presumível que tenha sido naturalizado americano.

A sua preparação iniciou-se com um estágio no estúdio de Harry A. Chesler, em 1939, passando em seguida a frequentar a New York's High School of Music and Art.

O seu início na BD deu-se em 1941, nos "Catman Comics", com os grupos editoriais "Quality", em "Phantom Lady" e "Espionage", MIJ em "Flag-Man", "Boy Buddies" e "Black Witch", e em 1943, para a DC, onde Kubert trabalhou em várias séries de "comic strips" (entre 1943 e 1949), nas quais se incluem "Johnny Quick", "Zatara", "Newsboy Legion", "Shinning Night", "Crimson Avenger", Hawkman", "Dr. Fate" e "Flash". Ainda nessa época trabalhou também nas séries "Shick Gibson", "Zebra" e "Black Cat".

Inicialmente influenciado por Hal Foster e Alex Raymond - como muitos outros dessa geração -, ele evoluiu para um estilo de claros-escuros mais contrastados, o que lhe granjeou notoriedade nos anos 1950, integrando-se no grupo editorial Archer St. John, onde realizou uma bd intitulada "Tor", em que Kubert era autor completo - escrevia o argumento, passava-o a guião, desenhava o "layout", fazia a arte-final e coloria (o que não está mesmo nada nos esquemas de trabalho nos "Comics" americanos). Ao longo dos anos sessenta, ele desenhou "Cave Carson", "Rip Hunter" e "Sea Devils".

A série "Tor" tinha entretanto granjeado grande fama, o que levou a editora National a convidar o autor/artista a retomá-la em 1975.

Posteriormente Kubert centrar-se-ia em séries de guerra, nomeadamente "Sgt. Rock", "Enemy Ace" e "Unknown Soldier", contando então com o argumentista Bob Kanigher. Especialmente "Enemy Ace" - em que surgia a personagem Baron Von Richtofen - tornou-se um exemplo de escelente trabalho baseado nos aviões da Grande Guerra.

Nessa mesma década de 1950 a 1960, Kubert dedicou-se a uma série de sword and sorcery, "Viking Prince" e para o renascido Hawkman.

Nos anos 1966 e 1967, ele passou a colaborar nos jornais Chicago Tribune - New York News, com a famosa série "Green Barets".

Nesse último ano de 1967 deu-se o regresso à National, voltando a responsabilizar-se por várias séries, entre as quais "Tarzan", sendo que esta, nas décadas de 1970 e 1980, lhe granjeou grande prestígio.

Foi exactamente sobre essa série que incidiu o meu pedido, ao qual Joe Kubert amavelmente acedeu, traçando de improviso este meu desenho autografado de estimação, visível no "post" (*)
Joseph "Joe" Kubert faleceu em 12 de Agosto de 2012.

(*) http://divulgandobd.blogspot.pt/2011/11/autografos-desenhados-xviii.html

------------------------------------------------------------
Para os interessados em visionar as postagens anteriores do tema Autor de BD como personagem da sua banda desenhada, basta clicarem nesse item que aparece escrito ao fundo, no rodapé.
 ------------------------------------------------------------
 Entretanto, para se ver a lista de autores e personagens anteriormente focados, aqui a ponho visível:

(XV) - Outubro 21 - Pedro Brito
2012 (daqui para cima)

(XIV) - Outubro 8 - Nuno Saraiva
(XIII) - Março 29 - Fernando Bento
2011 (daqui para cima)

(XII) - Maio 23 - JCoelho
2010 (daqui para cima)

(XI) - Fev. 25 - Pedro Manaças
2009 (daqui para cima)

(X) - Fev. 10 - Moebius
2008 (daqui para cima)

(IX) - Fev. 27 - C. Zngr (Carlos Corujo "Zíngaro")
2007 (daqui para cima)

(VIII)-Set. 11 - Art Spiegelman
(VII) - Ag. 29 - Nuno Markl
(VI) - Ag. 20 - Pedro Morais (desenhador), Luís Almeida Martins (argumentista)
(V) - Jul. 7 - Augusto Trigo
(IV) - Jun. 26 - Nuno Saraiva
(III) - Maio, 5 - Crumb
2006 (daqui para cima)

(II) - Nov. 16 - João Maio Pinto (desenhador), Esgar Acelerado (argumentista)
(I) - Out. 25 - Uderzo (desenhador), Goscinny (argumentista)
2005 (daqui para cima)


 

Sem comentários: