segunda-feira, março 17, 2014

Entrevista com Jorge Coelho


 







Jorge Coelho (que costuma assinar JCoelho) é um muito talentoso ilustrador autor de banda desenhada, já com valioso currículo em Portugal, e também com considerável colaboração em publicações americanas de BD.

Todavia, demonstrando uma invulgar modéstia e apurado sentido de auto-crítica, Jorge Coelho considerou ser-lhe necessário adquirir mais conhecimentos técnicos para poder evoluir, e por conseguinte decidiu frequentar um curso/workshop orientado por Sean Gordon Murphy.

Pessoalmente, fiquei com muita curiosidade em saber pormenores deste caso inédito. Julgo que seja o primeiro ilustrador/autor de BD português a deslocar-se propositadamente aos Estados Unidos a fim de frequentar um workshop de banda desenhada, e achei que, tal como eu, mais gente do nosso pequeno universo luso da BD gostaria de esmiuçar pormenores desta experiência do categorizado autor.

Daí a entrevista que se segue.

GL - Há umas semanas encontrámo-nos por acaso, e disseste-me que ias fazer um curso aos EUA com Sean Gordon Murphy.
Telefonei-te a 10 de Março, dia do teu regresso, para saber novidades. Combinámos que te faria umas tantas perguntas por email.


Para começar, gostaria que me dissesses em que sítio dos States é que vive o mestre, e onde decorreu o curso, se foi no estúdio dele, ou num estabelecimento oficial.

Jorge Coelho - O curso decorreu na casa do professor que nos providenciou estadia incluída, dois quartos com um beliche cada e um quarto singular. Decorreu em Portland/Maine durante este rigoroso Inverno.

GL - Quanto tempo durou o curso, quando começou e quando acabou.

JCoelho - Foram duas semanas entre 22 de Fevereiro e 9 de Março.

GL - Qual foi o preço do curso?

JC - 2000 dólares, cerca de 1700 euros. 

GL - Como é que tiveste conhecimento da existência desse curso? Efectua-se com frequência, ou foi um caso esporádico? Tem carácter oficial, ou particular?

JC - Tive conhecimento na página de DeviantArt dele,
por sugestão de um grande talento e amigo português, Daniel Henriques, arte-finalista no mercado americano. 
Foi o primeiro workshop de Sean Murphy. Segundo percebi ele irá efectuar dois por ano, um no Inverno e outro no Verão.

GL - Quais as matérias que compunham o curso?

JC - O curso (ou workshop) dividiu-se em duas vertentes principais; a primeira semana com um cariz mais teórico, storytelling, perspectiva, elipses, estratégia, leitura de script, desenvolvimento de personagens e layout. A segunda semana tratou de trabalho concreto, a execução das pranchas em si.

A meio do curso tivemos a honra e privilégio de ter a presença de um artista convidado, neste caso Klaus Janson, arte finalista de Frank Miller na lendária série do Demolidor e Batmam - O Cavaleiro das Trevas.


No final editaremos o livro "Café Racer" com as nossas histórias de 5 pranchas cada, 10 pranchas de história de Sean Murphy mais 5 pranchas de história de um artista convidado, neste caso Joe Dellagatta com textos de Sean Murphy e sua esposa Coleen Katana.

GL - Tenho na minha colecção algumas das edições americanas onde colaboraste: "Outlaw Territory" (volume 2), da Image Comics; "Egg Hard-boiled Stories" e "Venom -The Land Where Killers Dwell", da Marvel. E sei que já fizeste mais trabalhos para os States.
Com tanta concreta aceitação da parte de vários editores americanos, que com certeza consideram que tens qualidade e talento suficientes para colaborares nessas publicações, que motivos te levaram a quereres ir agora frequentar um curso de BD?

JC - Por motivos mais pessoais que objectivos, sempre admirei o trabalho de Sean Murphy, considero-o um dos maiores talentos da Nona Arte mundial. 
Ele reune um conjunto de qualidades artísticas que muito admiro, e também um espírito muito crítico e pragmático, que muito me interessa desenvolver. 
Para além disso, não possuo nenhum grau académico superior, e considero que muita falta me faz renovar, reciclar um pouco a minha formação profissional.


GL - Terminado que está o curso, o único especializado que tiveste, que benefícios é que consideras ter obtido dessa experiência?

JC - Perspectiva. O ponto de vista e experiência de um profissional muito talentoso e algumas valências práticas, tanto artísticas como a nível de gestão de carreira.

GL - Muito obrigado pela tua disponibilidade e pela franqueza com que respondeste às minhas questões.


-------------------------------------------------------------------
JORGE COELHO

Síntese autobiográfica

Nascido em 1977, Lisboa, Portugal. Bem cedo no jardim escola apresentaram-lhe as canetas, lápiz e pincéis. Nunca mais os largou.
Queria ser o Homem-Aranha mas eventualmente, num lapso de pragmatismo, optou por ilustração ou melhor, desenhar BD!

Estudou Artes Gráficas e Comunicação na Escola de Artes António Arroio em 1996, com diversos trabalhos de ilustração editorial publicados no Jornal i, Diário de Notícias, revista AdWeek entre outros e ilustração editorial escolar pela Leya Asa II. Ilustração de cenários de animação para a série "Angelitos" da Animanostra. Ilustração publicitária para Cafés Tofa, Wall Street Institute, e storyboards para agências de publicidade como a TBWA, Euro RSCG, Brandia, McCan, Partners e BBDO. Actualmente trabalha regularmente em Banda Desenhada para o mercado norte americano.

Em Banda Desenhada ilustrou nos livros "Virgin's Trip" El Pep, "Venham +5" nº5 Bedeteca de Beja, "Outlaw Territory" Nº2, Image Comics, "Forgetless" Image Comics e "É De Noite Que Faço As Perguntas" Saída De Emergência, "Polarity" BOOM! Studios e "Venom" Marvel Comics.


Jorge Coelho

--------------------------------------------------------------------

Imagens que ilustram o "post":

1 - Desenho realizado por JCoelho durante o workshop
a) Vinheta finalizada
b) 2º esboço
c) 1º esboço
(Na realidade há mais esboços, mas apenas seleccionei dois mais a arte-final) 

2 - Jorge Coelho

3 - JCoelho e Klaus Janson

4 - Foto da turma de participants no workshop:
Sean Murphy (1º, chão), Clay McCormack (2º, chão), Corin Howell (3ª, escada), Stephen Green (4º, escada), Tana Ford (5ª, escada), JCoelho (6º, topo).


--------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão facilmente fazê-lo. Bastará clicarem sobre os itens Cursos e Workshops,Biografias visíveis no rodapé

1 comentário:

SketchbookPT disse...

Excelente entrevista com dois dos primeiros entrevistados da Sketchbook Portugal.

P.S.: O que achou da sua entrevista na Sketchbook #5 ? E já agora, já teve tempo para ver a edição #6 (666)?

Diogo Semedo