domingo, novembro 23, 2014

Bruxelas - Prédios e BD












Bruxelas,  como bem sabe quem a visitou ou lá viveu, é uma cidade que privilegia visivelmente a BD, ao nível urbano, pintando em especial nas empenas, e até nas fachadas de muitos edifícios, personagens e cenas de banda desenhada, transformando a capital belga numa espécie de álbum de BD em formato gigante.

Conheço um pouco da Bélgica - Bruxelas, Gand e Bruges - e houve duas coisas que me impressionaram bastante, enquanto apreciador da figuração narrativa: por um lado, os numerosos alfarrabistas (bouquinistes) e livrarias dedicadas em exclusivo à BD; por outro, essa muito peculiar tendência para a utilização de imagens de pranchas de séries populares com o fito de embelezar a cidade e levá-la a assumir-se como grande centro de BD. Apenas encontro essa mesma assunção em Angoulême, cidade francesa que acolhe o maior festival europeu de banda desenhada.

É difícil alguém munido de máquina fotográfica (pode bem ser um tablet) não sentir a pulsão de fotografar muitas daquelas imagens, algumas delas criando curiosos casos de trompe l'oeil.

O também fotógrafo amador Dr. João Fazenda - pai do ilustrador/autor de BD homónimo - teve a amabilidade de reenviar para o meu email umas tantas que alguém lhe tinha enviado, de outros fotógrafos. Entre muitas mais, seleccionei as que embelezam o topo do post.

Para Eliseo Oliveras e Carlier Claude, os fotógrafos cujas fotos estão devidamente assinadas, uma vénia de agradecimento.

2 comentários:

Jorge Macieira disse...

Não seja por isso, amigo Geraldes. Veja todo o Percurso BD de Bruxelas no álbum https://www.facebook.com/jorge.macieira.3/media_set?set=a.578453012171713.147633.100000210589866&type=3

Geraldes Lino disse...

Viva, amigo Jorge Macieira

Agradeço-lhe a sua visita.

Quanto à colecção de fotos de que fala, ou seja, "todo o percurso BD de Bruxelas", por manifesta incapacidade técnica (sou um internauta autodidacta e muito básico), não consigo extrair de lá e passar para o meu blogue as imagens que afixou no seu álbum no Facebook.

Muito lhe agradeceria se as enviasse por pdf para o meu gmail.

Antecipadamente grato.
GL