quarta-feira, dezembro 03, 2014

Festivais BD - 1ª Comi Con Portugal/2014


Na Europa, a banda desenhada tem os seus momentos de notoriedade, em termos de visibilidade enquanto mostra pública, através de eventos denominados Festivais ou Salões de BD, ao passo que nos Estados Unidos da América ela é encaixada nos chamados ComicCon, ou seja, Comic Convention.

É esse conceito, ligeiramente diferente, colocando mais em destaque as componentes espectaculares e comerciais da BD, que é agora importado para o nosso país, dando azo à realização em Matosinhos, mais concretamente na Exponor
da 1ª edição do ComicCon Portugal, que ali vai decorrer nos dias de 6ª feira, Sábado e Domingo, 5, 6 e 7 de Dezembro de 2014. 

O programa do evento apresenta-se variado e com muito interesse para abranger públicos diversificados, considerando que além de ter uma componente de diversão e espectáculo maioritariamente jovem (embora haja numerosos apreciadores adultos) como é o caso do cosplay, dá considerável destaque à Banda Desenhada, através da presença de autores de BD, portugueses e estrangeiros. 

Nesta vertente, a que interessa fundamentalmente a este bloguista e aos visitantes meus amigos (e não só), poderei citar uns tantos nomes, apenas como exemplo. 

Entre os portugueses: André Lima Araújo, Jorge Coelho, Ricardo Venâncio, Daniel Maia, Miguel Montenegro, Ricardo Tércio, Nuno Plati (estes na área "Portugal Internacional"; e noutras áreas, Joana Afonso, Pedro Brito, Rui Lacas, Ricardo Cabral, Nuno Lourenço, Pepedelrey, Manuel Morgado, Filipe Melo (argumentista).
Há ainda a registar o nome do brasileiro Sama, a residir em Portugal.

Nos estrangeiros ressaltam os nomes de Miguelanxo Prado e Juan Cavia, bem conhecidos pessoalmente entre nós; mas bem importantes são Carlos Pacheco, Pia Guerra, Ian Boothby, Javier Rodriguez, Claudio Castellini, Brian Vaugham (argumentista), Marcos Martin, Pia Guerra, entre outros.

Um aspecto muito interessante tem a ver com o facto de os autores poderem participar, se quiserem (o Jorge Coelho disse-me que será um dos participantes), na venda directa ao público de pranchas originais suas, para o que lhes será facultado espaço individual na secção Artist' Alley
Uma ideia muitíssimo interessante.  
 

Para os eventuais interessados em estar presentes na 1ª edição deste evento (eu conto estar lá), aqui registo o programa, por copy paste do da organização (claro que para se poder lê-lo é necessário clicar-lhe duas vezes em cima, peço desculpa a quem está farto de saber isto): 





--------------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionados com o tema Festivais bastará clicar nesse item visível no rodapé    

2 comentários:

Fernando Dordio disse...

Olá, espero que esteja tudo bem.

Disse algo, que não é bem assim. O Cosplay é muito mais que um espéctaculo para jovens. No Mundo inteiro existem diversos Cosplayers de todas as idades e muitos deles profissionais.

Abraço
Fernando Dordio

Geraldes Lino disse...

Viva, Fernando Dordio

Aceito a correcção.

Abraço.