sexta-feira, dezembro 19, 2014

Festivais BD - Comic Con Portugal 2014 - Inquérito a autores, editores, livreiros e bloguistas (III) - João Lameiras




Continuando a auscultação a gente da BD presente na Comic Con Portugal, reproduzo a mini-entrevista-inquérito feita a João Miguel Lameiras - autor (argumentista), docente, livreiro, bloguista e ex-radialista, tudo isto na área da BD.

Como se pode verificar, tanto Lameiras como os anteriores entrevistados - Jorge Coelho e Pepedelrey - sublinharam os quadrantes positivos do evento, que foram bastantes. 
Embora não tenham omitido os aspectos menos bons, ressalvando o facto de ter sido a estreia, sendo de esperar que a entidade organizadora, a City Conventions in the Yard, representada por Paulo Rocha Cardoso, possa encontrar soluções pragmáticas para aspectos negativos por eles apontados - e que eu confirmo, visto que também os presenciei.

Segue-se a mini-entrevista/inquérito:  


G.Lino João Lameiras: Como participaste na estreia do evento Comic Con Portugal, gostaria que fizesses a comparação entre este tipo de evento, com características americanas, e os festivais europeus, designadamente o de Angoulême.


João Lameiras - São modelos claramente diferentes, a Comic Con segue o modelo das Comic Cons americanas, como a de San Diego. Ou seja, umtipo de evento centrado na cultura pop em geral, com um ênfase repartido pela BD, cinema, séries de TV, e jogos de computador.
O Festival de Angoulême, com a importância que dá às exposições, com originais e cenografias elaboradas, é um modelo que está muito mais próximo da Amadora do que da Comic Con.

G.L. - Pensas que este evento multidisciplinar - onde coexistem banda desenhada, cosplay, videojogos, cinema, televisão, espaços comerciais com BD e diversos tipos de "merchandising"  - fazia falta em Portugal?
 

João Lameiras - Sem dúvida! O sucesso desta primeira edição só vem comprová-lo.

G.L. - Surpreendeu-te o facto de ter havido uma autêntica avalanche de público - cerca de 30.000 visitantes -, apesar de a Exponor se localizar em Matosinhos, a razoável distância do Porto, e as entradas terem um preço algo elevado?

João Lameiras - Confesso que não esperava tanta gente (nem a organização). 
Mas é a prova que a divulgação foi bem feita e resultou, tal como a aposta no mercado espanhol, especialmente da Galiza.

G.L. - Como autor de BD na área do argumento, docente do tema e livreiro, achas que tiveste vantagem em participar? Em qual das tuas actividades sentiste que lucraste mais com esta participação? 

João Lameiras - Como livreiro, compensou claramente! Infelizmente, por ter que estar grande parte do tempo no stand, acabei por não poder aproveitar tanto como gostaria a outros níveis.

G.L. - O que achaste de mais interessante no evento? 
João Lameiras - A dinâmica e o ambiente geral,um público entusiasta, a qualidade e variedade do cosplay, no mais positivo.

G.L. - E que aspectos consideras terem sido menos bem conseguidos?
 

João Lameiras - O pouco destaque dado às exposições, e os problemas logísticos causados pela verdadeira invasão de sábado, nos aspectos negativos.

----------------------------------------------------------------
LAMEIRAS, João Miguel

Síntese autobiográfica


João Miguel Salgado Lameiras Crisóstomo dos Santos, Coimbra, 13 Setembro 1966.

Licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, e Mestre em História da Arte Moderna pela mesma universidade.

É docente convidado da Licenciatura de Banda Desenhada e do Mestrado de Ilustração da ESAP (Escola Superior Artística do Porto - Pólo de Guimarães) desde Março de 2011.

Trabalhou como conselheiro editorial das Edições Devir e tradutor de Banda Desenhada para as Edições Devir e Vitamina BD.
Desde 2006 é um dos proprietários da Livraria Dr. Kartoon, livraria de Coimbra especializada em Banda Desenhada.
Actualmente, escreve regularmente sobre Banda Desenhada no jornal Público, no BD Jornal, na revista Bang! e no seu blogue Por Um Punhado de Imagens
Colaborou semanalmente no Diário As Beiras durante vinte anos (de Maio de 1994 a Maio de 2014) e em outras publicações, tendo ganhopor três vezes o Prémio de Imprensa do Festival de Banda Desenhada da Amadora com os seus textos sobre Banda Desenhada.
Foi comissário de várias exposições de sobre BD para os Festivais do Porto, Lisboa e Amadora, e para o CNBDI, da Amadora.
Como argumentista publicou em co-autoria os livros Crossroads e A Revolução e Éden 2.0, tendo igualmente publicado As Cidades Visíveis, um ensaio ficcionado sobre a série de BD As Cidades Obscuras de Schuiten e Peeters.

Foi responsável, entre 1990 e 2002, do programa sobre BD, Balada do Mar Salgado, na Rádio Universidade de Coimbra, criado com João Ramalho Santos e o saudoso Olímpio Ferreira. 
.............................................
  
Imagens que ilustram o presente "post":
1. João Lameiras, de pé, e de Filipe Melo, sentado, a dar autógrafos (Foto por Ricardo Cabral)
2. Logótipo da Comic Con Portugal

 ---------------------------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionados com o tema Festivais e Comic Con Portugal bastará clicar nesse item visível no rodapé     

Sem comentários: