domingo, junho 21, 2015

Curso sobre BD de Super-Heróis


De vez em quando há notícias que surpreendem pela invulgaridade. Por exemplo esta: vai realizar-se um curso de Verão intitulado Universos Partilhados no Cinema e na Banda Desenhada de Super-Heróis.

O título é sugestivo, inquestionavelmente. Mas quem são os responsáveis por este curso?

Tudo está esclarecido no texto divulgatório que me enviaram, e que em seguida reproduzo:  

Estão abertas as inscrições para o curso de Verão “Universos Partilhados no Cinema e Banda Desenhada de Super-Heróis.” 

Realizar-se-á de 6 a 15 de Julho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa. 

As inscrições podem ser feitas online ou no secretariado da Escola de Verão FCSH/NOVA.

Organizado pelos investigadores Ana Cabral Martins da FCSH e Hugo Almeida da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, este curso tem a duração de 23h (com uma hora de avaliação adicional optativa), dividido em sessões de 3h.  

O curso abordará os universos ficcionais de super-heróis. Em particular, discutiremos o desenvolvimento de universos partilhados, ou seja, constelações de personagens e eventos que participam ou que têm consequências para múltiplas obras de ficção, e que são geridas em colaboração por vários autores. 

Este modelo de produção tornou-se canónico na indústria de banda desenhada norte-americana, e a sua introdução recente no cinema de Hollywood teve consequências dramáticas do ponto de vista industrial, narrativo e criativo. 

Mais informações:

Inscrições no campus: Secretariado da Escola de Verão FCSH/NOVA - Torre B, 1º andar, Divisão Académica
-------------------------------------------------------------------


Universos Partilhados no Cinema e Banda Desenhada de Super-Heróis

Início: 6 de julho
Datas: 6 a 15 de julho | dias úteis das 14h00 às 17h00
Docente Responsável: Margarida Medeiros
Professores: Ana Cabral Martins e Hugo Almeida*
Áreas: Artes

Objetivos
a) Objetivos de Aprendizagem:
- Obter e aprofundar capacidades analíticas acerca do significado dos processos de convergência na indústria dos média e o modo como a indústria cinematográfica foi, e é, afetada.
- Observar e examinar novas estruturas narrativas dos média e o modo como estas se confrontam com as estruturas narrativas do paradigma anterior.
- Examinar a intertextualidade e translinearidade das narrativas de super-heróis, e compreender como se negoceiam a estética e as narrativas de diferentes autores e personagens.
- Obter e aprofundar capacidades de análise e crítica do processo de adaptação narrativa intra-media e inter-media.
b) Competências Específicas:
- Estudo e discussão de textos de referência relativos a cada seminário que compõe a estrutura curricular do curso.
- Aplicação crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos na elaboração de um ensaio cujo tema e modo de realização sejam discutidos em aula.
- Apresentação oral do trabalho realizado no âmbito do curso.

Programa
Neste programa de trabalhos, pretendemos abordar o conceito de “universo partilhado” como estratégia narrativa e industrial. Entende-se por universo partilhado o conjunto de personagens, locais e situações que são comuns a múltiplas obras de ficção—de um ou mais autores—, por via de entrosamentos vários entre estas. Serão discutidos dois exemplos em concreto pelo seu nível de desenvolvimento e relevância mediática: o género dos super-heróis na banda desenhada e no cinema. Abordaremos as condições históricas e os intervenientes que conduziram ao desenvolvimento de universos partilhados na BD e filmes de super-heróis; o diálogo transmedia que permitiu este desenvolvimento; as consequências para as duas indústrias, do ponto de vista industrial e do ponto de vista criativo; e as diferentes formas de intertextualidade que mantêm a integridade destes universos partilhados.
As aulas focar-se-ão sobre os seguintes pontos em particular:
- A cultura de convergência e a conglomeração de Hollywood;
- A era “heróica” de Hollywood: a emergência de filmes de super-heróis;
- A transposição do género dos super-heróis da banda desenhada para o cinema americano: a estética da adaptação, especificidades do meio e audiência, e a suas consequências ideológicas;
- A intertextualidade radical na banda-desenhada de super-heróis: universos partilhados, pastiche, desconstrução e recriação;
- Da banda-desenhada ao filme: adaptações de Spider-Man, X-Men, Fantastic Four (Marvel);
- Da banda-desenhada ao filme: adaptações de Batman, Superman, Green Lantern (DC Comics);
- Narrativas transmedia e modelos de universos partilhados;
- A adaptação do modelo do “universo partilhado” da banda-desenhada de super-heróis para o cinema;
- Como a Marvel Studios mudou o paradigma do blockbuster americano: os filmes e as adaptações da fase 1 e 2 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Pré-requisitos
Leitura aconselhada:
MILLAR, Mark; Yu, Leinil - Civil War. Marvel Comics, 2007.
MILLAR, Mark; HITCH, Brian. The Ultimates: Ultimate Collection. Marvel Comics, 2010.
KIRBY, Jack - Jack Kirby’s Fourth World Omnibus, vols. 1, 2, 3 e 4. DC Comics, 2007.
ELLIS, Warren; CASSADAY, John - The Planetary Omnibus. DC Comics, 2014.
MOORE, Alan; GIBBONS, Dave. Watchmen. DC Comics, 2014.
DARIUS, Julian. Watchmen and Intertextuality: How Watchmen Interrogates the Comics Tradition. Sequart Organization. 21 de Março de 2005. Acedido em 19 de Fevereiro de 2015 http://sequart.org/magazine/2664/watchmen-and-intertextualiy-how-watchmen-interrogates-the-comics-tradition/

Bibliografia
GORDON, Ian; MARK, Jancovich & ,MCALLISTER, Matthew - Film and Comic Books. 1st edition. Jackson: University Press of Mississippi, 2007.
GRAY, Richard & KAKLAMANIDOU, Betty - The 21st Century Superhero: Essays on Gender, Genre and Globalization in Film. Jefferson, N.C: McFarland, 2011.
JENKINS, Henry - Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Revised edition. New York: NYU Press, 2008.
HATFIELD, James - Hand of Fire: The Comics Art of Jack Kirby, Jackson: University Press of Mississippi, 2012.
_______________
*Ana Cabral Martins
Experiência:
Assistente de Produção, Ambar Filmes, Lisboa — Abril 2008 a Setembro 2009
Assistente de Produção; Anotadora (“Perdida Mente”, 2010); Assistente de Montagem (“O Espelho Lento”, 2010).
Estagiária, Cinemateca Portuguesa — Centro de Conservação (ANIM), Bucelas — Outubro 2007 a Janeiro 200. Assistente na secção de Identificação de materiais fílmicos. Assistente no arquivo do sector dedicado a Novos Suportes.
Estagiária, Filmes do Tejo, Lisboa — Julho 2007 a Setembro 2007
Preparação de materiais de divulgação de filmes produzidos pela Filmes do Tejo para festivais internacionais. Compilação de bases de dados e de contactos. Tradução e transcrição de conteúdos. Breve assistência na pós-produção do filme “Cristóvão Colombo — O Enigma” (2007).
Educação:
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas — Doutoramento em Media Digitais do Programa UTAustin|Portugal (em associação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, a Universidade do Porto e a Universidade do Texas em Austin), 2014
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas — Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Cinema e Televisão, 2009
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas — Licenciatura em Ciências da Comunicação, Especialização em Cinema e Televisão, 2007
WORKSHOPS. Digital Hollywood Workshop — UT/Portugal 2008 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Technology and Culture Workshop — UT/Portugal 2009 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Convergent Hollywood Workshop — UT/Portugal 2009 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Intro to Digital Documentary Workshop — UT/Portugal 2009 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Documentary Mash Up Workshop — UT/Portugal 2010 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Digital Cinema Workshop — UT/Portugal 2010 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Cinematography Workshop — UT/Portugal 2012 Digital Media Summer Institute (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).


*Hugo Almeida
Formação:
2013-corrente: Investigador pós-doc em comunicação visual e estudos de Banda Desenhada, na Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa.
2014:Anthropocene Campus –programa académico multidisciplinar entre investigadores e artistas, Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha.
2014:Laboratório de Ilustração e Banda Desenhada (curso de 100 horas de Banda Desenhada), leccionado na Faculdade Belas-Artes, Universidade de Lisboa.
2013:Desenho I (cadeira semestral de Licenciatura frequentada em regime livre), na Faculdade de Belas-Artes Universidade de Lisboa.
2013:Doutoramento em Biologia Molecular, pelo trabalho desenvolvido no Instituto Gulbenkian de Ciência (título da tese: Measuring chromosome-end fusions in fission yeast). Grau conferido pela Universidade Nova de Lisboa.
2012:Membro fundador do selo editorial de banda desenhada e pesquisa “Clube do Inferno” (http://clubedoinferno.tumblr.com).
2006: Licenciatura em Biologia Microbiana e Genética, na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
Publicações académicas:
Almeida H. (2014) From comics to biology diagrams: structure and inference in visual narratives of transformation. Em revisão.
Almeida, H., (2013) Measuring Chromosome-end fusions in fission yeast. tese de Doutoramento.
Almeida, H. and Godinho Ferreira, M. (2013) Spontaneous telomere to telomere fusions occur in unperturbed fission yeast cells. Nucleic Acids Research, 41, 3056-3067.
Publicações de banda desenhada:
Almeida, H. (2014) 3 Stories. Edição de autor sob o selo editorial Clube do Inferno
Almeida, H. (2014) Radiation #2. Edição de autor sob o selo editorial Clube do Inferno
Almeida, H. (2013) Radiation #1. Edição de autor sob o selo editorial Clube do Inferno
Almeida, H. (2012), Ghostspeaker. Edição de autor sob o selo editorial Clube do Inferno.
Almeida, H., (2005) Eléctrica Cadente. BLAZT — Antologia de Banda Desenhada, 1, 14-17.
----------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as postagens anteriores deste tema poderão facilmente fazê-lo. Bastará clicarem sobre o item Cursos e Workshops, visível no rodapé

Sem comentários: