terça-feira, agosto 11, 2015

A Vida Oculta de Fernando Pessoa






André Morgado, argumentista/guionista português, e Alexandre Leoni, ilustrador e autor de BD virtual no seu site, travaram conhecimento em 2014 através da internet. O português, admirador confesso de Fernando Pessoa, apresentou ao brasileiro o projecto de realizarem uma novela gráfica dedicada ao celebrado poeta, tão admirado em Portugal como no Brasil.

Inicialmente, Alexandre Leoni, achou que aquela não era a sua praia. Mas, de acordo com a frase criada por Pessoa na actividade de publicitário, na mente do desenhador o projecto "primeiro estranhou-se, depois entranhou-se". E aí esteve a génese de cooperação luso-brasileira dos dois parceiros, que se assumem, segundo palavras de Morgado, "amantes da criatividade e da cultura".

Está, pois, iniciada a tarefa de realizar uma banda desenhada onde se esmiúcem alguns dos aspectos mais ocultos da sua vida, num mundo sobrenatural idealizado pelo novel argumentista/escritor, que cria uma trama ficcional onde Fernando Pessoa surge como membro de uma sociedade secreta que luta para salvaguardar os portugueses de uma catástrofe. A fim de melhor o conseguir, o poeta recorre à sua extensa heteronimia. E daí em diante vê-se envolvido em peripécias que, por agora, apenas são conhecidas pela dupla de autores.

Mas para concretizarem o projecto gráfico-literário de uma obra em banda desenhada com grande envergadura, os dois cúmplices precisariam de verbas que nem um nem outro poderiam disponibilizar. Daí que tenham decidido recorrer ao sistema de crowdfunding.

Os interessados em participar na concretização da obra podem consultar o endereço:

https://www.catarse.me/pt/avidaocultadefernandopessoa

-----------------------------------------------------------  
Os visitantes deste blogue que, por curiosidade, queiram ver os restantes "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item Fernando Pessoa na banda desenhada visível no rodapé

1 comentário:

Anónimo disse...

que horror!