Um livro de banda desenhada tendo como autores dois nomes com prestígio noutras áreas culturais - Rui Azul, músico, designer gráfico e autor de BD (*), e Manuel António Pina, jornalista e poeta, infelizmente já falecido -, editado por uma entidade não ligada à área editorial da BD, e com uma invulgarmente grande tiragem dedicada a oferta na totalidade, é algo de inusitado e imprevisível.
Uma Viagem Fantástica constitui uma interessante peça de BD, editada em 1996, quase há vinte anos, por conseguinte actualmente já difícil de obter.
A trama da obra, gizada com imaginação por Manuel António Pina (provavelmente a sua única participação como argumentista de BD), e bem desenhada por Rui Azul (que já tinha feito BD no fanzine Belo Zebu), tem um fundo onírico, pois gira em torno de peripécias protagonizadas por dois irmãos que sonham estar a viajar no metro do Porto, numa altura em que esse meio de transporte urbano ainda não existia naquela cidade, pois apenas seria inaugurado em 2005.
Ficha técnica
Título: Uma Viagem Fantástica
Autores:
Desenhos e design gráfico - Rui Azul
Texto e diálogos- Manuel António Pina
Texto de apresentação de Arnaldo Saraiva
Produção - Dividendo Comunicação e Imagem
1996 / 1ª edição
Edição de GEC ALSTHOM
50 mil exemplares destinados a oferta
Formato 20x28cm
32 páginas
Álbum brochado
(*) http://ruiazul.wix.com/rui-azul#!__bd-comics
-----------------------------------------------
2 comentários:
Como é possível tentar arranjar um exemplar? os meus cumprimentos.
Letrée
Caro Letrée
Pesquisei no google (onde mais poderia ser?) a entidade Gec Alsthom, e acabei por concluir que existe no nosso país a firma Alstom Grid Portugal.
O nome aparece ligeiramente diferente, sem o h em Alsthom, mas parece-me, pela finalidade da empresa, ser a mesma.
Localiza-se na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 108 - 4ºA, Lisboa, e tem o telefone fixo 218479033.
É tudo quanto lhe posso dizer, porque obtive esta peça, editada em 1996, por altura do ano da edição, talvez no Porto, onde o álbum terá sido editado (o tema tem a ver com o Metro Ligeiro daquela cidade) e onde fui a todas as edições do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto - SIBDP, entre 1985 e 2201.
Saudações.
Enviar um comentário