terça-feira, dezembro 13, 2016

Agonia Sampaio - BD na Revista Audácia





Antes de mais, convém esclarecer que apenas a banda desenhada acima reproduzida é da autoria de Agonia Sampaio, porque a ilustração da capa da revista (reproduzida em baixo), com o retrato desenhado do Papa Francisco - que apresenta boas semelhanças, embora com os olhos ligeiramente esbugalhados sem se perceber porquê -, será talvez de algum dos ilustradores italianos habituais colaboradores da revista (mas não está assinada nem o seu nome consta da ficha técnica, uma lacuna informativa). 


Há dez anos escrevi um post acerca da revista Audácia, que atingia na altura quarenta anos de publicação, pormenor registado na capa desse nº435 (*), datado de Novembro de 2006.

De facto, esta revista com BD, mas não de BD - ou seja, o seu conteúdo é variado, com textos e reportagens fotográficas, mas não é dedicada em exclusivo à BD, apenas inclui uma ou duas bandas desenhadas, geralmente de autores italianos - é uma publicação de índole religiosa, editada por missionários combonianos, e existe desde Novembro de 1966, por conseguinte está agora a atingir cinquenta anos (!) de publicação mensal ininterrupta.

Um dos seus esporádicos e raros colaboradores portugueses é, Agonia Sampaio, - que mais uma vez aqui aparece integrado na revista. Os outros, que eu saiba, foram até agora Ana Cristina, que assinou uma bd, e Pedro Alves, que desenhou uma capa.

Um Homem Apaixonado Por África é o título de mais esta colaboração de Agonia Sampaio, autor do argumento/guião desta curta de BD, de carácter biográfico, dedicada a Daniel Comboni, fundador dos Institutos Combonianos, de que existe um em Lisboa.

Ficha técnica
Título: Audácia 
Nº 544 
Periodicidade: Mensal
Data: Outubro 2016
Dimensões: 17x24cm
Tiragem (do número anterior: 15.300 exemplares)
Proprietário
Missionários Combonianos do Coração de Jesus
Director: Bernardino Frutuoso
Redacção:
Calçada Eng. Miguel Pais, 9
1249-120 Lisboa
Tel. 213 955 286
E-mail: audacia@netcabo.pt       

(*) http://divulgandobd.blogspot.pt/2006/12/audacia-revista-com-bd-40-anos-de-vida.html

-----------------------------------------------

Agonia Sampaio

Síntese biográfica (2ª versão)

António Manuel Agonia Sampaio, 16 de Março de 1970, Luanda, Angola. 

 













Em Portugal passou a residir na Póvoa de Varzim, onde vive actualmente.
Frequentou o 2º Ano de Engenharia Publicitária do Curso Superior do ISCIE - Instituto Superior de Ciências e Informação das Empresas (Porto), e o 1º Ano do Curso Superior de Desenho na Cooperativa Árvore (Porto).
Em 1986 começou a concorrer a concursos de BD, e foi-lhe atribuído o 3º Prémio num organizado no Seixal. E em 1988 atreveu-se a participar no IV Concurso de Banda Deseñada da Casa da Xuventud de Ourense (Galiza), onde obteve também o 3º Prémio.
A sua mais importante participação na BD foi no jornal Comércio do Porto, onde se iniciou a colaborar em 1987 no suplemento dominical infantil "Cantinho do Nicolau", com o personagem Tó, na bd intitulada "O Lago", tendo permanecido como colaborador durante cerca de treze anos, com várias bedês de continuação.
Começou a colaborar em 1985 na revista Audácia (editada desde 1966 pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus) com várias bandas desenhadas, designadamente "Se Um Dia Encontrasse Cristo", colorida a duas cores, e "Um Homem Apaixonado por África", em quadricromia.
Colaborou no semanário de distribuição gratuita nas universidades do país Mundo Universitário (1986), e também no fanzine Efeméride (nº6 - Parte 1 de 4 - Outubro 2013) com uma bd "pastiche" dedicada a Astérix.
..........................................................
Experiência gráfica do A.S. em data recente (Março 2018)



-------------------------------------------------

Os visitantes do blogue que queiram ver posts anteriores dedicados a esta revista Audácia, ou a Agonia Sampaio, cliquem nesses itens visíveis no rodapé 

1 comentário:

Toonman disse...

http://toonman.com.pt/images/illos/varias/audacia_capa5_small.jpg