quarta-feira, dezembro 07, 2016

Museu de BD em Beja!


A notícia bombástica há dias que corre na blogosfera e nas redes sociais: Beja vai ter um museu dedicado em exclusivo à Banda Desenhada!

E quem está na base desta incrível novidade? Paulo Monteiro, obviamente! Ele, que em Beja, já montara a Bedeteca e em seguida, o Festival Internacional de Banda Desenhada, transmite aos apaixonados da BD a notícia emitida pela Câmara Municipal de Beja que a seguir reproduzo:

BEJA VAI TER MUSEU DE BANDA DESENHADA  

É difícil falar de Beja sem referir a relação que a cidade tem com a Banda Desenhada. 

A existência da Bedeteca e do Festival Internacional de Beja, reconhecido um pouco por toda a Europa, fazem de Beja um dos principais centros difusores desta arte no nosso país. 

Ciente desse rico património, o Município de Beja decidiu apostar na criação de um equipamento que permita fazer um percurso pela História da Banda Desenhada Portuguesa, de 1850 até à actualidade, tendo ao dispor dos visitantes várias obras originais e uma forte componente multimédia, promovendo desta forma a banda desenhada entre todos os públicos.

O Museu de Banda Desenhada terá também ao dispor dos utentes vários ateliês, espaços de trabalho e galerias de exposições temporárias, entre outras valências. 

A criação deste equipamento, que acolherá a Bedeteca de Beja, integra a estratégia de promoção, dinamização e valorização económica do Centro Histórico de Beja, pelo que o mesmo será instalado num edifício do município, situado em pleno Centro Histórico -explica João Rocha, presidente da Câmara Municipal.

Sem comentários: