quarta-feira, janeiro 04, 2017

Curtas de BD - "Eu Mato Super-Heróis!", por Fábio Veras





Desde sempre, na minha actividade em prol da BD, tenho apoiado novos autores, publicando-lhes as bandas desenhadas em revistas ou jornais onde colaborei, ou nos meus fanzines.

Actualmente, em vez de revistas, que foram desaparecendo, e os jornais deixaram de publicar bandas desenhadas, em especial de autores portugueses nas suas páginas, eu tenho, temos os blogues. 

E continuando a tentar divulgar novos autores que na minha opinião o merecem, publico hoje a excelente curta de BD intitulada Eu Mato Super-Heróis!, do novel autor Fábio Veras, que demonstra considerável talento.

A forma como o conheci é algo insólita. O Fábio foi o 
1º classificado do concurso de BD organizado pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, mas chegou tarde ao edifício dos Recreios da Amadora onde tinha acabado de decorrer a cerimónia da entrega dos prémios aos vencedores do concurso. Eu estava a falar com Nelson Dona, director do festival, quando aparece o Fábio Veras a pedir desculpa por ter chegado atrasado.

Foi assim que o conheci, e devo dizer que foi o primeiro vencedor de um concurso da Amadora com que contactei pessoalmente. Até já participei várias vezes como jurado nesses concursos, mas só vejo os pseudónimos. E quando os vencedores vão receber os prémios pecuniários, e em seguida descem do palco, nunca tive hipóteses de conhecer pessoalmente qualquer deles. 

Portanto, foi por esta circunstância completamente casual que conheci o Fábio e, claro, logo lhe pedi o contacto, porque, devo dizer, muito tinha apreciado a banda desenhada dele na exposição das bandas desenhadas participantes no concurso.

Entretanto ele colaborou com uma curta de BD de prancha única, a meu pedido, no fanzine CoopAzine, editado durante a Mostra Internacional de Fanzines de Paio Pires, e em seguida acedeu a fazer uma curta de BD para eu publicar neste blogue. Aqui estou a mostrá-la, com muito gosto, porque considero que o merece.
----------------------------------------------------------------------------------
FÁBIO VERAS

Autobiografia

Nasci em Lisboa em Outubro do ano de 1997 e sou amante e aspirante a ilustrador e banda desenhista.

Foi desde muito novo que eu demonstrei interesse pelo desenho e particularmente pela BD. Enquanto o meu irmão montava e desmontava carrinhos de brincar, eu passava tardes a fazer rabiscos numa folha de papel. Foi então por volta do 5º ano de escolaridade, onde eu já lia assiduamente muitas revistas de banda desenhada, que defini como objetivo ser ilustrador profissional.

Frequento o 2º ano do curso de desenho da faculdade de Belas Artes de Lisboa, o que até agora me tem enriquecido bastante enquanto artista.

A minha participação na BD ainda é escassa. Contam-se apenas alguns projetos amadores e incompletos. Recentemente concorri ao concurso nacional de banda desenhada do AmadoraBD 2016 no qual fui o 1º classificado e posteriormente participei com uma banda desenhada no fanzine CoopAzine (nº1-Nov.16), editado no âmbito da Mostra Internacional de Fanzines de Paio Pires.
----------------------------------------------------------------------------------
 Os interessados em ver/ler bandas desenhadas que se inserem nos temas Curtas de BD ou Inéditas deBD, poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé 

1 comentário:

ert disse...

Por vezes aparecem objectos ligados à BD em publicidade, capas de discos ou outros projectos. http://industrias-culturais.blogspot.pt/2016/12/a-festa-uma-banda-desenhada.html