sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Lançamento de livro de BD no Museu Bordalo Pinheiro


Penim Loureiro, após ter estado intensamente ligado à BD entre 1979 e 1984, dela esteve em seguida longos anos afastado, absorvido pela sua actividade de arquitecto e de professor universitário.

Regressado em 2014, com a obra Cidade Suspensa, de que foi autor completo, e em 2015, numa curta participação na BD colectiva Portugal 2055, Penim surge agora, dois anos depois, a assinar os desenhos de Reportagem Especial- Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal, desta vez em equipa, de que fazem parte Bruno Pinto, argumentista/guionista, e Quico Nogueira, colorista.

A obra vai ser apresentada hoje, sexta-feira, 17 de Fevereiro, às 18h00, no Museu Bordalo Pinheiro, com a presença dos três autores.

Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382
Lisboa

--------------------------------------
PENIM LOUREIRO

Síntese biobibliográfica


Carlos Manuel Moura Penim Loureiro, 1963, Lisboa.
Assinando apenas por Penim, desenhou intensamente de 1979 (ano onde já era participante habitual nos concursos e exposições de BD em Portugal) a 1984, com bandas desenhadas publicadas em jornais como o Sete, Diário e Diário Popular, nas revistas Tintin e Jornal da BD, e nos fanzines Ruptura, Ritmo, Amargem, Boletim do CPBD e na revista espanhola Un Fanzine Llamado Camello
A partir desse ano interrompeu a banda desenhada para se dedicar à arquitectura, e mais tarde à arqueologia.

Regressado à BD, criou a solo a obra “A Cidade Suspensa”, com um fundo autobiográfico, que teve lançamento em 2014.

Em 2015 participou em "Portugal 2055", obra colectiva de BD com dez episódios, realizados por outros tantos desenhadores, sob argumento do biólogo Bruno Pinto, em que Penim foi autor da curta de BD "Jantar de Amigos".  
Em Fevereiro de 2017 é lançada a obra "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal", de que Penim é autor dos desenhos, Bruno Pinto do argumento/guião, e de Quico Nogueira a colorização.   
------------------------------------
BRUNO PINTO

Síntese autobiobibliográfica


Biólogo com experiência profissional no estudo da ecologia e conservação de mamíferos, tendo feito um mestrado em Inglaterra nesta área e o doutoramento em história ambiental portuguesa. Desde 2009 que centra a sua actividade na comunicação de ciência, estando actualmente a fazer um pós-doutoramento nessa área no MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa).


Anteriormente, foi pós-doutorando no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Universidade de Lisboa) durante seis anos, tendo realizado diversos projetos: por exemplo, fez parte da Comissão Organizadora do programa “Bioeventos 2010” (Ano Internacional da Biodiversidade) e foi comissário da exposição "Linces, Lobos e Águias-Reais". Foi, também, autor de duas peças de teatro sobre ciência, co-autor do livro “Guia de Campo do Dia B” (2010) e de duas Bandas Desenhadas sobre ambiente. Para além disso, foi co-coordenador da Noite dos Investigadores entre 2012 e 2014 nesse museu, e também colaborou com o CCViva de Sintra (por exemplo na exposição “Resistir” sobre resistência bacteriana a antibióticos- 2015) e com o projeto “ClimAdapt. Local” (livro de banda desenhada sobre adaptação às alterações climáticas em Portugal- 2016).

Entre 2011 e 2015, publicou regularmente crónicas online sobre ambiente (sites da Visão Verde e Wilder) e pertenceu ao grupo "Cientistas de Pé” (Stand-Up Comedy sobre Ciência), sendo co-autor do livro "Toda a ciência (menos as partes chatas)" (Gradiva, 2013). Também tem experiência anterior na investigação na área da comunicação e educação da ciência. 

-----------------------------------
QUICO NOGUEIRA

Síntese autobiobibliográfica

QUICO - Relatos confirmam que desde sempre foi observado à volta de lápis, canetas,  papel, e bastantes livros. Após alguns anos de trabalho na sua área de formação, Engenharia Civil, optou por ir à aventura e dar vazão à sua paixão pela banda desenhada, ilustração e animação.
Após a publicação uma tira de Banda Desenhada no BDJornal em 2006, começou em 2009 a sua experiência profissional no campo da Ilustração.
Dados mais relevantes desta sua curta carreira:
Desenvolvimento gráfico das personagens da série Capitão Falcão para a produtora Indivídeos (2010); Trabalho de traçagem para o filme de animação “M” de Joana Bartolomeu, vencedor do prémio do público, no galardão Vasco Granja, na Monstra de 2013 (2011); Terceiro lugar no concurso de Banda Desenhada Avenida Marginal com “O Homem mais Inteligente do Planeta”; Primeiro lugar no concurso de Banda Desenhada de Odemira com “Titanic – A verdadeira história”; Vencedor do prémio de Ilustração Fantástica Speccall da Specweek com “Um conto de Março”. Primeiro lugar no concurso de Banda Desenhada do Salão de Moura com “O Talhante e o Ilusionista” (2013).”Ratchemaster” a publicar pela Editora Arcana Comics em 2015 (2014).
Locais onde encontrar o seu trabalho:

- No Facebook : Quico’s Illustration And Comics
-No Behance : www.behance.net/quiconogueira
- No seu blog: www.producoesquico.blogspot.com
----------------------------------- 
Os interessados em ver as postagens anteriores relativos a este mesmo tema poderão fazê-lo clicando no item Lançamentos inscrito no rodapé  

Sem comentários: