quarta-feira, agosto 09, 2017

BD de José Smith Vargas




Mapa Borrado é uma série de banda desenhada sob o traço de José Smith Vargas, em episódios autoconclusivos trimestrais, sempre apresentados em pranchas verticais. É notória a facilidade com que Vargas movimenta as personagens, e a expressividade que incute nos respectivos rostos. É também dele a escrita em que predomina a linguagem popular, o palavrão por vezes vernáculo. Uma banda desenhada que se encaixa bem no quadrante tendencialmente anarquista do jornal onde é publicada, o Mapa.
---------------------------------------

JOSÉ SMITH VARGAS


Síntese biobibliográfica



José Smith Vargas, Lisboa, 1981. 

Formou-se na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Ilustrador, muralista, designer, autor e leitor de banda desenhada. 

Publicou BD e ilustração em edições da Associação Chili com Carne, na Revista Buraco e em inúmeras outras publicações, jornais, fanzines, blogues, etc.. 

Fez cartazes, designadamente para o Concurso de BD da Associação Cultural Alagamares, de Sintra.

Naquela associação dirigiu uma oficina de BD em quatro sessões, destinada a principiantes (apresentada pelo cartaz afixado aqui por cima).


Dos seus projectos de BD em curso destaca-se a adaptação de textos de Raul Brandão na série "O Fígado da República"; de crónicas sobre a requalificação do bairro da Mouraria; e "As Aventuras de Mário, o Trovador".

Tem tentado levar a influência da BD para outros territórios visuais como cartazes e capas de discos, ultrapassando a natureza sintética e aglomeradora da ilustração, antes explorando instantâneos de sequências, de narrativas inexistentes.

Nas influências, a sua referência principal em termos de autores é a BD franco-belga (clássica e contemporânea):

Edgar P. Jacobs, Jacques Martin, Franquin, François Bourgeon, Jacques Tardi, Christophe Blain, David B., Joann Sfar...

Depois há Pratt, Muñoz, Prado, Bilal, o português Relvas... 


Quanto a personagens, as preferidas vêm da escola autobiográfica americana: Harvey Pekar e Joe Sacco. Autores que se representam nas suas histórias.. No caso de Pekar, escrito por ele e desenhado por outros. 


Em relação a Mário "o trovador", bd em preparação, baseia-se num cantautor e músico de rua, iniciando assim uma série onde traça pequenos retratos da vida e ilustra alguns temas das canções do seu amigo.

José Smith Vargas está a colaborar no jornal Mapa onde, no nº8, foi publicada a sua bd "A Morte na Póvia de Sta. Iria". 

Actualmente (2017) vive na Noruega.

(*) Os seus espaços na internet:
josesmithvargas.blogspot.pt
www.behance.net/josesmithvargas


 -------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa em jornais poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé     

Sem comentários: