domingo, março 25, 2018

Viagens sem insónias sob controlo de cientistas




Sexta-feira da semana passada calhou a 16 de Março, Dia Mundial do Sono. 

João Ramalho Santos, cientista do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, mas também argumentista/guionista de BD nas horas vagas, elaborou um texto (*) com bases científicas mas de características didácticas, a que deu o título Viagens Sem Insónias, e que André Caetano transformou em imagens de grande qualidade.

Mais uma vez a banda desenhada assume o papel de complemento visual para facilitar a compreensão de problemas do foro biológico, neste caso concreto do relógio biológico humano e das perturbações originadas pelas nossas actividades do dia-a-dia, tanto, por exemplo, nas viagens aéreas intercontinentais como às alterações produzidas no nosso organismo derivadas do trabalho por turnos.

Nota: Estamos perante uma banda desenhada de duas pranchas/páginas incluída na rubrica Ciência do jornal Público, na edição de 16 de Março de 2018.

(*) Em equipa com Ana Rita Álvaro e Sara Varela Amaral 

------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa em jornais ou Ciência e BD poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé     

Sem comentários: