quarta-feira, julho 25, 2018

Alice in Wonderland de Lewis Carol, por Zé Francisco







A personagem Alice, criada por Lewis Carol, já teve várias adaptações à banda desenhada em todo o mundo, e Portugal não é excepção, sendo conhecida a categorizada versão de Fernandes Silva (um autor praticamente desconhecido) publicada na revista Cavaleiro Andante (1952-1962). Depois disso, só voltamos a encontrar uma versão, esta muito livre e extremamente sintetizada, com um tratamento estilístico de muito elevado nível e intensa qualidade erótica, por outro autor com um nome que nada dirá à grande maioria dos apreciadores de BD, Zé Francisco.
É dele a versão que foi publicada no fanzine Venham+5 (*), editado pela Bedeteca de Beja, e que, com toda a justiça, volta a ser publicada por este blogger, incondicional admirador de tão talentoso ilustrador/autor de BD, de que muito ainda há a esperar.

(*) Parcialmente reproduzido no blogue http://sitiodosfanzines.blogspot.pt 

Nota: Para poder ler melhor as legendas, convirá clicar sobre as imagens, e voltar a clicar sobre a lente que aparece em seguida (peço desculpa a quem está farto de saber isto)
---------------------------------------------------------- 
ZÉ FRANCISCO

Síntese autobiográfica   

Desde pequeno  que desenho. Os meus "brinquedos"eram preferencialmente o papel, lápis e borracha, cultivando assim desde cedo o gosto pelas manifestações artísticas.
Licenciado em Artes Plásticas e Multimédia, tenho desenvolvido o meu percurso artístico na realização de trabalhos nas áreas da Pintura, com participação regular em exposições individuais e exposições colectivas, publicações de Ilustração, Banda Desenhada, Artes Gráficas e na formação artística para crianças e adultos.
                                                     
                                                                                                                                                   -----------------------------------------------------
Os interessados em ver/ler as bandas desenhadas anteriores dedicadas ao tema Literatura em BD, poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé

Sem comentários: