terça-feira, julho 19, 2005

Jazz na BD

Inquestionavelmente, o Jazz está numa boa onda. Sucedem-se os eventos por tudo quanto é sítio, multiplicam-se os pequenos agrupamentos (combos), os concertos sucedem-se, as gravações/divulgações em CD surgem em sobreposição.
Neste quadrante tem estado a editar-se semanalmente, apoiada pelo matutino Diário de Notícias, uma colecção invulgar, adaptada de obra de origem francesa, que merece entusiástico destaque neste blogue essencialmente bedéfilo. A iniciativa tem por título BD JAZZ, apresenta-se em sugestivas caixas, incluindo cada uma delas uma banda desenhada de índole biográfico a respeito de um músico/compositor da especialidade, acompanhada por dois CD's com composições representativas da carreira desse artista/autor. Numa primeira fase foram editados volumes (caixa com mini-álbum e discos) relativos a nove nomes sonantes: Ray Charles, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Lester Young, Nat King Cole, Oscar Peterson e Duke Ellington, com a nota bem simpática de ser um banda-desenhista, ilustrador e pintor português, Pedro Zamith, quem assina a bd dedicada a Frank Sinatra, coisa que já acontecia na colecção original francesa das Éditions Nocturne.
Surge no DN de hoje a notícia da continuidade da colecção por mais três volumes, dedicados a outros tantos músicos/compositores e/ou cantores: Chet Baker, Anita O'Day e Charlie Parker. E observando-se com o mínimo de atenção a imagem publicitária relativa ao próximo lançamento dedicado a Chet, que ocupa a totalidade de uma página, tem-se a surpresa, bastante grata para a BD portuguesa, de ver os nomes de dois portugueses autores da respectiva banda desenhada: J. Fazenda e J.P.Cotrim. Como sabe qualquer bedéfilo atento ao panorama português da arte sequencial, João Fazenda será o autor das imagens e João Paulo Cotrim o argumentista deste trabalho biográfico. Atenção, portanto, ao DN (passe a publicidade, claro) da próxima 6ª fª, dia 22 de Julho, a este 10º volume de BD JAZZ.

Sem comentários: