quinta-feira, setembro 29, 2005

Banda Desenhada portuguesa em jornais - Mundo Universitário, um quinzenário gratuito com BD


Com óptima apresentação, num formato tablóide, propício a um bom trabalho gráfico, com todas as páginas profusamente ilustradas e coloridas, este quinzenário de distribuição gratuita atingiu agora o nº 22, datado de 26 de Setembro.

Após um interregno para as férias grandes - até mesmo um jornal, se é universitário, tem direito a férias :) - reapareceu e, como habitualmente, já terá sido distribuido por todas as universidades, de Norte a Sul do país.

Numa das 16 páginas tem algo que justificará o interesse de todos os leitores, mas em especial daqueles que se assumem como bedéfilos. Estamos a falar de uma página (coordenada por este mesmo bloguista/escriba) onde se pode ver/ler uma banda desenhada a cores, num episódio autoconclusivo.



"Há alguém lá em cima que gosta de mim", é o título, bem sugestivo, desta bd da autoria (argumento e desenho) de José Lopes, um jovem de origem africana - nasceu em Nampula, em 1977 - a viver em Portugal desde os quatro anos, tendo adoptado a nacionalidade portuguesa.

Realizado com um grafismo moderno, o episódio tem por base as acções de pessoas envolvidas nos acontecimentos dramáticos de 11 de Setembro de 2001. José Lopes parece, ele próprio, ter vivido, psicologicamente, a situação angustiante.

Esta página existe há meses, e todas as quinzenas tem sido dado espaço a um autor diferente. Anteriormente foram publicadas bandas desenhadas com as seguintes autorias:

Álvaro, Pedro Alves, J. Mascarenhas, Zé Manel, Mota, Ricardo Cabral, Alexandre Algarvio, Carlos Marques, Jorge Coelho, Pepedelrey, Kalika e Carlos Rocha.

E porque o desfile de novos autores da BD portuguesa - e, eventualmente, até por algum consagrado - vai continuar a acontecer numa das páginas do Mundo Universitário, sugere-se aos estudantes, professores, e não só, que procurem na Universidade mais próxima um expositor de cor azul. Está lá disponível e gratuito o Mundo Universitário, sempre com uma bd de tema e estilo gráfico diferente, consoante o autor que realiza a banda desenhada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Building the new Great Wall
Kyle Francis , Opinions Editor Home to both legitimate and illegitimate news sources, gambling rings, auction houses and some of the most horrifying things ever conceived by the human race, the internet has ...
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my work from home related site. It isnt anything special but you may still find something of interest.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »