sexta-feira, junho 09, 2006

Livros sobre Banda Desenhada - Os meus livros (II) - Dicionário Zinho-Companheiro do J.I.P.I., por A.J.Ferreira

Capa do livro Dicionário Zinho - Companheiro do J.I.P.I., da autoria de A.J.Ferreira

A.J.Ferreira é o nome literário de António Joaquim Ferreira, um dos raros estudiosos e investigadores portugueses (dos mais notáveis) na área da Banda Desenhada.

Após ter publicado a estupenda obra Jornal Infantil Português Ilustrado - J.I.P.I., apresenta agora este seu mais recente trabalho que intitulou Dicionário Zinho - Companheiro do J.I.P.I., a que acrescenta, na página de rosto, o saboroso comentário "Uma cabazada de informações".
Prancha de BD (impressa originalmente a cores), da autoria de V. S. Payo, uma entre numerosas outras observáveis neste dicionário

Dedicado a autores de banda desenhada e ilustradores, até a alguns que apenas tiveram, nessa área, fugaz participação (eu conheço um), A.J.Ferreira investigou todo o tipo de revistas e jornais publicados em Portugal.

Num trabalho meticuloso, que lhe tem ocupado anos, na tarefa de folhear todo o tipo de publicações, quer próprias, quer do acervo da Biblioteca Nacional, A.J.Ferreira indica em pormenor autores e publicações.

Por exemplo: a imagem acima reproduzida (ocupando totalmente a página 143 do livro) tem a seguinte anotação: Payo, V.S. - Camarada (60, 1949 - HQ). Esta anotação entre parêntesis significa: nº 60, da revista Camarada, em edição de 1960, que o estudioso classifica como HQ, isto é, História aos Quadradinhos.

(Permito-me completar, já agora, o nome daquele autor-artista, Vasco San Payo, que foi homenageado pela Tertúlia BD de Lisboa, ainda em actividade na área do "Cartoon").

Este dicionário é, pois, obra indispensável a todos quantos tenham curiosidade em saber quem fez o quê, quando e onde, isto é, nome do autor, data e título da publicação, chegando mesmo a descobrir o nome completo de desenhadores e ilustradores que se limitaram a assinar com uma única vogal. Como, por exemplo, aquela autora, praticamente desconhecida, que assinou escassa obra e com que se inicia o livro:

A., Beatriz (Beatriz Arnut)
Semana Infantil (20-III-1928 - HQ em 20-V
O Tiroliro (179, 1932)

Ou de outro, que assinava com pseudónimo, com que termina o dicionário:

Zuncha, Eduardo Rodrigues
Cantinho dos Miúdos (Notícias, Lº Marques) (135, 1946)

Exemplos suficientes para os visitantes deste blogue, curiosos em tudo o que concerne às Histórias aos Quadradinhos (respeitinho pela expressão preferida pelo meu querido amigo Sr. Ferreira, que me acusa - acusação que recebo com respeito - de ter sido eu a metê-lo nestas andanças).

Título: Dicionário Zinho
Subtítulo - Companheiro do J.I.P.I.
Autor: A.J.Ferreira
1ª edição: Março de 2006
Tiragem: 80 exemplares
Editor: José Manuel Vilela
Morada: Calçada do Duque, 19-a
1200-155 Lisboa
Telefone: 21 343 2828
------------------------------------------------------------------------------
"Post" remissivo - Texto anterior inserido neste tema:
Livros sobre BD - Os meus livros (I) - Roteiro Breve da BD em Portugal, por Carlos Pessoa - "post" de 2005, Set. 29

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

Haverá alguma forma de contactar A. J. Ferreira, editor da revista "Informações e Estudos sobre Jornais Infantis, Literatura Popular e Histórias aos Quadradinhos."? Terá algum email que me possa ceder?

Sou o autor do blog dedicado a Júlio Verne e gostaria muito de o contactar.

Os meus cumprimentos
Frederico Jácome
www.jvernept.blogspot.com

Anónimo disse...

Já agora se me puder responder para o email jverne@portugalmail.pt agradecia.

Cumps.

Anónimo disse...

Não me pode ajudar?
Cumprimentos
Frederico

Geraldes Lino disse...

Caro Visitante Frederico Jácome
Sá agora estou a ler o pedido que deixou aqui no "post".
O Sr. A.J.Ferreira não tem e-mail, nem telemóvel. As hipóteses que tem de contactar aquele estudioso são praticamente nulas. Ele não gosta nada (mesmo nada) de ser incomodado. Mas vou-lhe perguntar se posso transmitir ao Frederico Jácome o nº de telefone.
Responder-lhe-ei mais em pormenor para o email que indica.
Saudações bedéfilas.

manuel cardoso disse...

Boa noite! Será que me poderia dizer o que o Dicionario-Zinho tem na "entrada"
A., Beatriz (Beatriz Arnut)
Semana Infantil (20-III-1928 - HQ em 20-V
O Tiroliro (179, 1932)?
Muito obg, manuel cardoso

Geraldes Lino disse...

Caro visitante Manuel Cardoso:
Peço desculpa pela demora na resposta.
A entrada existente no Dicionário Zinho relativa a uma ilustradora que apenas assinava Beatriz A. limita-se àquilo que eu indiquei:
A., Beatriz (Beatriz Arnut) e mais o título das publicações em que colaborou, "Semana Infantil" e "O Tiroliro", nos números e datas que referi no "post".
Todavia, indo verificar ao livro do mesmo autor, "O Jornal Infantil Português Ilustrado", encontrei, no capítulo dedicado ao "O Tiroliro" - Suplemento destacável de A Voz, na rubrica "Ilustrações", o nome escrito de maneira ligeiramente diferente, assim: Beatriz A.
O mesmo verifiquei na entrada dedicada a "Semana Infantil", "Suplemento destacado de A Voz" (aqui está destacado, em vez de destacável, mas repete o mesmo jornal, e lá aparece de novo o nome de Beatriz A. como autora de ilustrações.
Portanto, o persistente investigador A.J.Ferreira terá conseguido descobrir que A. seria a abreviatura do apelido Arnut.
É tudo quanto lhe posso dizer.
Cordialmente.
GL

manuel cardoso disse...

Caro Geraldes Lino:
muito obg pela sua resposta ao meu comentário e ao meu pedido! Concluo, por isso, que Beatriz Arnut foi, também, autora dos desenhos. Muito obrigado. Manuel Cardoso

Anónimo disse...

Boa tarde

O meu nome é Isabel Zilhão e, na sequência de um trabalho que estou a realizar, consultei na Biblioteca Nacional a obra O Jornal Infantil Português ilustrado de António Joaquim Ferreira. Dessa consulta, surgiu-me uma dúvida que gostaria de esclarecer directamente com o autor da obra.
Li a cadeia de comentários a este seu post e vi o que diz relativamente ao visado. Mesmo assim venho por este meio solicitar-lhe ajuda.
O meu mail de contacto é isabel.zilhao(at)gmail.com
Obrigada

Geraldes Lino disse...

Cara visitante Isabel Zilhão
Julgo adivinhar que quererá contactar pessoalmente com o meu esquivo amigo,A.J.Ferreira.
De facto, as hipóteses são praticamente nulas.
Em todo o caso, contactá-la-ei pelo endereço de email que indica, para me dizer o que de facto pretende.
Cordialmente

Anónimo disse...

Obrigada.

Ficarei então à espera.