sábado, março 10, 2007

BD portuguesa em revistas não especializadas (XVIII) - Underworld - Autor: Ricardo Reis (desenho), André Oliveira (argumento, Ana Baptista (colorido)

Prancha inicial da banda desenhada "Pietá", da autoria de Ricardo Reis (desenho), André Oliveira (argumento) e Ana Baptista (cor)

Banda desenhada publicada na "Underworld - Entulho Informativo", nº 22, com data de Inverno 06/07.

Eis mais uma publicação gratuita, com a muito boa tiragem de 9000 exemplares, já no Ano XI de existência, que, com frequência, surpreende visualmente à conta das capas com que se apresenta. Como acontece, desta vez, com a ilustração de Pedro Zamith. E, em vezes anteriores, com outros artistas de talento, nomeadamente João Maio Pinto.

2ª prancha (e última) da bd "Pietá"

Falando da bd de que aqui se reproduzem as duas pranchas (com a devida vénia aos editor e director da revista), ela seria para continuar, como se depreende da frase "E a saga continua", com que termina a última prancha. Todavia, nada de concreto me sabe dizer André Oliveira, argumentista e líder do trio de autores. De facto, tudo depende do interesse do editor da revista "Underworld - Entulho Informativo" na continuação desta narração figurativa com execução gráfica de qualidade a merecer apoio.
Note-se que deste trio de autores, dois deles André Oliveira, argumentista, e Ana [Maria]Baptista, responsável pela coloração, já foram anteriormente apresentados aqui no blogue, num "post" datado de 1 de Março, na rubrica "BD portuguesa nos jornais (LIII) - Mundo Universitário", com a banda desenhada "Styrofoamworld", em que apenas mudava o autor do desenho, que era Ricardo Correia. Tudo gente universitária, apreciadora de BD.
--------------------------------------
"Post" remissivo
Exemplos anteriores de bedês publicadas em revistas alheias à Banda Desenhada, indicando-se a data do "post" para facilitar a pesquisa na coluna "Archives"
(XVII) Março 6 - Motociclismo - Autor: Luís Pinto-Coelho
(XVI) Fev. 27 - Jazz.pt - Autor: C. Zingr (Corujo Zíngaro)
(XV) Jan. 23 - Visão Júnior - Autores: Pedro Morais e Luís Almeida Martins
2007 Daqui para cima

(XIV) Dez. 27 - Dominium - Autores: Sub Verso e Bad Kitty
(XIII) Dez. 9 - Revista "C" - Autores: Miguel Rocha e José Carlos Fernandes
(XII) Set. 29 - Textos e Pretextos - Ricardo Pires Machado
(XI) Junho 17 - Ripa na Rapaqueca - Autor: João Ferreira
(X) Maio 6 - Motociclismo - Autor: Luís Pinto-Coelho
(IX) Abril 23 - Underworld - Autor: João Maio Pinto
(VIII) Abril 23 - Revista da Armada - Autor: Antunes
(VII) Abril 23 - Louletano - Autor: E.T.Coelho (reedição)
(VI) Abril 10 - Revista C - Autores: Miguel Rocha e José Carlos Fernandes
(V) Abril 2 - Megajogos - Autor: Algarvio
(IV) Março 13 - Kulto - Autores: Ana Freitas e Nuno Duarte
(III) Março 3 - Gente Jovem - Autor: Algarvio
(II) Fev.25 - Vega - Autor: Richard Câmara(I) Fev. 18 - Periférica - Autores: Hugo Pena e Jorge Pedro Ferreira
2006 - Daqui para cima

7 comentários:

Luis Leal disse...

Parabéns caro Geraldes! A Revista Visão desta semana faz referência ao seu blog e ao grande contributo que tem dado à nona arte! Fiquei muito satisfeito ao ler esse destaque!
Como se diz cá para as minhas bandas "Enhorabuena"!
Cumprimentos
Luís Leal

Geraldes Lino disse...

Caro Luís Leal
Grato pela atenção que dispensa a este blogue.
Aproveito para lhe pedir o favor de transmitir ao seu colega professor, aí em Badajoz, que ainda não respondi ao convite para participar no evento sobre BD, que tencionam organizar nessa cidade fronteiriça, porque, por estranho que pareça, "enhoramala", perdi o rasto à carta que ele me enviou, entre os milhentos papeis, livros, revistas e álbuns BD que esperam para serem arrumados (ou já desistiram disso :-)
Diga-lhe que, sim senhor, tenciono participar no evento, dependendo ainda de ser fixada em definitivo uma data para o dito cujo.
E que, com os meus pedidos de desculpa, peço para me enviar, dirigido ao Apartado 50273 / 1707-001 - Lisboa, uma 2ª via daquele prospecto ("flyer"?) que teve a amabilidade de me enviar com o programa previsto.
Saudações bedéfilas.

Fujiman disse...

Amigo Lino! Escrevo-te somente para te enviar um abraço, saíste na Visão numa nota referente à tua actividade bloguista, parabéns pois mereçes...

Ah! E mais importante, continua a dar paulada aos editores de vista curta, mostrando-lhes o que fazem os que têm visão...

Luis Leal disse...

Caro Geraldes, já entrei em contacto com o meu colega Pedro. Será muito positivo a sua presença nas nossas jornadas!
saudações bedéfilas
Luís Leal

Geraldes Lino disse...

Caro Luís Leal Pinto
Afinal, acabei por encontrar a carta que tinha recebido do seu amigo professor em Badajoz, e já hohe enviei carta por "snail-mail" azul.
Saudações bedéfilas.

Geraldes Lino disse...

Onde se lê "hohe" deve ler-se "hoje". Gralhas infalíveis, quando se tenta teclar muito rapidamente.

Anónimo disse...

Hello, Geraldes Lino, bom trabalho este do blog. e grande paródia aos "Maiores Portugueses de sempre" esses quadradinhos estão deliciosos. um abraço Jorge Dias+Joana Oliveira