domingo, março 11, 2007

Mangá "made in" Portugal (V) - Autor: Hugo Teixeira

Prancha do capítulo 2, "Sempou", da bd "Os monótonos monólogos de um vagabundo", da autoria de Hugo Teixeira
in
BDjornal nº 17, Ano II, Fev./Março 2007


Hugo Teixeira é um dos já numerosos bedéfilos entusiasmados com as mangás (por outras palavras, as bandas desenhadas essencialmente de origem japonesa, embora, como se vê, também já haja autores europeus a cultivar o estilo). 
Com a particularidade,referenciadamente ao jovem Hugo de, possivelmente, ter passado de leitor-visionador a autor-artista. Com sensibilidade e inteligência suficientes para não se limitar a repetir alguns dos estereótipos das mangás (os olhos redondos, tipo "bambi" disneyano, e as grandes bocas vazias). Teixeira assimila o que há de mais positivo na corrente gráfica nipónica. Muito bem.
---------------------------------------------
"Post" remissivo
Há outros textos e imagens sobre o tema Mangá "made in" Portugal:

(III) Dez., 8 - Autor(a): Vanessa Nobre
(II) Julho, 8 - Autores: Pedro Roxo Nogueira (desenho), Paula Cunha (argumento)
(I) Junho, 28 - Autores: Ana Freitas (desenho), Nuno Duarte (argumento)
2006 - Daqui para cima

1 comentário:

Unknown disse...

Caro amigo obrigado pela crítica bastante positiva, e construtiva, não nos conhecemos pessoalmente, mas em breve isso acontecerá :) e será de meu agrado certamente...

É de facto um dos aspectos que eu quero fazer ao criar mangá, deixar de lado certos aspectos que muitas vezes são ridículos na manga tradicional e deixar fluir o meu estilo.

Poder-se-à dizer que gosto bastante do estilo nipónico e desde muito tempo que me sinto fascinado por este estilo, mas mais o a preto e branco, com as tramas, ou retículas.

Um abraço e continuação do bom trabalho.