quarta-feira, outubro 03, 2007

Falar de BD em língua portuguesa em Espanha (Badajoz)

Cartaz das Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura dos Países Lusófonos, um evento organizado bienalmente em Badajoz por um grupo de professores

Programa das II Jornadas de Lengua Portuguesa y Culturas Lusófonas, que irão ser realizadas nos dias 5 e 6 de Outubro de 2007, na Facultad de Biblioteconomia (Plazuela Ibn Marwan - Badajoz.
Entidade organizadora: APPEX - Asociación del Profesorado de Portugués de Extremadura.

Será inusitado falar-se de BD em língua portuguesa em Espanha (Badajoz). Mas é isso que vai aontecer, no próximo sábado, dia 6, como se pode ver pelo programa acima reproduzido (como se sabe, é necessário ampliar a imagem, a fim de ficar legível) de um evento dedicado essencialmente à temática linguística, mas onde a Banda Desenhada Portuguesa também será falada... e em português.
------------------------------------------------
Texto escrito "a posteriori"
Estas Jornadas de Língua Portuguesa têm, entre os elementos organizadores, três pessoas com quem contactei: Pedro Luís Cuadrado, Luís Leal Pinto e Fátima Merino. Tenho de agradecer muito especialmente aos dois primeiros, porque foram incansáveis na resolução de um problema associado à projecção de imagens através de um retroprojector. E graças a eles, em cima da hora, a quase impossibilidade imprevista foi superada.
Tudo está bem quando acaba bem, como se costuma dizer.
Pormenores desta excelente iniciativa que um grupo de professores de português levam a cabo bienalmente podem ser vistos nos endereços:
E, já agora, o jovem, simpático e eficiente (e bedéfilo) professor Luís Leal Pinto, também bloguista, merece que se visite o seu blogue. Eis o endereço:
http://cronicasdanonaarte.blogspot.com/

4 comentários:

Pedro L. Cuadrado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro L. Cuadrado disse...

Foi com imenso prazer que recebemos Geraldes Lino em Badajoz e, apesar das dificuldades que teve com o retroprojector (ele pode contar), desfrutamos imenso com a sua sabedoria bedéfila, e, ainda por cima, eu mais o Luís Pinto desfrutámos à conversa com ele enquanto almoçávamos com as "raciones" e a cerveja fresquinha. Esperamos que qualquer dia possa haver outro encontro. Obrigado, Geraldes.

Luis Leal disse...

É verdade! Um verdadeiro prazer fruir a companhia (para além de um conhecimento extraordinário de um mundo que achamos fascinante) do amigo Geraldes! Os problemas técnicos só serviram para aguçar ainda mais o "apetite" para o retorno a terras "extremeñas" onde deixou uma marca de grande simpatia, conhecimento e uma profunda paixão pela BD!
Obrigado Geraldes e um bem-haja!

Geraldes Lino disse...

Caros Pedro Luís Cuadrado e Luís Leal Pinto
Regressei a Lisboa, e vim dar uma "vista de olhos" (uma curiosa expressão portuguesa, algo redundante, já caída em desuso, de que se percebe facilmente o sentido) ao meu blogue, e dei com os vossos super-simpáticos comentários.
A história do retroprojector (e respectivas complicações) foi homérica, mas com a vossa preciosa boa vontade e dinamismo foi possível evitar o fracasso de não poder apresentar imagens para ilustrar a minha conversa (a que vocês, amavelmente, chamaram palestra).
Aproveito para os felicitar pelo interessante e útil evento que organizam bienalmente com os vossos colegas professores de português, onde, este ano, meteram um intruso a falar de banda desenhada, mas que é, também, um apaixonado da língua portuguesa (tenho feito revisões ortográficas em edições de BD apenas por simples gosto, e mantenho neste blogue a rubrica "Língua portuguesa em mau estado na BD, no Cartoon, nos fanzines e na Internet").
Foi enorme prazer tê-los conhecido, espero que mantenham o vosso entusiasmo pela língua portuguesa aí por terras espanholas, e que continuem a organizar esse animado encontro de professores.
Um grande abraço.