sábado, março 21, 2009

Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD (XXXIV) - "Aula Magna" - Autores: Filipe Alves, Ana Afonso,Álvaro Áspera







 
Filipe Alves, Ana Afonso, Álvaro Áspera é o trio de criativos responsável pela banda desenhada acima mostrada na sua totalidade, após ter sido aqui parcialmente reproduzida em duas diferentes rubricas, "Estética da BD - Picado e Contrapicado", uma delas, "Lisboa na BD", a outra.
.................................................................

Trata-se de uma inesperada iniciativa, justamente ao findar do ano de 2008, que terá passado despercebida a muito boa gente, inclusive aos cronistas/críticos/divulgadores do panorama bedístico português (este bloguista só se apercebeu da sua existência já no final do mês de Fevereiro).
.................................................................

Lê-se no Estatuto Editorial:

"A revista Aula Magna é um órgão de imprensa estudantil. Feita por nós e para ser lida por nós, os estudantes. Vem para falar de nós, do que fazemos, do que procuramos, do que nos rodeia. Vem fazer tudo isso por dentro, não como algo que nos é oferecido, mas como algo que nos pertence.
Herdeira do espírito estudantil que se bateu pela liberdade de expressão num tempo em que ela não existia, a Aula Magna é um órgão de informação independente, isento e de qualidade(...)".

Para além de tão valioso pressuposto, a Aula Magna apresenta uma componente importante para a nossa BD: um amplo espaço de sete páginas , a cores, que, por esta estreia, bastante promete.
Com um senão: segundo me dizem, nem todos os números da revista terão, necessariamente, BD. Porque, é preciso não esquecê-lo, esta revista abarca vários temas, e a banda desenhada é apenas um entre outros.
...................................................................
Pormenorizando:

Título da bd: "Discurso Sobre a Servidão Voluntária"
Página de apresentação: ilustração de Ana Afonso
Autor das seis pranchas (desenho, cor e legendagem): Filipe Alves
Argumento e guião: Álvaro Áspera
Título da publicação: Aula Magna
Nº 00 - Novembro/Dezembro 2008
Categoria: revista de distribuição gratuita
Formato A4
Nº de páginas: 32
Tipo de impressão: offset
Tipo de papel: couché
Tema da revista: Dizem os responsáveis que "A temática é livre. Interessam-nos as questões do ensino, da investigação, da vida académica. Interessa-nos a produção artística e cultural dos estudantes (...) (e eu acrescento: também dos ex-estudantes, como é o caso de Álvaro Áspera e Filipe Alves, autores da bd publicada neste número).
Responsável pela BD: Projecto Pandora Box
Editor:
Magna Estudantil - Publicações Lda.
Avenida Visconde Valmor, nº 41 - 2º esq.
1050-237 Lisboa
Tel. 217800280
Fax - 21 7800882
http://www.aulamagna.pt/

5 comentários:

Putchy disse...

Falando de Banda Desenhada, dêem uma vista de olhos em:

http://putchybaby.blogspot.com/

Se gostarem divulguem.

Anónimo disse...

Adorei.
Grande estilo e ambiente.

Anónimo disse...

Que baita trabalho!

Pepe disse...

Lino
tás benne?
olha, perdi o teu mail.. por isso escrevo aqui..
no dia 04 de Abril no espaço CHILI vai inaugurar a exposição de originais do livro DEFIER e com sessão de autografos do Ven, e dos autores do MOCIFÃO Nuno e do Untxura. aparece men.. ah, vai ao http://edicoeselpep.blogspot.com e tens lá o convite eo endereço da loja.
abração Linus

Nemo disse...

Sensacionais os desenhos de Filipe Alves. Parabéns.