domingo, março 29, 2009

Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD (XXXV) - "Cais" - Autor: Vasco Martins

........................................................................................
"Sumário: Carnaval" - in revista Cais, nº 138 - Março 09

........................................................................................
"A Mamã" - in revista Cais, nº137 - Jan. Fev. 09

.................................................................................
"O Egoísta" - in revista Cais - nº 138, Dez. 08


A revista CAIS tem como subtítulo "Desperta Consciências", e as suas finalidades altruísticas são conhecidas dos portugueses (ou, mais pragmaticamente: não lhes são totalmente desconhecidas), muitos dos quais, como é o meu caso, contribuem simbolicamente com os 2€ do seu preço de capa.

Há uns anos tive a ideia de propor aos editores a publicação de alguns artigos sobre a história da banda desenhada portuguesa, mas fui-me ficando nas covas, para não me sobrecarregar mais nas várias actividades bedísticas pelas quais me disperso.
Foi por isso com muita satisfação que verifiquei o início de publicação de BD nas suas páginas, tarefa a cargo do competente Centro de Arte & Comunicação Visual - AR.CO, que tem dado oportunidade a alunos seus de colaborarem com BD e Ilustração.

Vasco Martins é (foi, disse-me Nuno Saraiva, seu antigo "profe" no AR.CO) um desses alunos, e demonstra talento nas bedês que reproduzo neste "post", tanto no traço e no estilo, como na componente plástica do tratamento da cor.
E também noutros pormenores nada despiciendos:
1) Na capacidade ficcional, que se depreende dos argumentos-guiões que servem de base às suas bandas desenhadas curtas (de duas pranchas cada) autoconclusivas;
2) Na imaginação com que planifica, por vezes, a prancha (observe-se a primeira bd desta postagem, intitulada "Sumário: Carnaval"), e na coragem de se atirar à sua concretização, neste caso duas pranchas totalmente vistas pelo desenhador-artista, e pelo leitor-visionador, de um plano superior, em arrojado e exigente plano picado.
Vale a pena observar em pormenor as penúltima e última vinhetas da primeira prancha, em que a professora, com as mãos atrás das costas, enlaça a linha delimitativa que separa aquelas duas vinhetas. 
Parabéns, desconhecido Vasco Martins. Fico à espera da próxima Cais com grande desejo que continue a aparecer obra sua.

6 comentários:

crucios disse...

Caro Geraldes Lino, digo e escrevo manga, porque acho que é a forma mais adequada, no entanto, escrevo "Anime, Mangá e TV", pelo simples facto de ser o nome do blog e de haver direitos. Nada mais.

Geraldes Lino disse...

OK, caro Crucios (aliás, Gonçalo Pinheiro), apenas tentei captá-lo para a minha equipa de gente que escreve publicamente, e que diz e escreve "a mangá":-) visto você demonstrar ser um bom conhecedor desse género de BD (especialmente por isso, penso inserir o seu blogue numa listagem que ando a fazer) que, cada vez mais, ganha adeptos entre nós.
Embora, como quase sempre no campo da cultura, estejamos com uns anos de desfasamento em relação a outros países europeus, nomeadamente Espanha, onde, ainda na década de oitenta do´século passado, nos primeiros "Salon del Cómic" de Barcelona, já havia aglomerações de bedéfilos junto aos "stands" das editoras japonesas.
Mas, pronto, com virtudes e defeitos (como todos os outros géneros), a Mangá já cá está...

crucios disse...

Pois, é uma grande verdade e compreendo.

Geraldes Lino disse...

Ok obrigado.
GL

ds disse...

Este site é realmente ótimo!

Geraldes Lino disse...

Quanto a si, lacónico/a e desconhecido/a "ds", agradeço o elogio.
É aficionado/a da mangá? Tem algum blogue? Desenha mangá?
Diga qq coisa, e identifique-se um pouco mais (a que será devido este tipo de anonimato? defesa para a hipótese de haver alguém que discorde da opinião?