domingo, março 15, 2009

Estética e Convenções Gráficas da Banda Desenhada - Picado e Contrapicado (XIII)

Vale a pena clicar em cima destas duas vinhetas para as ver em maiores dimensões, e assim poder-se apreciar a qualidade artística delas, e o talento de Filipe Alves
Estupenda imagem de picado, a primeira, muito boa também a segunda, duas vinhetas extraídas de duas das pranchas da banda desenhada Discurso Sobre a Servidão Voluntária, da autoria de Filipe Alves (sob argumento de Álvaro Áspera) reproduzida na revista Aula Magna (nº 00, de Novembro/Dezembro 2008) .
Por vezes, o termo usado para este tipo de projecção da imagem é ainda o vocábulo francês "contre-plongée", em oposição a "plongée". Já disse isto anteriormente, um amigo meu diz que eu às vezes repito as informações, mas não posso estar a pensar apenas naqueles que lêem sempre este blogue, e tudo o que aqui escrevo (só há pouco tempo passei a ter seguidores, e nesta data são apenas 32), sei que há sempre novos visitantes.
-----------------------------------------------
Índice remissivo para os "posts" anteriores nas datas abaixo indicadas. Mas a forma mais expedita de os ver é simplesmente clicar no item "Estética e Convenções Gráficas da BD " indicado em rodapé (onde estão incluídas mais dois temas, "Tortura na BD" e "Violência na BD"), todos visíveis através desse simples clic.

(XII) - Carlos Pacheco e Jesus Merino
2008 - Daqui para cima

(XI) Ag.10 - Reg Perrott
(X) Abr. 20 - Frank Miller e Lynn Varley
(IX) Fev. 25 - Kája Saudek
2007 Daqui para cima

(VIII) Agosto 27 - Bill Watterson
(VII) Jun.11 - Joe Sacco
(VI) Maio 13 - Victor Mesquita
(V) Maio 9 - Moebius
(IV) Maio 7 - Rui Lacas
(III) Abr.11 - Gibrat
(II) Abril 11 - Gibrat
(I) Março 17 - Autores: Phil Gimenez e Andy Lanning
2006 Daqui para cima -Tema: Picado e Contrapicado
-------------------------------------
(I) Maio 28 - Jim Lee
2008 Daqui para cima - Tema: Violência
-------------------------------------
(I) Jan. 18 - Joe Quesada
2008 Daqui para cima - Tema: Zoom
-------------------------------------
(I) Agosto 21 - Reg Perrott
2007 Daqui para cima - Tema: Tortura

10 comentários:

Nuno Amado disse...

Olá Geraldes
Afinal ... onde está a imagem :P

Nuno Amado disse...

ahhh... agora já sim!

Geraldes Lino disse...

Caríssimo Bongop
Já não é a primeira vez que isto acontece. Tenho uns amigos sempre "à coca" (a "falange dos seguidores") que, impacientes, estão a seguir o acto de postar antes de a postagem estar concluída...
Abraço, saudações bedéfilas e bloguísticas.

Unknown disse...

"Estupenda imagem" é realmente a expressão que mais se adequa, pois está de facto estupenda e não é nada fácil desenhar uma perspectiva daquelas, com aquela qualidade! Naquela primeira imagem, o plano está tão bem desenhado que muito sinceramente até causa-me uma sensação de vertigem :P

Abraço e os meus maiores parabéns ao autor dessa vinheta!

Paulo Marques

Nuno Amado disse...

Geraldes, não preciso da caixa de seguidores, pois o meu blog actualiza imediatamente e automáticamente os links de blogues que fizeram actualizações, passando o respectivo link para cima dos outros todos! Assim é mais fácil!

Felizardo Cartoon disse...

O tratamento e a perspectiva da imagem em causa, é realmente soberba . Cumprimentos .
Felizardo

Filipe Alves disse...

Obrigado a todos pelos elogiosos comentários e em especial ao caro Geraldes por ter escolhido as minhas vinhetas para ilustrar os planos.
Aproveito para deixar o link para o PDF do nºo 0 da revista Aula Magna onde podem encontrar o resto da BD:
http://www.aulamagna.pt/files/am00web.pdf

Abr.
F.

Álvaro Áspera disse...

Caríssimo Geraldes,

Gratia plena pela referência a esta nossa graphic short story, publicada na Aula Magna nº0, uma nova revista dirigida ao público universitário.

As vinhetas que escolheste são ambas exemplos de plano picado - ou plongée - e, de facto, a primeira está partucularmente bem conseguida.

Uma nova short story de minha autoria e do Filipe, com esta mesma personagem e também de filosofia política, está na forja e será publicada, em breve, na revista Aula Magna.

Um abraço.
Álvaro Áspera

Geraldes Lino disse...

Viva Filipe Alves. Agradeço-lhe a indicação do endereço do "site" Aula Magna.
Mas esclareço-o do seguinte: a estas duas imagens seguir-se-ão mais desta sua bd (e do Álvaro Áspera).
Abraço e saudações bedéfilas.

Geraldes Lino disse...

Viva amigo Álvaro Áspera
Tive conhecimento da existência desta revista (mais uma boa iniciativa tua, andas a fazer-me concorrência:-) e telefonei-te mas não consegui falar contigo. Fui mais feliz com o Filipe Alves, que me prometeu arranjar-me um exemplar da "Aula Magna".
Enquanto esperava, resolvi matar saudades da minha antiga Faculdade de Letras, fui até lá... e então não é que já só restava um exemplar no distribuidor metálico? Saquei-o logo, claro.
Gostei do aspecto geral da revista, e a bd do Filipe está muito boa.
Aquelas imagens que pus foram as iniciais, mas a divulgação aqui no blogue não se esgotará nelas. Conto mexer no assunto ainda esta semana.
Abraço e saudações bedéfilas.
GL