quarta-feira, abril 15, 2009

Mangá "made in" Portugal (IX) - Mangaka: Catarina Guerreiro






Catarina Guerreiro tem, inquestionavelmente, talento para o desenho, sendo uma das várias jovens a realizar bandas desenhadas ao estilo da banda desenhada japonesa, a chamada mangá. 
Além disso, tem aquela capacidade invulgar de meter-se em realizações que dão trabalho, como seja a de editar um fanzine, o Luminus Fantasia, onde funciona como editautora - ou seja, além de editora é autora.

Nesta área da BD estilo mangá, ela é classificável como "mangaka". Sei que está já a preparar mais um número do seu fanzine, onde colaboram mais duas "mangakas".

A mangá é um estilo gráfico, mas também o conteúdo dessas bandas desenhadas - influenciadas nas congéneres nipónicas - tem uma linha ficcional bem característica, que a Catarina Guerreiro assimilou de forma invulgar.

Ficamos a aguardar novas provas, tanto como faneditora, como autora. 
O que parece estar para breve, dado que a Catarina (residente no Algarve) está a projectar o lançamento do Luminus Fantasia nº 2 na inauguração do V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, no último fim de semana de Maio (mais propriamente, aqui ficam as datas: 30 de Maio a 14 de Junho.
--------------------------

Para ver outras vinhetas desta mangá, bem como a capa do fanzine Luminus Fantasia onde se pode apreciar uma excelente ilustração a cores da própria editora, basta ir ao blogue Fanzines de Banda Desenhada, no endereço:
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
......................................................................
Para ver mais postagens anteriores, basta clicar no item Mangá made in Portugal indicado no rodapé
----------------------------------------------------

Apenas para ver quem já colaborou neste tema, aqui fica uma lista de nomes:

(VIII) Nov. 15 - Autora: Inês Freitas
(VII) Out. 29 - Autora: Inês Freitas
(VI) Set. 8 - Autores: Hugo Teixeira (desenho), Vidazinha (argumento)
(V) Março 11 - Autor: Hugo Teixeira
2007 - Daqui para cima

(IV) Dez. 8 - Autora: Vanessa Nobre
(III) Dez., 8 - Autor: João Paulo Baptista
(II) Julho, 8 - Autores: Pedro Roxo Nogueira (desenho), Paula Cunha (argumento)
(I) Junho, 28 - Autores: Ana Freitas (desenho), Nuno Duarte (argumento)
2006 - Daqui para cima

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Lino
De vez em quando entro na caixa dos comentários; mais assiduamente, no blogue.
Não tenho tido muito tempo para a BD, porque agora estou ocupado com a presidência do conselho de administração de duas empresas (uma delas, já é do teu conhecimento).
O facto de não ter tempo para a BD, não quer dizer que me tenha livrado do "vírus" que nos atacou (a mim, a ti e a todos os que aqui entram), o que significa um letargo para recarregar baterias e avidez criativa.
Quero trazer uma exposição de BD para esta terra. Hoje mesmo, contactei um director do GICAV (Viseu), para encetar uma parceria nesse sentido. Depois, pretendo fazer reviver uma revista de BD, "à moda antiga" (não sei bem o que isto significa, mas boa coisa não parece em termos comerciais), para trazer e incentivar os autores nacionais.
Resta-me aproveitar para saudar as Autoras "mangakas" aqui referidas, que presumo jovens, pedindo desculpa por usar a caixa de comentários que é suposto destinada ao seu trabalho.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Amigo Lino
Não assinei o texto anterior. Repito a saudação de despedida.

Um grande abraço
Fernando Santos Costa

Geraldes Lino disse...

Amigo Costa
Fico ansiosamente à espera da concretização desse projecto relacionado com a próxima edição de uma revista de BD, dizes tu "à moda antiga" (seja lá o que isso for). Espero que consigas a parceria com o GICAV para levar o projecto avante.

Catarina disse...

Olá Geraldes !
Esta mensagem é só para deixar um abraço saudoso das boas conversas e imperdíveis jantares da Tertúlia BD
onde já não apareço há algum tempo...)
Um beijinho da (outra)
Catarina Guerreiro :)
(amiga do PeF)

Geraldes Lino disse...

Olá Catarina Amiga do PeF
É bem verdade, há imensas luas que não aparece pela tertúlia, mesmo sozinha, ou com qq outra pessoa.
Quem uma vez participou na Tertúlia BD de Lisboa, pode sempre voltar.
Beijinhos.
GL

Rita disse...

Adoro mangá e devo dizer que este deve ser muito bom! Tem um traço muito característico e a história parece ser interessante, que seja em BD ou mangá é aquilo a que dou mais importância. Gosto muito de desenhar atnto BD como mangá ou desenhos mais surreais e nem sempre se tem oportunidade de partilhar este talento maravilhoso. Desejo a maior das sortes, parabéns pelo excelente trabalho!

Geraldes Lino disse...

Desconhecida Rita

Se considera que tem talento para desenhar ao estilo mangá, tem todos os anos oportunidade de participar no concurso de BD do Festival Internacional de BD da Amadora, concurso esse que costumo divulgar aqui no blogue (se for à coluna "Etiquetas" que se localiza à direita na abertura do blogue, procure o item "Concursos de BD", clique nele, e encontrará vários regulamentos).

Não há como inscrever-se num próximo concurso, para se obrigar a realizar uma banda desenhada, caso contrário ficará para sempre na fase do sonho