segunda-feira, junho 08, 2009

Acordo Ortográfico na Banda Desenhada e afins (I) - Tiras de BD publicadas no jornal Record

Tiras diárias de bandadesenhada/cartune publicadas no jornal Record
As datas de publicação de cada tira, de cima para baixo:
8 Junho
3 Junho
29 Maio
28 Maio


Soube por mero acaso, há uns meses, que o jornal desportivo Record já tinha adoptado o novo acordo ortográfico desde o princípio de 2009, sendo que todos os seus artigos estavam a ser escritos em conformidade com as novas regras consagradas por lei, mas ainda não postas em prática em qualquer outro jornal, ou revista, ou livro em Portugal.
Decidi comprar, de vez em quando, o citado jornal, e verifiquei que, de facto, assim estava a acontecer, por regra imposta pelos responsáveis editoriais, imposição essa que se estendeu à tira diária de banda desenhada que lá aparece (de autor anónimo, mas esse anonimato já vinha de trás).
O título da série - trocadilho engraçado - é "Pancada Central". E, como se pode verificar nas 4 tiras que reproduzo no topo, a grafia já se apresenta em conformidade com o novo acordo ortográfico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mal acordado, diria eu - no novo acordo, deveria ser "fim de semana" e não "fim-de-semana". Miguel

Geraldes Lino disse...

Desconhecido Miguel
Vê-se que está já bem a par das novas regras ortográficas!

Manu disse...

Bem, isto tem pouco a ver com tiras mas só a ver com o modo como as pessoas vão passar ou continuar a escrever daqui para a frente.

Eu aprendi a escrever de uma forma, acho este acordo ortográfico um disparate total. Em vez de se nivelar as coisas por cima, nivelam-se por baixo, abrasileirando o português - fazendo-o descer o seu nível cultural.

Por mim, sempre escreverei em português como aprendi. Como é óbvio, as minhas tiras sempre reflectirão isso. Começaram a ser escritas em português e assim seguirão.