sábado, agosto 01, 2009

Tertúlia BD de Lisboa -300º Encontro - 4 Agosto- -XXIV Ano - Convidado Especial: Miguel Carneiro




Três composições da autoria de Miguel Carneiro

Convidado Especial
do 300º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa
MIGUEL CARNEIRO

Miguel Borges Carneiro (Porto, 1980) obteve a sua licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto-FBAUP (entre 1998 e 2004).
Nesse último ano de faculdade conheceu Marco Mendes, tendo ambos fundado o colectivo editorial e artístico "A Mula", com a finalidade de cruzarem sinergias entre os diferentes quadrantes ligados à Banda Desenhada, à Ilustração, às Artes Plásticas e à edição independente.
Mas já antes, no período de estudos universitários, se manifestara em Miguel Carneiro o interesse pela ilustração e pela banda desenhada, bem como pelas artes gráficas em geral, tendo passado à prática em fanzines de amigos.

A experiência entusiasmou-o de tal forma que passou ele próprio a editar, e daí resultaram os fanzines Ex-Man, Bom Apetite (este em dupla com o seu amigo João Marçal), Paint Sucks, Hum! Estou a ver..., Lamb-Häert, Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, Cospe Aqui, e o bem recente Qu'Inferno (este em edição de "A Mula", onde voltou a aparecer o "Senhor Pinhão", o qual, juntamente com o Sr. Frango representam personagens emblemáticas da sua galeria de criativo em registo "underground".
Toda esta actividade foi já distinguida com o Grande Prémio de Desenho (A Mula & Senhorio, Porto, 2007).
Miguel Carneiro tem exercido actividade de docente nas Unidades Curriculares de Projecto II, Processos e Métodos de BD, e Desenvolvimento de Personagens, no Curso Superior de Banda Desenhada e Ilustração da Escola Superior Artística do Porto - polo de Guimarães, entre 2006 e o corrente ano de 2009.
Como não poderia deixar de ser, desenvolve actividade na blogosfera, nos espaços virtuais com os seguintes endereços:
http://osgajosdamula.blogspot.com/
http://senhorpinhao.blogspot.com/ (em especial este blogue, dedicado à sua personagem mais emblemática, Monsieur Pignon :-) mostra numerosas bandas desenhadas bem demonstrativas do espírito e da estética que enformam o seu universo de substancial criatividade.

Nota: Miguel Carneiro vem de propósito do Porto a fim de ser o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa
-----------------------------------------------------------
Quem tiver interesse em ver postagens anteriores com os respectvos Convidados Especiais e/ou Homenageados, e correspondentes sinteses biográficas, poderá fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa indicado no rodapé

2 comentários:

foguete disse...

onde se realiza isso (morada) e a que horas?

Geraldes Lino disse...

Depreendo que você, com a rapidez que caracteriza o seu pseudónimo, nesta rápida visita, não leu nenhum dos "posts" anteriores.
Se ler algum (e basta clicar no rodapé), terá a noção onde se realiza a Tertúlia BD de Lisboa.
De qq forma, esclareço que a tertúlia é uma realização privada, e as pessoas que lá vão - necessariamente gente que gosta de BD, de todas as idades - são convidadas por mim.
Dê-me contactos seus (tanto faz que seja email, ou telemóvel, ou telefone) e eu entrarei em contacto consigo para chegarmos a uma conclusão.
(Ainda mão finalizei o "post", vou agora meter imagens de BD da autoria de Miguel Carneiro)