quarta-feira, setembro 02, 2009

Comic Jam - 13ª prancha - Brincadeira gráfica mensal por aavv


Vale a pena ampliar a imagem para poder apreciar melhor as vinhetas desenhadas a traços mais finos, fruto de serem feitas de improviso, em cima da mesa do restaurante, e sem o material mais indicado para o efeito.

Nota: na 5ª vinheta, da autoria de André Reis, onde está escrito "figmento", deveria estar, talvez "fingimento", ou "fragmento" (vou falar com o jovem autor, para saber qual a palavra que ele queria escrever, far-se-á a correcção quando o comic jam for editado num fanzine de papel).

O Convidado Especial do 301º encontro da Tertúlia BD de Lisboa chama-se Ricardo Reis, coincidente, como se sabe, com um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa. Daí que o jovem autor (a sua síntese biográfica está legível na anterior postagem), iniciante do comic jam - ele próprio incluído como personagem nas 4ª, 5ª, e 6ª vinhetas) tenha escolhido para personagem principal deste cadavre exquis a bem conhecida imagem do poeta.

Uma sequência engraçadíssima e com óptimos desenhos improvisados "ao momento", que divertirá, entre outros eventuais visitantes deste blogue, Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, e apreciadora de banda desenhada (as pessoas cultas admiram a BD, só os conservadores preconceituosos a depreciam como coisa para crianças, há que repeti-lo à saciedade).

Colaboradores desta 3ª prancha:
1ª vinheta - Ricardo Reis - Convidado Especial da TBDL
2ª vinheta - JCoelho (Jorge Coelho)
3ª vinheta - Pepedelrey
4ª vinheta
- André Oliveira
5ª vinheta - André Reis
6ª vinheta - Carlos Páscoa
(que reproduziu muito bem o interior do restaurante Gina, ou não fosse ele arquitecto...).

.............................................................................
O fanzine Comic Jam nº 1, após a sua edição mensal neste blogue, foi já editado em papel, e pode ser visto na totalidade no meu outro blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
-----------------------------------------------------------------
Para ver as pranchas anteriores basta clicar no título Comic Jam visível no rodapé deste "post".

12 comentários:

Inês Ramos disse...

Ficou espectacular, esta Comic Jam!

João Figueiredo disse...

O Pessoa que pediu Febras sentou-se à minha frente...LOL
Lino, gostei bastante, mais uma vez, da tertúlia e o debate foi deveras interessante. Aquilo que te falei no fim, do Super-Homem e Lisboa, não consegui ainda digitalizar. Envia-me o teu mail (que desconheço) para o meu (figueiredojprf@gmail.com), que mal tenha, eu envio-te.
Abraços e até Viseu!

Geraldes Lino disse...

Cara amiga Inês
Estamos de acordo! É das melhores pranchas até hoje do Comic Jam, a brincadeira gráfica que se anda a concretizar, mês após mês, na tertúlia.
Não especialmente pela qualidade dos desenhos, porque, sendo bons, não serão superiores a alguns dos que constituem pranchas anteriores, mas sim por ter um tema, um "leit motif" que perpassa por todo o conjunto, o que torna a peça especialmente interessante, ainda por cima centrada na personalidade fascinante de Fernando Pessoa, com toda a panóplia de heterónimos, e simultaneamente uma figura física invulgar e atraente.
Os participantes, a começar pelo nosso Convidado Especial Ricardo Reis, fizeram um trabalho notável.
O "Comic Jam" atingiu grande nível.
Este episódio deu-me uma ideia para o próximo (é segredo, escusas de ronronar ao meu ouvido, como "fizeste" na bd do Álvaro, a distraires-me da cena de sexo com a "minha filha" Gertúlia :-)

Geraldes Lino disse...

Viva Figueiredo
Isso significa que, de certa forma, participaste no episódio:)
Como sabes, eu faço a parte chata: tenho de estar a pressionar um pouco cada um dos participantes, porque têm de ser feitas seis vinhetas, o que implica o trabalho de seis autores-artistas diferentes, wur têm de improvisar uma ideia, o que não é fácil, além de que uns são mais rápidos a desenhar, outros mais lentos...

Geraldes Lino disse...

Corta o "wur" (!?)

Anónimo disse...

ficou optima e o fanzine com a compilaçao das comics jam está optimo!!!!
bjs bjs
zarzanga

Geraldes Lino disse...

Viva Zarzanga (aliás, ARechena)
Tu também colaboraste, e espero que não deixes de aparecer na tertúlia, pq, mais mês menos mês, contarei de novo com uma vinheta tua.
Bjs.
GL

Joana Afonso disse...

Isto é mesmo muito bom! Pode não parecer, mas sigo o blog.
Já agora... deixo aqui um convite para ir dar uma espreita ao meu novo blog, onde sempre que posso ponho bonecada: (http://jusketching.blogspot.com/)

Geraldes Lino disse...

Seja bem aparecida, Joana Afonso! Pensei que estivesse zangada, vá-se lá saber porquê, isto pelo facto de você ter ido várias vezes seguidas à Tertúlia BD de Lisboa, e - subitamente - ter deixado de aparecer. Completamente! Há dezenas de luas (leia-se meses) que não aparece por lá.
Gostaria muito que aparecesse, numa dessas primeiras 3ªs feiras de qq mês, para tb participar no "Comic Jam", iniciativa que não lhe passou despecebida (por acaso viu o Comic Jam, já editado em papel, que reproduzi no meu outro blogue, o http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com
?
Saudações bedéfilas.
GL

Geraldes Lino disse...

Ah, esquecia-me de lhe dizer, Joana, que acabo de incluir o seu "Jeek", comentado, naquela infindável listagem que ando a fazer (e nunca acabarei, estão sempre a nascer mais blogues de BD, felizmente), e que a Joana pode ver se for à coluna da esquerda onde diz "Categorias", e procurar, por ordem alfabética, a rubrica "Banda Desenhada na Internet - Blogues, sítios e portais portugueses de BD, de A a Z".
Irá ter a essa tal listagem, que tb está por ordem alfabética, obviamente.
depois diga qq coisa. E apareça.

Joana Afonso disse...

Zangada? De jeito nenhum! Eu na altura deixei de aparecer nas tertúlias um pouco por causa da faculdade, mas iria este mês de bom grado, se não tivesse de ficar uma semana em casa em repouso, já que vou ser operada a um joelho para a próxima semana.
E já estive a ver a lista de blogues, agradeço por me ter incluído neles. Só não me agradou a palavra "displicentemente".
E o facto de alguns desenhos e pranchas estarem a preto e branco é porque muitas das vezes não tenho o tempo que desejaria ter para me dedicar mais a isto. Quem me dera a mim ter todo o tempo do mundo para fazer o que realmente gosto, isto é, aquilo que vê no blog...

Geraldes Lino disse...

Joana Afonso
Tive muito gosto em incluir o seu blogue JEEK na listagem que ando a fazer - está permanentemente em construção! - na categoria "Banda Desenhada na Internet".
E vejo que não interpretou bem o meu comentário. Ele teve a ver com a sua frase "as minhas bonecadas", que demonstrou não dar grande valor aos seus próprios desenhos.
Esse pormenor é que classifiquei de displicência (ou descontracção), não teve a ver com o nível do trabalho gráfico que apresenta no seu blogue.
Saudações bedéfilas.
GL