sexta-feira, setembro 11, 2009

Festivais, Salões BD e afins - (Viseu) - XVI Salão Internacional de Banda Desenhada/2009





Pedro Massano é o Homenageado desta edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu. As pranchas acima pertencem a três das muitas obras e personagens criadas por este ecléctico autor-artista de BD.
As duas primeiras pertencem à obra Le Deuil Impossible, editada em dois tomos, em França, pela poderosa editora Glénat (capas dos dois volumes publicados, e nunca traduzidos em Portugal), as seguintes duas pranchas são da obra "Mataram-no Duas Vezes - A Lei do Trabuco e do Punhal"; quanto à quinta imagem, colocada justamente por cima desta legenda, pertence a uma personagem chamada Skate Roller, num episódio publicado a preto e branco no Sobreda BD Fanzine, em 1999.


Cartaz da autoria de Daniel Almeida, um jovem (12 anos!) viseense. É o que se chama trabalhar com a prata da casa, visto que ele já é sócio do GICAV...


Assim, à primeira vista, este programa está pouco legível,para quem não tiver os olhos em boas condições.
Mas basta clicar em cima (oops, peço desculpa, claro que toda a gente sabe disto...).
XVI Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu [2009]

- de 13 a 26 SetembroCom algumas interrupções, o GICAV- Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu tem mantido a realização deste evento, o único (actualmente) que se realiza a Norte da capital, visto que desapareceu, há muitos anos, o que se realizava no Porto.
Merece, portanto, a presença solidária de todos os apreciadores de Banda Desenhada, independentemente de não estar presente nenhum autor estrangeiro de nomeada, como sempre acontece no Festival Internacional de BD da Amadora, e também, embora menos, no Festival Internacional de Beja.
Apesar de se inaugurar no dia 13 de Setembro - um domingo -, o postal/convite que recebi põe a tónica no sábado seguinte, dia 19, de cujo programa destaco:

Às 16h30
ATRIBUIÇÃO PRÉMIO ANIMARTE BD 2008 ao consagrado autor-artista de BD, PEDRO MASSANO (*)
que terá lugar no Instituto Português da Juventude (Pólo de Viseu)
(como se poderá ver no programa reproduzido no topo deste "post").
-----------------------------------------------------------
Programado para a mesma hora (bem, logo a seguir, evidentemente) está a entrega de prémios aos vencedores do concurso de BD, cujo regulamento divulguei atempadamente aqui no "post" de Abril 01, 09, cujo tema era "Se eu fosse um Super-Herói" (e assim se compreende melhor o cartaz do festival).
-------------------------------------------------------------
Às 23h30
Há mais coisas antes, mas para acabar a noite com uns copos e animada cavaqueira, nada como ir inaugurar a exposição do "mangaka" Hugo Teixeira no Bar Lugar do Capitão, um dos sítios mais cool da "náite" viseense.
-----------------------------------------------
Lançamentos editoriais
Haverá vários, dia 19, de que destaco o que concerne directamente à BD:
1) Fanzine Monótonos monólogos de um vagabundo
2) Fanzine Luminus Fantasia - nº2

Sessão de autógrafos
com as seguintes presenças::
Pedro Massano
Daniel Maia
Hugo Teixeira
Catarina Guerreiro
Tânia Guita
Telma Guita
Alexandre Ciubutariu (romeno)
Marian Radu (romeno)
Dodo Nita (estudioso e divulgador romeno)
-----------------------------------------------------
(*) Quem estiver interessado em ler uma curta entrevista que fiz com Pedro Massano, em 31 de Maio de 2006, ou seja, 30 anos depois de ele ter colaborado com a revista Visão (de BD), bastar-lhe-á ir à coluna da esquerda na "home page" e clicar no item Visão-Revista portuguesa de banda desenhada. Além daquela em que o entrevistei, encontrará entrevistas com quase todos os outros autores-artistas colaboradores daquela marcante revista, que virou uma página da nossa BD.
--------------------------------------------------------
Os visitantes mais entusiastas que queiram ver postagens anteriores deste assunto, têm oportunidade fácil, basta um simples clique lá em baixo, na etiqueta para esta mensagem, no rodapé onde diz: Festivais de Banda Desenhada e Prémios respectivos.
---------------------------------------
ESPAÇO PARA ESBOÇOS DE POSTAGENS POSTERIORESEstou a manter afixado com destaque, durante toda a semana, propositadamente, o "post" acima dedicado ao XVI Salão Internacional de BD de Viseu, sem lhe sobrepor outros "posts", que o esconderiam do visitante apressado (o qual, regra geral, só tem tempo e pachorra para ver a "espuma" do blogue), a fim de dar mais tempo de visibilidade ao evento viseense, modesto, sim, embora indispensável ao panorama da especialidade.
Mas entretanto, graças à maleabilidade bloguística, vou fazer aqui neste fundo de página, uma espécie de "preview" do que pretendo focar, com maior amplitude e devidamente ilustrado, na próxima semana.
Fá-lo-ei a pouco e pouco, pela seguinte ordem:
A) Inscreverei os nomes dos vencedores do concurso de banda desenhada realizado no âmbito de iniciativas paralelas ao Salão BD, cujas pranchas, aliás, costumam servir de material para um específico núcleo expositivo.
Saberei os resultados neste fim-de-semana que se aproxima (estarei lá presente, como dei a entender) , e vamos a ver se tenho hipótese de mostrar algumas pranchas das bedês vencedoras.
ACABO DE O FAZER, SÃO 22H05 DE 21 SET., 2ª FEIRA
----------------------------------------------------
B) Entretanto, falarei para já, embora em síntese e sem imagens, de quatro bandas desenhadas levadas a cabo por diferentes autores portugueses, dedicadas ao 11 de Setembro.
Foi uma boa surpresa, proporcionada pelo jornal i naquele mesmo dia 11/09, que calhou a uma 6ª feira.
Antes de mais, devo dizer que passei a comprar sempre o jornal diário i neste dia da semana, por causa da rubrica "Especialista BD", escrita por Cristóvão Gomes.
Acrescento que muito me apeteceu noticiar de imediato a oportuna iniciativa do diário i, mas, repito, respeitei a prioridade ao Salão BD de Viseu. Não se perdeu nada, outros pares meus, bloguistas, já deram a notícia.
PEÇO DESCULPA, AFINAL DEIXEI-ME ENTUSIASMAR POR UMA INICIATIVA CONHECIDA POR "24 HOURS COMICS DAY", E FOI ESSA POSTAGEM QUE AFIXEI A SEGUIR. MAS NÃO DEIXAREI DE FALAR, MAIS "POST" MENOS "POST", DESTAS 4 PRANCHAS, COM MUITA QUALIDADE.
25/9 - Acabo de postar notícia acerca do assunto.
--------------------------------------------------
C) Hoje, dia 17 (devia ter datado os anteriores comentários, só agora me ocorreu), estive a trabalhar no meu outro blogue (muito menos conhecido)
onde acabo de afixar uma postagem relacionada com um dos vários fanzines editados pelo autor de BD José Pires, intitulado Fandwestern (com o sugestivo e elucidativo subtítulo "O Fanzine do Fanático da BD de Western". Será preciso dizer mais alguma coisa?)
Este número pertence a uma série Especial, dedicada ao herói de "western" Matt Marriot, criado pelo excepcional ilustrador inglês Tony Weare. Foi uma obra sequencial, sempre desenhada a preto e branco, de grande sucesso em Inglaterra, publicada em tiras no vespertino Evening News, e que também teve bastante êxito em Portugal através das páginas da revista Mundo de Aventuras, mau grado ter sido impressa numa das fases em que o M.A. era publicado em formato A5, nada favorável à correcta impressão de BD.
Para os interessados em ver algumas imagens daquela série, basta clicar no endereço acima indicado.

16 comentários:

joaninha versus escaravelho disse...

Aqui mesmo ao lado... :)

Geraldes Lino disse...

E eu conto estar, aí mesmo ao lado :-) dias 19 e 20.

joaninha versus escaravelho disse...

Desejo-lhe uma boa viagem e estadia. Pode ser que nos cruzemos... :)

Geraldes Lino disse...

Espero bem que sim. Quando vir um tipo cota, de cabelo grisalho, bigode branco e nariz grande, sou eu :-(
Entretanto, como sei que viu o "post" quando ainda estava em construção (vi o seu comentário muito antes de acabar a postagem), gostaria que o visse agora, que já o terminei, com mais imagens (e corrigi as que lá estavam, graças ao meu amigo Álvaro, autor de BD e cartunista), que me enviou duas imagens direitinhas para substituir as que eu tinha posto, toscamente, do programa do Salão e do respectivo cartaz a p/b.
Já agora, explique-me uma coisa que me suscita btt curiosidade: o seu nome aparece como uma das 59pessoas que são minhas seguidoras. E a minha pergunta é: mal eu acabo de escrever um texto, recebe-o de imediato?
Saudações bedéfilas.

joaninha versus escaravelho disse...

A beleza vê-se no interior das pessoas, como bem deve saber. :)
Quanto ao ser seguidora é assim mesmo que funciona.
Estou o dia inteiro em frente ao computador. O ser "seguidora" dá-me o privilégio de estar sempre actualizada quanto aos novos posts do blogs que sigo.
Há duas formas de o saber: ao ser seguidora tenho sempre a indicação das actualizações dos blogs no "Painel" do meu blog ou então - e aqui não há necessidade de se "seguir" nada - colocam-se links no nosso próprio blog - como pode ir verificar no meu (a minha lista, que se chama "Passa-Tempo", encontra-se do lado direito) - dos blogs que gostamos de visitar com mais frequência.
As actualizações são automáticas e mais ou menos rápidas...
Terei todo o gosto em lhe explicar mais uns truques. :)
Quanto ao ter visto o post por completo, como vê estou a responder-lhe. Apesar de estar o dia todo a olhar para este monitor e para mais um ainda, logicamente que trabalho, com todos nós. Vou espreitar sempre o seu blog, mal vejo alguma indicação, mas nem sempre posso ver e ler com atenção o que escreve e coloca. Assim tenho que lá voltar para "ver as coisas com olhos". :)
Um abraço e dia 19 vou em busca incansável pelo seu nariz... ( brincadeira :D )
Lena Berardo

joaninha versus escaravelho disse...

Esqueci-me de salientar que a minha rapidez a visitar posts novos tem ainda a ver com o facto de ser prima do Lucky Luke. "Mais rápido que a própria sombra."
Acho que esta frase me vai acompanhar até ao fim da vida. :D

Geraldes Lino disse...

Viva Joaninha (Lena Berardo)vs Escaravelho, prima do Lucky Luke...
Essa de ver a beleza que está no interior das pessoas é bom para os super-heróis que têm visão raios X :-)
Volto à minha curiosidade acerca desta história dos seguidores, e dos seus super-poderes -:) Gostaria de saber se também se deu conta, automaticamente, de três pormenores:
1) de eu ter alterado o título da etiqueta no rodapé do "post";
2) de ter acrescentado a idade do jovem viseense autor do cartaz (que soube hoje, pq falei com o pai dele, Carlos Almeida,um dos animadores do Salão BD);
2) do comentário que introduzi no texto acerca da prevista entrega de prémios aos participantes no concurso BD.
Desculpe a maçada que lhe estou a dar :-(
saudações bedéfilas.
GL

Geraldes Lino disse...

Lena Berardo (prima do Lucky Luke e, se calhar, tb do Joe Berardo:-)
Para lhe evitar ter de andar a olhar para todos os narizes, sugiro-lhe:
1) que, no meu blogue, clique na coluna das categorias e em seguida na rubrica "Comic Jam". Eu apareço lá como personagem várias vezes;
2) no meu outro blogue, o http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com, clique no mês de dezembro de 2008, e encontrará lá todas as pranchas do meu fanzine Efeméride nº 3 dedicado ao tema "Super-Homem no Século XXI".
Procure em seguida, entre essas pranchas, uma desenhada por Augusto Trigo (o nome dele está sob a prancha) e lá verá, na última vinheta, eu como personagem daquela BD (o autor tb lá está), a queixar-me de me ter esquecido de pôr o rolo na náquina, uma "private joke" entre mim e o Augusto Trigo, mas que se percebe bem;
3)Há um blogue intitulado "Kuentro", pertencente ao Machado-Dias, que é um amigo meu que vai sempre à tertúlia BD de Lisboa, e que já tem feito muitas reportagens fotográficas e até, ultimamente, videográficas. E claro, como organizador da tertúlia, sou um dos figuarantes daquelas reportagens.
Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Joaninha vs Escaravelho
Vou dar-lhe o endereço da concorrência, o tal blog Kuentro, é um muito bom blogue, melhor do que o meu.
O endereço é:
http://kuentro.weblog-com.pt
e clique no mês de Julho 2009. Procure o dia 13, e vai ver uma reportagem de tudo que se refere à Tertúlia BD de Lisboa - os fanzines que lá distribuo gratuitamente, o "Comic Jam" que lá se anda a realizar, e umas fotografias.
Logo na 2ª lá estou eu, de camisa azul, e com um papel na mão (julgo que seria o desenho original que o Convidado Especial - está na primeira fotografia, o Luís Henriques - ofereceu para sortear.

joaninha versus escaravelho disse...

Segui todas as indicações :)
Já o identifiquei.
Vamos ver se o encontro então no sábado. Quanto às alterações, ainda bem que as frisou aqui.
O blog "kuentro" também já conhecia e concordo que é muito bom.
Obrigada pelas "dicas".

joaninha versus escaravelho disse...

Esqueci-me de dar uma referência sobre mim...
Ora bem: sou pequena e despenteada.
Acho que chega... :D

Geraldes Lino disse...

Joaninha (fora com o escaravelho!)
Com certeza que lá nos encontraremos. Já agora, uma curiosidade minha: já tinha sido visitante de alguma das anteriores edições do Salão BD de Viseu?

joaninha versus escaravelho disse...

Nunca... A Joaninha andou pousada num calhau da serra durante muito tempo. Agora é que decidiu ir fazer uns voos... :)

Geraldes Lino disse...

Contrariamente à frase tradicional, pessimista ("o mal é começar"), eu opto por dizer, neste caso, que o bom é começar.
Ainda hei-de vê-la descer da serra e viajar até à Amadora (citando a frase da Joaninha: "aqui mesmo ao lado"), ao respectivo Festival. Ou, descendo mais para Sul (passe o pleonasmo), até ao mais pequeno mas surpreendente Festival Internacional BD de Beja...

joaninha versus escaravelho disse...

Eu vi... :)

Geraldes Lino disse...

Muito obrigado! Poucos (apenas a Joaninha) mas atentos!