quarta-feira, janeiro 06, 2010

Comic Jam - 17ª prancha


Seis autores à procura de um fio condutor é uma possível definição para esta prancha de banda desenhada.
Sem argumento prévio, cada um dos desenhadores/argumentistas tenta dar seguimento ao anterior, seguindo-lhe o raciocínio ficcional. 
O resultado desse conjunto de seis vinhetas - esquema fixado desde o início para a realização da prancha -, com mais ou menos lógica, acaba sempre por ser divertido.
Como já o disse em postagens anteriores do mesmo tema, este divertimento gráfico tipo cadavre exquis decorre mensalmente na Tertúlia BD de Lisboa, e a prancha que aqui fica visionável foi realizada em 5 de Janeiro 2010, no 305º Encontro.
Colaboraram os seguintes autores (nomes indicados, como é óbvio, considerando as vinhetas da esquerda para a direita e de cima para baixo.

1ª vinheta - Rui Ramos
2ª " - João Leal
3ª " - Miguel Marreiros
4ª " - Joana Afonso
5ª " - J.Mascarenhas
6ª " - Marc Figueiredo
----------------------------------------
Aos interessados em ver as seis pranchas anteriores, recomenda-se que cliquem na barra em rodapé, onde se lê
Comic Jam

----------------------------------------
Editei em papel o fanzine Comic Jam (# 1), após a amostragem das pranchas mensais neste blogue, o qual pode ser visto na totalidade no meu outro blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/ (mês de Julho 2009)

6 comentários:

João Figueiredo disse...

Acho que os autores conseguiram encontrar perfeitamente o fio condutor. Ou foram encontrando, ao longo do tempo. E não se pode dizer que seja uma prancha "frágil", pois os 6 autores tentaram harmonizar os estilos de desenho, a cada vinheta é criada uma nova espectativa sobre a história, que se resolve em perfeição no final.
Uma boa tertúlia, um bom convidado, uma prancha muito boa.
Frágil, nesta tertúlia, somente a louça da Dona Gina!
Ficou um bom trabalho. Lino, não sei se reparaste na subtileza do copo partido desenhado no caixote.

Geraldes Lino disse...

Viva Figueiredo
A imagem do copo partido no símbolo de frágil na etiqueta colada no caixote é aquilo que se pode considerar uma "private joke", bem demonstrativa do espírito de observação e subtil humor do autor dessa vinheta, o nosso comum amigo Marc Figueiredo.
Aliás, essa vinheta foi a última da prancha, e a última coisa que se fez nessa tertúlia. Como se costuma dizer: acabou em beleza
Abraço.
GL

Eduardo Monteiro disse...

olá
E estão abertos a novos autores?
Posso me ''candidatar'' ou são vocês que fazem a selecção de quem querem a participar no projecto?

Geraldes Lino disse...

Desconhecido (para mim) Eduardo Monteiro
Como deve ter percebido, se leu alguns dos textos que têm acompanhado os diversos "posts", neste meu blogue, acerca do "Comic Jam", cada vinheta é desenhada por participantes na Tertúlia BD de Lisboa (se não conhece, vá à lista de "Categorias", e clique nesse item).
Como nessa tertúlia, que organizo há 24 anos e picos, há sempre vários ilustradores/autores de BD (de ambos os sexos), eu convido seis, cada mês, visto que cada prancha é composta por seis vinhetas.
E, como viu pela listas, só dois ou três é que repetiram a colaboração, porque tenho o cuidado de convidar sempre que possível, desenhadores diferentes.
Por conseguinte, se você participar na tertúlia (que se realiza todos os meses no Parque Mayer, no restaurante Gina, sendo a próxima no dia 2 de Fevereiro, às 20h, e desde já o convido) e me mostrar alguns desenhos seus, para eu ver em que altura do Comic Jam deve entrar (depende do que eu achar do seu estilo), convidá-lo-ei a participar, como já aconteceu com dezenas de desenhadores que gostam de fazer BD.
Portanto, como está a ver, sou eu, organizador da tertúlia, que faço aquilo a que você chama "selecção", e acabo por convidar todos os desenhadores que participam na TBDL.

Carlos Barradas disse...

Há ali uma rua que é paralela à rua do Alecrim! E outra perto da António Maria Cardoso.

Geraldes Lino disse...

Carlos Barradas
Estás tão enigmático...
Do que é que estás a falar? Esmiuça :-)