sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Premiados do 1º Concurso de BD do jornal Avenida Marginal (Faial/Açores)

Pedro Carvalho (desenho), André Oliveira (argumento)
Primeiro Prémio Nacional
(Prémio destinado aos maiores de 19 anos, continentais)

Pedro Valim
Primeiro Prémio Jovem Autor Regional
(Prémio destinado aos concorrentes açorianos entre os 16 e os 19 anos)

João Ataíde (desenho), André Oliveira (argumento)
Menção Honrosa para Autor Nacional
(Prémio destinado aos maiores de 19 anos)

Marc
Menção Honrosa para Autor Nacional
(Prémio destinado a maiores de 19 anos, continentais)

Pedro Data
Menção Honrosa para Autor Nacional
(Prémio destinado a maiores de 19 anos, continentais)

Carlos Rocha
Menção Honrosa para Autor Nacional
(Prémio destinado a maiores de 19 anos, continentais)

Catarina Calvinho
Primeiro Prémio Mini Autor Nacional
(Prémio destinado aos concorrentes do continente até 15 anos)
Angel
Primeiro Prémio Mini Autor Regional

(Prémio destinado aos concorrentes açorianos até 15 anos)
-----------------------------------------------------
Para ampliar a imagem bastará clicar-lhe em cima.
(Infelizmente, mesmo aumentada, a imagem ficará sempre truncada na parte superior da prancha, porque foi assim reproduzida na página do jornal, presumo que por impossibilidade técnica de fazer melhor, embora me pareça que bastaria ter feito uma pequena redução à cópia da prancha original para toda a bd caber na página do caderno/suplemento).
-----------------------------------------------------

Para esclarecer as categorias acima referidas (Mini Autor Regional, Jovem Autor Regional, Mini Autor Nacional, etc.), será necessário ver o regulamento, publicado em postagem de Outubro 15, 2009 (que pode ser visto com facilidade, para tal bastará clicar no item "Concursos de Banda Desenhada" inscrito em rodapé).
-----------------------------------------------------

Os concursos de banda desenhada têm várias finalidades, e todas positivas: descobrir e incentivar novos talentos, divulgar publicamente as obras (galardoadas com os prémios principais e também as que tiveram menções honrosas), através de publicação em qualquer suporte - nos jornais, nas revistas ou nos fanzines -, bem como em exposições organizadas pelos promotores da iniciativa.
O concurso lançado pelo jornal trimestral gratuito Avenida Marginal - editado nos Açores, Ilha do Faial - já cumpriu as duas componentes indicadas: para começar, a publicação, fazendo-o nas suas páginas, na edição de 18 de Dezembro. E a parte da exposição já começou a ser cumprida: ainda em Dezembro, as bandas desenhadas distinguidas com os prémios estiveram patentes no Centro do Mar, Ilha do Faial.
E não seria de mais se o jornal conseguisse organizar outra exposição na Ilha, dessa vez no museu de "Scrimshaw" do Café Peter Sport. Cada bd tem apenas uma prancha, e entre as vitrines há bastante espaço disponível, com a vantagem de ser local visitado por um tipo de pessoas bastante diversificado.
E, qual cereja no topo do bolo, está prevista uma mostra itinerante que percorrerá vários locais do país, nomeadamente Beja, onde será montada na Galeria do Instituto Politécnico, integrada no próximo Festival Internacional de Banda Desenhada daquela cidade.

Complementarmente, estas bandas desenhadas que obtiveram distinções (prémios ou menções honrosas) ficam em exposição no espaço virtual deste blogue.
----------------------------------------------
Quem estiver interessado em ler um trabalho meu com o título "Subsídios para um estudo sobre Concursos de Banda Desenhada", ou o regulamento do concurso acima referenciado, pode fazê-lo clicando aqui no rodapé.

Sem comentários: