segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Osvaldo Medina - Síntese biográfica do Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXIV - 306º Encontro

Em cima:
As 2ª e 3ª pranchas desenhadas por Osvaldo Medina para o livro A Fórmula da Felicidade


Em cima:
Desenhos de Osvaldo Medina para as duas pranchas iniciais feitas para o livro Mucha
Como sempre tem acontecido, a componente de tertúlia da TBDL é preenchida com uma conversa, a seguir ao jantar, com o nosso
CONVIDADO ESPECIAL (*)
que, este mês é o

OSVALDO MEDINA
Osvaldo Lopes Medina, Novembro de 1973, Luanda, Angola.

No ano em que nasceu o Convidado Especial de hoje da Tertúlia BD de Lisboa, Angola era ainda território integrante de Portugal, por conseguinte Osvaldo deveria ser português. Todavia, embora a sua naturalidade seja angolana, algo inexplicavelmente, ele, tal como os seus pais, tem nacionalidade cabo-verdiana. Portanto, pela primeira vez na Tertúlia BD de Lisboa, o Convidado Especial é estrangeiro.
Veio para Portugal ainda não tinha dois anos, por isso aqui fez o 12º Ano completo do Curso Técnico-Profissional, Área Desenho.
A sua primeira incursão na Banda Desenhada intitulou-se Em Busca da Vida, obra dividida em três álbuns, editados em exemplares únicos pelo Arqº Francisco Gentil, que escreveu o argumento e pagou a invulgar edição (em 1999) que nunca passou dos protótipos, devidamente impressos em offset.

A Tua Carne é Má, que realizou sob argumento de Pepedelrey, teve as respectivas pranchas originais (40) expostas no Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, durante o 4º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (Maio 2008) , mas o álbum ainda não foi editado.

Finalmente, em Junho, também em 2008, Medina teve a sua estreia., no nº 3 do fanzine Efeméride, dedicado ao tema Super-Homem no Século XXI, com o episódio Ícone, sob argumento de Mário Freitas.

E uns meses depois, em Dezembro, foi a vez de se ver o seu nome na capa do álbum A Fórmula da Felicidade (1º vol. de 2), argumento de Nuno Duarte e legendagem de Mário Freitas, sob chancela da Kingpin Books.

Em 2009, mês de Fevereiro, sob argumento de Mário Freitas, desenhou Lisboa 2009 para o nº 137 do fanzine Tertúlia BDzine.

Ainda em Outubro desse ano foi editado pela Kingpin Books o álbum Mucha, com argumento de David Soares, sendo a legendagem e a arte-final de Mário Freitas.
---------------------------------------
(*) Este ciclo de CONVIDADOS ESPECIAIS, a decorrer permanentemente desde Junho de 1985, tem a finalidade de distinguir, com DIPLOMA DE INCENTIVO, gente da BD, a vários níveis:
1) Autores jovens em princípio de carreira, mas com obra publicada - embora porventura escassa - quer em fanzines, jornais, revistas ou, eventualmente, em álbum (por edição alternativa, seja com apoio autárquico ou de empresa privada, até mesmo em edição de autor).
2) Autores já com obra significativa, mas demasiado novos para serem homenageados.

3) Autores que fizeram banda desenhada, de forma esporádica, há uns tantos anos, tendo desistido da BD e optado por diferente actividade (incentivo de tipo retroactivo).
4) Desenhadores adultos que só tardiamente tiveram BD editada, sendo-lhes dado este incentivo pela TBDL, independentemente da sua idade.

------------------------------------------------
Para se verem as numerosas postagens relacionadas com este tema, basta clicar no item Tertúlia BD de Lisboa, inscrito no rodapé

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Com muita pena minha, mais uma vez não posso ir por razões de horário laboral...
:(

Abraço

Geraldes Lino disse...

2 de Março (outra vez dia 2, como agora em Fevereiro), lá estaremos no sítio do costume. Estuda já o horário. Não podes fazer troca com um colega?
Abr.
GL