quarta-feira, abril 07, 2010

Comic Jam - 19ª, 20ª, 21ª pranchas



Comic Jam é como os americanos e canadianos anglófonos baptizaram a brincadeira dos surrealistas franceses chamada Cadavre Exquis, o bem conhecido Cadáver Esquisito em que têm participado todos os autores de BD que frequentam a Tertúlia BD de Lisboa.
Mensalmente é realizada uma prancha, fazendo cada desenhador uma vinheta, sem qualquer argumento preconcebido.
Trata-se, por conseguinte, de um trabalho colectivo feito ao sabor da imaginação de cada participante. Garantida é a surpresa e o divertimento pelo resultado final.
Confiram o que digo pela leitura/visionamento das três pranchas realizadas em Março (nesse mês foram feitas duas pranchas, devido a ter-se efectuado uma tertúlia extra) e Abril.
Nota-se, à evidência, um excesso de utilização da minha imagem. Mas a liberdade na criatividade dos artistas é intocável. E sei bem quanto o meu grande nariz e o meu bigode se tornam fáceis de caricaturar...
-------------------------------------------------------
Autores das três pranchas (de cima para baixo)
1ª (feita em 6 de Abril)
João Vasco Leal - FIL
André Oliveira - João Ataíde
Miguel Gabriel - Joana Afonso
-----------------------------------------
2ª (feita em 9 de Março)
Juan Cavia (*)- Santiago Villa (*)
Martin Tejada (*) - Filipe Melo (*)
Fabiano Papucci (*) - José Abrantes
(*) Juan Cavia, Santiago Villa, Martins Tejada, argentinos, e Filipe Melo, português, são os autores da obra em BD "Mendonça Dog e Pizzaboy". Foram os quatro Convidados Especiais da Tertúlia BD de Lisboa neste dia; "Fabiano Papucci" é pseudónimo colectivo do quarteto.
-----------------------------------------
3ª (feita em 2 de Março)
C. Moreno - Zé Manel
Paula Carichas - Filipe Duarte
Bárbara C. - António Carichas
António Carichas é veterano autor de BD, que colaborou na revista Mundo de Aventuras, tendo criado vários heróis, entre os quais "Toncari", baseado no seu próprio nome. Paula Carichas, ainda muito jovem, é sua filha
.............................................................................
O projecto inicial era o de editar em papel, como fanzine, cada conjunto de dez pranchas. Assim fiz no final da primeira fase.
Mas devido ao escasso interesse demonstrado pelos artistas participantes, e pelo público em geral, em adquirir o fanzine (pelo preço de custo), a edição tem tido pouca saída.
Em consequência dessa pouco animadora constatação, decidi voltar a editar esse primeiro conjunto de dez pranchas, juntamente com as vinte, talvez trinta seguintes. Aparecerá assim um volume com o triplo, o quádruplo do material, bem mais visível e porventura mais susceptível de interessar quem gosta deste tipo de banda desenhada improvisada.
.............................................................................

Quem estiver interessado em ver todas as postagens anteriores relacionadas com este tema, poderá fazê-lo com um simples clic sobre o item comic jam inscrito na caixa do rodapé.

1 comentário:

Unknown disse...

Mas que excelentes "Comic Jam"! Ainda não tinha tido a oportunidade de apreciar todas essas novas pranchas e é bom ver que nesta segunda "edição" de Comic Jam, os vários autores ainda se têm esmerado mais, resultando em óptimos trabalhos, repletos de humor e bem equilibrados entre si! ;)

Abraços!

Paulo Marques