terça-feira, maio 11, 2010

Publicidade (Didáctica, Política, Comercial) em BD (II)




Publicidade, tanto didáctica como política ou até mesmo comercial, feita à base de banda desenhada, não é nada frequente, em especial na Imprensa, daí a surpresa que me têm causado os vários episódios que, recentemente, foram publicados no jornal Mundo Universitário (MU).
Para maior agrado de qualquer apreciador de BD, a presente publicidade está a integrar características muito sui generis bem conhecidas da Banda Desenhada tradicional, como mais adiante pormenorizarei quando falar da que é reproduzida na metade inferior deste "post".
Quanto às que coloquei no topo, desenvolvem os temas "Este senhor apresenta o poster do efeito velcro" (título da primeira bd, reproduzida no MU nº 160 - 12 a 25 de Abril) e "Este senhor não se cansa de apresentar o poster do efeito velcro" (2ª bd, no MU nº 161 - 26 Abril a 9 Maio), com a originalidade, nesta última, de a prancha inicial da bd ser a primeira página do jornal!
Como se depreende, ambos os episódios estão centrados em tema idêntico, bem esgalhados nas duas componentes: ideia/argumento e concretização gráfica, tudo da autoria de Pedro Lourenço.







As duas primeiras pranchas sobre fundo alaranjado (no papel de jornal é a cor que ressalta) constituem uma mesma banda desenhada, com um intérprete (a fazer lembrar um prostituto algarvio, que deu brado por se apresentar como consolador de senhoras turistas carentes) que se mantém como "pivot" em ambos os episódios, ao género de uma história em continuação, publicada em números seguidos, em tempos diferentes (uma quinzena de permeio).
Isto constitui uma ideia inédita em publicidade inserida em jornais, e não me canso de elogiar o autor. E seria injusto não dar um aceno de simpatia à agência publicitária (não indicada) pela ideia de convidar um ilustrador/autor de BD a realizar tão inédita publicidade.
Repare-se que os episódios "Este senhor apresenta o poster taikondu" e o seguinte, "Este senhor não se cansa de apresentar o poster taikondu" foram publicados no jornal MU nos nºs 158 (8 a 21 de Março) e 159, de 22 de Março a 4 de Abril), respectivamente, e, embora separados por duas semanas, a cor de base manteve-se a mesma, o que consegue dar evidente unidade aos dois episódios, constituindo duas partes duma mesma situação, que também ressalta dos títulos.
Pessoalmente nunca tinha visto nada no género, ou seja, uma campanha publicitária em que há uma banda desenhada do estilo "continua no próximo número", ainda por cima já com várias séries (as anteriores estão visíveis no "post" de 17 Março), unificadas pelos títulos e pela personagem principal.
Notável!

------------------------------------------------
Para quem quiser ver a postagem anterior deste tema (em 17 Março) bastar-lhe-á clicar no item "Publicidade em BD" indicado no rodapé.
------------------------------------------------

O jornal Mundo Universitário - quinzenário no início, tal como actualmente, depois de um período intermédio em que foi semanário, e onde tive o prazer de coordenar uma página de BD -, surgiu a 11 de Maio de 2004, faz hoje seis anos.
À sua directora, Drª Raquel Louçã Silva e respectiva equipa, os meus parabéns.

7 comentários:

teresa disse...

mete cartäo por trás para scanares sem excesso de luz
= )

Corinne disse...

Olà, tenho a revista que me pediste.
Entre em contacto comigo sff. Nao tenho o teu numero guardado.
Até breve,
Corinne (ex-nouvelle librairie française)

Geraldes Lino disse...

Olá Corinne
Só agora estou a ver a tua msg, e já passa da meia noite.
Amanhã telefono-te. Obrigado por não te teres esquecido do meu pedido.
Bjs.
GL

Anónimo disse...

A D.Teresa está certa na sua observação .mete cartäo por trás para scanares sem excesso de luz

Geraldes Lino disse...

Para a Teresa e para o Anónimo
Agradeço a chamada de atenção, na próxima vez farei como dizem.
Bjs para a Teresa, abraço para o anónimo.
GL

Luís Alvoeiro | Photo© Mileu disse...

Olá Geraldes. Ainda bem que gosta. O Pedro Lourenço é um talento natural que esteve vários anos sem desenhar e finalmente redescobriu o grande gozo que isso lhe dá. Só para acrescentar que a agência é a Lowe Lisboa. Abraço

Luís Alvoeiro.

adt disse...

Provavelmente será uma adaptação do estrangeiro mas achei curiosa e aqui fica o link http://aterrememportugal.blogspot.pt/2013/03/escaparate-de-utilidades-caneta-parker.html