terça-feira, maio 17, 2011

Música (Bandas, Cantores e Músicos) na BD (I)







Álbuns de música pop-rock tocada por conjuntos portugueses, incluindo bandas desenhadas biográficas, é uma iniciativa bem-vinda para os aficionados da BD.

Está em causa a colecção que se apresenta sob o título "BD Pop-Rock Português", sendo o número inicial dedicado à banda de música Xutos & Pontapés, ilustrada por uma banda desenhada em vinte e oito páginas a cores, da autoria de Alex Gozblau. Além dos desenhos, é dele o argumento/guião, inspirado na biografia daquela importante banda.

Trata-se de uma edição de A Bela e o Monstro, Edições Lda. e Tugaland, sob licença de Éditions Nocturne, empresa que também lançara, em 2005, a colecção BD JAZZ, igualmente valorizada por biografias dos músicos feitas em banda desenhada. Aliás, esta edição é já uma tentativa que se segue à encetada em 2008 (com lançamento no 19º Festival de Banda Desenhada da Amadora), que teve seguimento com vários álbuns gradualmente postos à venda na FNAC do Chiado (que eu tenha visto). Desta feita vai ser um conjunto de quinze álbuns, a serem distribuídos conjuntamente com os Diário de Notícias e Jornal de Notícias, um cada 6ª feira.
Convém esclarecer que esta peça - álbum com CD e 28 páginas de banda desenhada - já tinha tido uma anterior edição, mas diferente na gravação musical, para o que a própria editora chama a atenção: "Cerco Nova Gravação".

Um aspecto que para mim é irritante, e redutor para a banda desenhada, é o facto de os álbuns incluirem vários textos (neste caso escritos por António Sérgio, Tózé Brito, Pedro Félix e Pedro Teixeira), acerca das bandas musicais e/ou dos cantores, e nem um único parágrafo sobre os autores das bandas desenhadas.
Para suprir essa recorrente lacuna, escrevo eu um pequeno apontamento biobibliográfico (embora limitado pelo facto de Alex Gozblau não gostar de dar elementos pessoais para publicação).
--------------------------------------

ALEX GOZBLAU

Síntese biobibliográfica                               

Alex Gozblau* (Perugia, Itália, 1971) é ilustrador e autor de banda desenhada, com colaboração espalhada por livros, revistas e jornais.

A sua primeira experiência na BD foi como argumentista, ao elaborar a trama para a bd Gente Como Nós, publicada em dez tiras, desenhadas por João Fazenda para o jornal Público, em 1999, por ocasião dos 25 anos do 25 de Abril.

Ainda na área da escrita,é dele o argumento da novela gráfica Março, desenhada por Miguel Rocha e editada em álbum em 2000.

Continuando a sua actividade ano após ano, em 2001 surge uma nova bd, dessa vez de sua completa autoria, com o título Auto-retrato com tempo ao fundo, impressa na revista Pública, suplemento do jornal Público, bd dedicada à preguiça, incluída numa série de bandas desenhadas sobre o tema "Sete Pecados Capitais", para o qual colaborou de novo, ao escrever a história A Divina Karelias, que representava a soberba, com imagens de João Fazenda.

A banda desenhada que Alex considera a sua primeira intitulou-se Exercício #1, mas publicada apenas em 2002 na revista Quadrado (nº1).

Em 2008 colaborou num projecto colectivo, um livro intitulado Vencer os Medos, com argumento de João Paulo Cotrim.

Ainda em 2008 fez a bd em vinte e oito pranchas que seria incluída no álbum dedicado à banda musical de Pop-Rock Xutos & Pontapés, reposto no mercado este ano 2011, no passado dia 29 de Abril. Foram daí extraídas as imagens que ilustram esta postagem (quatro pranchas e a capa do álbum).
Numa área artística diferente, a do Cinema de Animação, assinou, em colaboração com João Fazenda, o filme Café, também em 2008.

Em Dezembro de 2009 surge um livro com bandas desenhadas de autores vários, intitulado Portimão Como Se Faz Uma Cidade - edição da Câmara Municipal de Portimão -, sendo de sua autoria o episódio Depois do Fim, em dez páginas a cores.

*Gozblau é pseudónimo
--------------------------------------
Para a postagem ficar mais completa, aqui ficam as datas de publicação, bandas musicais e/ou cantores individuais, além dos autores das respectivas bandas desenhadas:

Volume 1 - 29/4 - Xutos e Pontapés - BD de Alex Gozblau
Vol. 2 - 6/5 - GNR - BD de Nuno Saraiva
Vol. 3 - 13/5 - Jorge Palma - BD de Susa Monteiro
Vol. 4 - 20/5 - UHF - BD de Pedro Brito
Vol. 5 - 27/5 - Trovante - BD de Maria João Worm
Vol. 6 - 3/6 - António Variações - BD de Daniel Lima
Vol. 7 - 10/6 - Sétima Legião - BD de Rui Lacas
Vol. 8 - 17/6 - Pop Dell'Arte - BD de Fernando Martins
Vol. 9 - 24/6 - Rui Veloso - BD de Vasco Gargalo
Vol 10 - 1/7 - Rádio Macau - BD de Luís Lázaro
Vol. 11 - 8/7 - Clã - BD de Tiago Albuquerque
Vol. 12 - 15/7 - Jafumega - BD de Afonso Ferreira
Vol. 13 - 22/7 - Trabalhadores do Comércio - BD de Pedro Pires e André Caetano (desenhos), Hugo de Jesus (argumento e legendagem)
Vol. 14 - 29/7 - Delfins - BD de Adolfo Ana
Vol. 15 -5/8 - Heróis do Mar - BD de António Jorge Gonçalves

4 comentários:

Idálio Loução disse...

Viva Geraldes Lino

A que dias sai esta publicação, é pago ou gratuito. Isto porque, gostaria de fazer esta coleção.

Abraço

Idálio Loução

Geraldes Lino disse...

Viva Idálio Loução
Esses álbuns de música Pop-Rock acompanham às 6ªs feiras tanto o Diário de Notícias (mais fácil de encontrar aqui no Sul) como o Jornal de Notícias.
Começaram a sair no dia 29 de Abril. Peça ao seu fornecedor de jornais e/ou revistas para lhe arranjar os que já sairam.
Como houve amigos que me fizeram perguntas acerca desta edição,acrescentei agora na postagem mais os seguintes elementos: dias de saída, nomes das bandas e/ou dos cantores individuais e autores das respectivas bandas desenhadas.
Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Idálio Loução, esqueci-me de lhe responder à pergunta que fez acerca de ser pago ou gratuito. AhAhAh! essa do gratuito teve graça :-) Custa 8€99 e, pelas regras, o álbum só pode ser vendido juntamente com o jornal mas normalmente os vendedores não se preocupam com isso, vendem o álbum separadamente (pelo menos aqui em Lisboa assim acontece...).
Abraço.
GL

Derradé disse...

Nessa colecção falta a maior banda VIRTUAL de Portugal: A BadSummerBoys Band eheheheh...

1 abraço Geraldes Lino!

Derradé