terça-feira, julho 19, 2011

Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD (XLV)

Há muito tempo já que tinha conhecimento da publicação, no suporte virtual da blogosfera, da banda desenhada "A Garagem de Kubrick", uma série criada pela dupla Carla Rodrigues, desenhadora, e J.B.Martins, argumentista/guionista (e cinebloguista há oito anos!).

Entretanto, como comprador da revista mensal de cinema Total Film, apercebi-me que, no nº3 (Jun. 2011) da publicação, havia uma novidade BD: um episódio intitulado "A Outra Escolha", pertencente àquela série, mas agora no tradicional suporte de papel, o que me induziu a esperar com curiosidade pelo número seguinte da revista.

 E logo no começo deste Julho, lá apareceu no nº 4, mais um "gag", o #2 intitulado "Teoria da Evolução", em que é mostrada a imagem de Harry Potter no seu início, em 2001, observada por duas crianças que seguem pela mão da mãe, enquanto que em 2011, agora já adolescentes, as mesmas personagens estão em frente dum Harry Potter também dez anos mais velho.

Carla Rodrigues desenha com facilidade, naquele registo muito em voga que se encaixa entre o figurativo e o caricatural, e J.B.Martins sabe aproveitar pormenores de filmes, ou situações paralelas, para criar curtos "gags".

Por conseguinte, agora que me certifiquei da continuidade da iniciativa, aqui fica a chamada de atenção aos bedéfilos/cinéfilos para o facto desta boa revista cinematográfica ter iniciado a inesperada bivalência BD/Cinema.

Para ver mais imagens de "A Garagem de Kubrick", visitar os seguintes endereços:
http://cineblog.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/agaragemdekubrick
--------------------------------------------------
Os interessados em ver as 44 postagens anteriores deste tema consegui-lo-ão facilmente. Basta clicar no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD, visível no rodapé

9 comentários:

Wolfviddius disse...

Boa Tarde,

Ao longo deste anos tenho-me deliciado com as curiosidades de BD Portuguesa, neste blog. Mas já há algum tempo que aguardo um ensaio sobre os webcomics, que em Portugal, parecem ter algum destaque, pegando no exemplo da Garagem de Kubrick e sucesso de outrora do blog da Dupla Personalidade. Deixo a deixa para um novo post, não pretendo impôr nada. Até seria mais interessante debater aqui por comentários, a meu ver. A verdade é que os webcomics têm algum potencial, já reconhecido em outros países.

Nuno Neves disse...

Já acompanho a Garagem de Kubrick desde do tempo que eram publicados regularmente no Cineblog. Um humor fantastico aliado a um excelente desenho. A passagem para as páginas de uma revista cinematográfica quase que se impunha... tal como ter como convidada.... da Tertulia a talentosa Carla Rodrigues!

João Figueiredo disse...

"A Garagem de Kubrick" foi também publicada em 2010, no Funzip 5, editado pelo Grupo Entropia. Quanto a webcomics, ainda este ano sairá pelo menos mais um, mas por enquanto é surpresa.
Abraços

Geraldes Lino disse...

Caro (desconhecido) Wolfviddius
Essa ideia dos "webcomics" já alguém em tempos me tinha sugerido, mais ou menos na altura em que também me tinha ocorrido pesquisar na net blogues para concretizar o tema "Internet e Banda Desenhada - Portugal - Blogs e Sites de BD - de A a Z", que consegui finalmente inaugurar.
Isto em Março 23, 2008 (projecto em permanente construção, que pode consultar clicando nesse mesmo item na rubrica "Categorias", localizada no lado esquerdo da "home page").
Na altura em que comecei essa infindável tarefa, tive de visitar sistematicamente toda a blogosfera portuguesa, e apercebi-me da existência de vários espaços internéticos que alojavam bandas desenhadas realizadas com variada periodicidade (ou sem nenhuma) directamente na world wide web, que se poderiam classificar de "webcomics".
Ainda iniciei uma listagem, mas acabei por suspender o trabalho, por ter chegado à conclusão que estava a repetir, em vários casos, os itens incluídos na citada rubrica "Internet e Banda Desenhada - Portugal".
Mas repito o agradecimento pela sugestão.
Saudações.
GL

Geraldes Lino disse...

Caro Verbal
Antes de mais, grato pela visita.
Como participante que passou a ser, de há uns meses a esta parte, da Tertúlia BD de Lisboa, compreendo que queira ver a Carla Rodrigues como Convidada Especial da TBDL.
Claro que já tenho o nome dela incluído numa extensa lista de novos/as autores/as de BD para esse efeito.
Mas em Agosto teremos a apresentação, pelos respectivos editores e colaboradores, do fanálbum "Voyager", que vêm propositadamente do Norte (um deles é Rui Ramos, o entusiasta-mor da publicação).
Em Setembro estará na tertúlia a "mangaka" Ana Saúde como Convidada Especial.
Outubro já está reservado para uma homenagem póstuma a um dos incontornáveis nomes da BD portuguesa, Adolfo Simões Müller.
E por aí fora...
Mas não deixa de ser útil a sua sugestão.
Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Viva, João Figueiredo
Vais com frequência à tertúlia, "falamos" às vezes por sms, e ainda não me tinhas dito nada acerca desse novo projecto...
Mas estás desculpado, afinal de contas o segredo é a alma do "negócio"!
Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Anónimo Wolfviddius
No que se refere a incluir webcomics no meu blogue, você não me deu nenhuma ideia nova, já há uns anos que tinha pensado nisso, e já tinha visto webcomics na blogosfera estrangeira.
Mas não queria aumentar o leque de categorias, ou etiquetas, no meu blogue, para não me dispersar demasiado.
Todavia, à conta do "Van Dog", acabei por acrescentar esse tema "weblogs", no "post" de 28 Jan. 2012.
Espero que tenha conhecimento desta resposta, ou que tenha continuado a visitar este blogue.

Geraldes Lino disse...

Caro Nuno Neves "Verbal".
Como nos costumamos encontrar na Tertúlia BD de Lisboa, lá teremos a Carla Rodrigues (que vem de propósito do Porto) como Convidada Especial.
Ela já estava na minha lista, mas há muitos novos autores de BD para estarem na TBDL como C.E., além de estarem mais perto e não implicarem despesas pagas pela tertúlia (deslocações e alojamento), como acontece com a Carla.

Geraldes Lino disse...

Anónimo Wolfviddius
No que se refere a incluir webcomics no meu blogue, você não me deu nenhuma ideia nova, já há uns anos que tinha pensado nisso, e já tinha visto webcomics na blogosfera estrangeira.
Mas não queria aumentar o leque de categorias, ou etiquetas, no meu blogue, para não me dispersar demasiado.
Todavia, à conta do "Van Dog", acabei por acrescentar esse tema "weblogs", no "post" de 28 Jan. 2012.
Espero que tenha conhecimento desta resposta, ou que tenha continuado a visitar este blogue.