segunda-feira, agosto 08, 2011

Concurso de BD



O humor é coisa séria, parece um paradoxo, todavia nada melhor para confirmar a ideia do que observar a banda desenhada curta pertencente à obra Idées Noires, de Franquin, que se pode visionar no topo do "post".



Mas a que propósito seleccionei aquela bd para ilustrar o árido texto que constitui este "post"? Porque tem algo a ver com o tema do Concurso Nacional de Banda Desenhada, na sua 22ª edição, realizado em complementaridade com o Festival Internacional de BD/Amadora 2011.

Vejamos então, em síntese, o regulamento do concurso, com destaques meus, bloguista, dos pontos mais importantes.

1)
Tema obrigatório: "O Humor é Uma Coisa Séria"

2)
Os concorrentes incluir-se-ão em três escalões:


A+ - A partir dos 31 anos (sem bedês publicadas em álbum, e que nunca tenham sido premiados/as pelo Amadora BD)

A - dos 17 aos 30 anos


B - dos 12 aos 16 anos

3)
12 Setembro de 2011, até às 17h, data e hora limite para entrega das bandas desenhadas à entidade organizadora CMA/CNBDI (Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem).

As bandas desenhadas enviadas por correio terão de chegar, ao limite, também naquelas data e hora, ao seguinte endereço:
22º Concurso de BD
Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada
CMA/CNBDI - Av. do Brasil, 52-A
2700-134 Amadora / Portugal

4)

a) Cada banda desenhada será constituída por 4 pranchas originais, inéditas, produzidas nos últimos dois anos, podendo ser a preto-e-branco ou a cores;
b) O formato das pranchas pode ser A4 (210x297mm) ou A3 (420x297mm);
c) As quatro pranchas têm de estar numeradas (preferivelmente no canto inferior direito), mas não podem estar assinadas (os autores podem deixar um pequeno espaço em branco a fim de posteriormente as assinarem, para efeitos de publicação e/ou exposição (isto independentemente de as quatro pranchas a concurso terem de ser numeradas e identificadas com o pseudónimo e respectivo escalão, no verso).
Ainda a respeito do pseudónimo: este deve ser original, não podendo ser usado algum que já tenha sido utilizado anteriormente pelo(s) autor(es).

5)
Mais pormenores importantes:
a) Os autores têm de fazer duas fotocópias de cada prancha, sendo uma para ficar em seu poder, e a outra para seguir junto ao original;
b) Os autores devem dar atenção ao tamanho (corpo) das legendas, que terão de ser feitas de forma a ficarem legíveis após serem reduzidas para formato A4 (isto no caso dos autores que preferem desenhar em pranchas de formato A3);
c) O início da banda desenhada deve apresentar título; o final do episódio também deverá estar claramente marcado.

6)
Inscrição

A fim de se inscreverem, os concorrentes deverão recortar ou fotocopiar a Ficha de Inscrição
(a qual fica reproduzida no topo deste "post"), preenchê-lo, e enviá-lo juntamente com uma fotocópia legível do Cartão de Cidadão (ou Bilhete de identidade), mais o Cartão de Número de Identificação Fiscal (NIF, vulgo "Cartão de Contribuinte").

Nota importante - A inscrição dos participantes apenas se considera válida após a recepção das obras a concurso, juntamente com os documentos acima indicados.

--------------------------------------------------
Ilustração do "post"
A banda desenhada curta, em duas pranchas, de Franquin, que tomei a liberdade de reproduzir, pertence ao álbum "Idées Noires" (tomo 2), edição de "Fluide Glacial".
Que fique claro: a escolha desta peça de BD é da responsabilidade do presente blogger, tem a ver com alguma ligação ao título do tema do concurso, mas não é nenhuma sugestão para os potenciais concorrentes

Quanto à imagem da Ficha de Inscrição poderá servir aos interessados em participar no concurso (para vê-la em condições terão de lhe clicar duas vezes consecutivas em cima)

4 comentários:

Joana Afonso disse...

Olá Geraldes Lino!
Tenho só uma dúvida e se me pudesse ajudar seria óptimo! No que toca ao envio da BD, no caso das pranchas originais serem apenas a preto e branco e a BD final a cores dadas no PC como se faz? Mandam-se mesmo as pranchas a preto e branco e uma impressão das respectivas a cores? Ou basta mandar duas impressões a cores da Banda-Desenhada?

Beijinhos

Anónimo disse...

Cara Joana Afonso,
pode concorrer com pranchas a cores ou a preto e branco.
caso queira concorrer com o trabalho após coloração, terá de enviar as impressões feitas no computador.
espero ter ajudado à sua dúvida.
bom trabalho!
AmadoraBD

Geraldes Lino disse...

Viva, Joana Afonso
Pedi a um responsável (José Eduardo) da entidade organizadora (CNBDI- Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - Amadora) que esclarecesse a sua dúvida.
A resposta já cá está, espero que tenha ficado esclarecida.
Abraço.

Joana Afonso disse...

Fiquei sim esclarecida!
Muito Obrigada pela atenção e pela resposta!