segunda-feira, maio 27, 2013

Autógrafos Desenhados (XXIII) - Mézières



Jean-Claude Mézières, como grande nome que é da BD europeia, irá constituir um inesperado foco valorizador do 9º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, onde vai estar presente a 1 e 2 de Junho, dias de arranque do já renomado evento bedéfilo nacional (que se prolongará até dia 16 do mesmo mês).

É dele o autógrafo desenhado - ou desenho autografado - que ilustra o topo do "post", o qual obtive de Mézières na edição de 1987 do grande Festival International de la Bande Dessinée de Angoulême. 

Pelo facto de termos o ilustre banda-desenhista em Portugal, ocorreu-me mostrar este desenho autografado inédito, já com mais de vinte e cinco anos de existência no meu acervo da especialidade. Está na hora de obter uma nova versão...

Mézières, é reconhecido como autor europeu de grande prestígio, conseguido este basicamente na co-autoria da extensa saga de ficção científica "Valerian Agente Espácio-Temporal" centrada na personagem homónima - sem desprimor para Laureline, sua parceira de aventuras -, uma obra criada ficcionalmente pelo prolífico argumentista - escritor Pierre Christin.    

----------------------------------

MÉZIÈRES

Síntese biobibliográfica 

Jean-Claude Mézières nasceu em Paris, a 23 de Setembro de 1938. O seu pendor natural para o desenho manifestou-se cedo, aos treze anos, ou seja, ainda antes de terminar o curso liceal, tinham sido publicados desenhos seus no Le Journal des Jeunes, em 1952 fez uma banda desenhada tipo pastiche em onze pranchas, que intitulou "Tintin en Californie". 

Por essa altura, em 1953, começou a frequência de um curso de quatro anos no Institut des Arts Appliqués, em Paris.

Enquanto estudava arranjou tempo, a meio do curso, fez a uma bd de aventuras (como o título indica), "Robin des Bois", publicada na revista Bonjour Philipine, iniciada em 1955 e terminada em 1957. 

Estava definitivamente lançado na especialidade, tanto assim que para outra revista, a Fripounet, fez uma bd incidindo sobre um tema que o apaixonava, o western, cujo título não consegui localizar (ora aí está uma pergunta que farei agora a Mézières).

Após o serviço militar - iniciado em 1959, terminado em meados de 1961 - trabalhou numa agência de publicidade, para a qual fez uma banda desenhada publicitária , sob argumento do seu amigo de infância Pierre Christin.

Em 1965 foi até aos Estados Unidos a fim de estagiar com autores de comics e poder observar os seus métodos de trabalho. Lá, em Salt Lake City, encontrou-se de novo com Pierre Christin, que na altura estava como professor na Universidade de Utah. Ambos, em mais uma colaboração, fizeram uma banda desenhada de seis pranchas intitulada "Le Rhum du Punch", e enviaram uma cópia para Jean Giraud que, por sua vez, a mostrou a René Goscinny, na altura editor da revista Pilote, e este publicou-a (Pilote nº 335, de 24 Março 1966).

De regresso a França, em meados de 1967, colaborou de novo na Pilote, com a bd "L'Extraordinaire et Troublante Aventure de Monsieur Auguste Faust", sob argumento de Fred.

Ainda nesse ano de 1967, de novo sob argumento de Pierre Christin (então a usar o pseudónimo "Linus"), iniciou-se a obra de ficção científica "Valérian", também para a Pilote. Essa obra foi publicada em Portugal sob o título "Valérian - Agente Espácio-Temporal", em revista e em álbum.

Em 1987 e 1990 fez duas histórias completas para a revista Métal Hurlant. Em 1991, de novo com o seu argumentista de sempre, faz as ilustrações para a obra "Les Habitants du Ciel", com o subtítulo "Atlas Cosmique de Valérian et Laureline".

Mézières recebeu em 1984 o Grande Prémio da Cidade de Angoulême. Já esteve duas vezes em Portugal, uma delas em Lisboa, no evento BDBOOM, outra na Amadora, integrado no respectivo IX Festival Internacional de BD, e, pela terceira vez de visita a Portugal, estará em Beja, a participar no IX Festival de Banda Desenhada daquela cidade alentejana.

Alguns dos elementos constantes deste texto foram extraídos de três fontes:

1) The World Encyclopedia of Comics, de Maurice Horn, edição de 1998
2) Dictionnaire Mondial de la Bande Dessinée, de Patrick Gaumer e Claude Moliterni, edição de 1998
3) Wikipedia  
  
----------------------------------------------------------------------------------------------    
  
Os interessados em ver as 22 postagens anteriores deste tema (onde se incluem grandes nomes da BD, tais como Joe Kubert, Aragonés, John Buscema, Manara, Mordillo, Moebius, Neal Adams, Quino, Solano López, Juan Zanotto, Rick Veitch, entre vários outros), poderão fazê-lo clicando no item Etiquetas: Autógrafos desenhados inserido no rodapé.

Sem comentários: