sexta-feira, agosto 16, 2013

Política e BD (V)









O assalto ao paquete Santa Maria, levado a efeito pelo Capitão Henrique Galvão, rebelde político e escritor, a 20 de Janeiro de 1961, como forma de insurreição contra a ditadura salazarista, é um facto digno de registo na História de Portugal.


Como se compreende, considerando o rigoroso controlo exercido na época sobre a imprensa e a rádio, o acontecimento foi abafado internamente tanto quanto possível, embora tenha tido relevo mediático no estrangeiro. De tal maneira o assunto teve impacte que vamos encontrar a sua descrição em forma de banda desenhada numa revista mexicana de BD, contemporânea do assalto, intitulada Aventuras de La Vida Real.

O facto teve, com efeito, fortes contornos políticos, negativos para o regime de Salazar, e não podia ter qualquer divulgação mediática, incluindo a figuração narrativa. Aliás, os autores de BD da época não se atreveriam a tratar de assunto tão melindroso, nem as revistas em publicação nessa data - Camarada, Fagulha (estas duas ligadas à Mocidade Portuguesa, organização dependente do regime), Cavaleiro Andante, Zorro, Mundo de Aventuras - teriam a ousadia de tentar publicar uma peça com tais características políticas, sob pena de serem proibidos de o fazer pelo serviço de censura.

Por conseguinte, esta banda desenhada de autor mexicano (não identificado) nunca poderia ter tido publicação em Portugal, embora a revista mexicana apresente na sua ficha técnica a indicação "Revista Aprobada por la Secretaria de Educación Pública". Creio que poucos portugueses dela terão tido conhecimento, eu incluído, que só agora a vi, em e-mail que me foi enviado pelo meu amigo coleccionador Fernando Cardoso.

Aventuras de La Vida Real
"El Buque Rebelde" - Galvao y la Persecución del "Santa Maria"!  
Ano VII - nº81 - 1º de Septiembre de 1962
Revista Mensual
Apartado Postal 6999 - México
----------------------------------------------
Publicação em formato A4
Edição em policromia
Capa, contracapa e miolo com 32 páginas

-----------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores quatro postagens poderão fazê-lo clicando no item Política e BD, incluído em rodapé 

Sem comentários: