sábado, agosto 24, 2013

Webzines


É conhecida, pela comunidade bedéfila, a existência em Lisboa de um estúdio habitado por vários autores de banda desenhada, ilustradores, cartunistas, realizadores de cinema de animação e de documentários, mas também uma produtora de videojogos ("Nerds Monkeys").

Os residentes adoptaram o nome de The Lisbon Studio - TLS, e daquele espaço incomum - talvez caso único em Portugal - têm saído obras diversificadas. 
A mais recente foi o TLS Webmagazine #2, com 128 páginas, datado de Agosto/Setembro 2013.


Nestes dois números do webzine (tecnicamente folheável), publicados no suporte virtual da internet, encontram-se bandas desenhadas, ilustrações e cartazes de numerosos grafistas.
No # 2 - aqui apresentado em primeiro lugar, por ser o mais recente - podem ser visionados trabalhos dos seguintes colaboradores, residentes no estúdio lisboeta:

Ana Feitas, Ana Branco, André Oliveira (argumentista, a mostrar colaborações com desenhadores), Filipe Andrade, Joana Afonso, João Maio Pinto, Jorge Coelho, Nuno Duarte, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Pepedelrey, Ricardo Cabral.

A capa é de Jorge Coelho, o design e a paginação de Pedro Brito, a coordenação cabe ao trio André Oliveira, Pedro Brito e Pepedelrey. 
No #1 do TLSMag editado com data de Junho/Julho 2013, as colaborações, ao longo de 134 páginas, foram praticamente as da equipa da edição seguinte, cujos nomes se apresentam no início da postagem (apenas por questões de dar lugar à edição mais recente, é dada prioridade ao #2). Essa manutenção quase completa da equipa é perfeitamente compreensível, considerando que o conjunto de autores que nele colaborou pouco difere daquele que elaborou o número seguinte, e porque continuam a residir lá quase todos. Vejamos então a composição da equipa pioneira:
  
Ana Freitas, Ana Branco, André Oliveira, Filipe Andrade, Filipe Pina, Joana Afonso, João Maio Pinto, Jorge Coelho, Nuno Duarte (argumentista), Nuno Duarte ("Outro Nuno") (desenhador), Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Pepedelrey, Ricardo Cabral.

A capa do magazine é da autoria de Pepedelrey, o design e paginação de Pedro Brito, e as fotografias de Ana Branco.

Para os visitantes poderem aceder aos webmags, com todas as suas potencialidades tecnológicas, incluindo a possibilidade de os folhear, eis o competente endereço:

www.thelisbonstudio.blogspot.pt

Quem quiser contactar por e-mail, aqui fica o endereço virtual:
thelisbonstudio.mail@gmail.com

e também o endereço físico:
Rua Diogo do Couto, 1 - 7E (a Santa Apolónia)
Lisboa

     

Sem comentários: